WaveMaker. Um maker de verdade!

Não sei se vocês já conheciam mas só vi agora esse framework no DZone

Na verdade é um framework e um studio bem ao estilo “maker”
Ele integra as seguintes tecnologias:
* Spring
* Hibernate
* JAXWS
* ACEGI
* Dojo 1.0

Algumas features:
* Drag & Drop Assembly
* LiveLayout?
* Push to Deploy?: One-touch application deployment
* Visual Data Binding
* SOAP, REST and RSS web services
* Leverage existing CSS, HTML and Java
* Deploys a standard Java .war file
* FREE

Um vídeo vale mais q mil palavras, vejam o vídeo que acho que vocês vão gostar
http://www.wavemaker.com/products/demos.html

Ainda não experimentei mas parece bem legal, quem for testando vai dando sua opinião ai

Utilizar framework, e nada parecido com a merda do maker, é o J2EE Spider, do brasileiro Bruno Braga, que inclusive participa da lista aqui, no GUJ:

http://www.j2eespider.org/cnf/display/PT/Home

Tem um artigo rápido na InfoQ:

Acho esse projeto com grande futuro.

[quote=djemacao]Utilizar framework, e nada parecido com a merda do maker, é o J2EE Spider, do brasileiro Bruno Braga, que inclusive participa da lista aqui, no GUJ:

Acho esse projeto com grande futuro.[/quote]

Cara isso aí não é um gerador de código “declarado” ??? Como é que vc diz q isso presta ???

[quote=antonino_souza][quote=djemacao]Utilizar framework, e nada parecido com a merda do maker, é o J2EE Spider, do brasileiro Bruno Braga, que inclusive participa da lista aqui, no GUJ:

Cara isso aí não é um gerador de código “declarado” ??? Como é que vc diz q isso presta ???

[/quote]

Calma, primeiro veja com tranqüilidade de pois posta o comentário. Ele num é fechado e nem vendido.

[quote=djemacao][quote=antonino_souza][quote=djemacao]Utilizar framework, e nada parecido com a merda do maker, é o J2EE Spider, do brasileiro Bruno Braga, que inclusive participa da lista aqui, no GUJ:

[/quote]

Calma, primeiro veja com tranqüilidade de pois posta o comentário. Ele num é fechado e nem vendido.

[/quote]

O que isso muda ???

A pergunta certa não é essa. É, no que sabe sobre desenvolvimento, o que é repetitivo que gostaria de ter uma automatização?
Essa é a pergunta certa.
Se o código é aberto, as demais implementações eu adiciono. Agora, se não olhou, se apenas quer questionar sem saber o que ele faz, e nem mesmo tem idéia dos frameworks que ele utiliza, então, não tem o porque discutir, certo?

Inclusive o que o victorcosta mostrou é muito interessante por cima. Ele faz uma aplicação em Web 2.0 mesmo. Achei interessante a forma como ele trabalha usando AJAX.

[quote=djemacao]Utilizar framework, e nada parecido com a merda do maker, é o J2EE Spider, do brasileiro Bruno Braga, que inclusive participa da lista aqui, no GUJ:

Cara, na boa, tô querendo entrar no java…e ver quais as opções que tenho…

Li bastante e vi o seguinte:

É mais um gerador de código ! Só isso ! Já usei diversos e me dei muito mal, na hora da manutenção a gente se ferra, SÓ ISSO !

E na moral (esse troço) tá todo pela metade. Se pudesse optar (tivesse grana), ficaria com a “merda” do maker…pelo menos poderia “botar” em alguém quando desse pau.

Não usaria um negócio desses para fazer um sistema para um cliente meu, nunca…

[],s

ps: Gostei do discurso do cara (o bruno), diz que discorda do maker, e faz algo pior…tô fud*****

[quote=antonino_souza]

É mais um gerador de código ! Só isso ! Já usei diversos e me dei muito mal, na hora da manutenção a gente se ferra, SÓ ISSO !

E na moral (esse troço) tá todo pela metade. Se pudesse optar (tivesse grana), ficaria com a “merda” do maker…pelo menos poderia “botar” em alguém quando desse pau.

[],s

ps: Gostei do discurso do cara (o bruno), diz que discorda do maker, e faz algo pior…tô fud*****[/quote]
Nossa, isso já foi tanto discutido que perdeu o sentido. Se tá querendo entrar no Java, começou errado. Tem uma gama de coisas que precisa saber, antes de querer chegar nessa idéia de criação.
O MAKER é ruim pelo seguinte (Lá vou eu dizer o que já disseram), ele faz tudo e gera algo que ninguém sabe o que é, entende isso? Existem diversos frameworks com documentação extensa na internet, milhares de tutoriais e JSF é um deles. O J2EE Spider cria CRUDs JSF e outros, utiliza Hibernate, Spring e Acegi. O MAKER tem framework próprio, que não tem documentação aberta ao público e fica pregando que faz isso e aquilo, mas quem vive a realidade de uma fábrica de software, sabe que, quando há algo mais a acrescentar, o código fechado não ajuda e sem documentação para alterá-lo num vai.
Nunca testei o tal MAKER, mas uso extensivamente o JSF, Hibernate e agora sou adepto do Spring. Esses são testados por dezenas de milhares de pessoas no mundo e não no Brasil, como o tal MAKER. Então, num caia nessa propaganda pra lá de enganosa.

[]'s

[quote=antonino_souza]

ps: Gostei do discurso do cara (o bruno), diz que discorda do maker, e faz algo pior…tô fud*****[/quote]

Cara, ele num faz algo pior como diz. O MAKER inclusive tem o propósito de fazer tudo :shock: . O Bruno mostra algo diferente, ele faz o trabalho maçante, repetitivo e o resto fica por sua conta.

[quote=djemacao][quote=antonino_souza]

[],s

Nossa, isso já foi tanto discutido que perdeu o sentido. Se tá querendo entrar no Java, começou errado. Tem uma gama de coisas que precisa saber, antes de querer chegar nessa idéia de criação.
O MAKER é ruim pelo seguinte (Lá vou eu dizer o que já disseram), ele faz tudo e gera algo que ninguém sabe o que é, entende isso? Existem diversos frameworks com documentação extensa na internet, milhares de tutoriais e JSF é um deles. O J2EE Spider cria CRUDs JSF e outros, utiliza Hibernate, Spring e Acegi. O MAKER tem framework próprio, que não tem documentação aberta ao público e fica pregando que faz isso e aquilo, mas quem vive a realidade de uma fábrica de software, sabe que, quando há algo mais a acrescentar, o código fechado não ajuda e sem documentação para alterá-lo num vai.
Nunca testei o tal MAKER, mas uso extensivamente o JSF, Hibernate e agora sou adepto do Spring. Esses são testados por dezenas de milhares de pessoas no mundo e não no Brasil, como o tal MAKER. Então, num caia nessa propaganda pra lá de enganosa.

[]'s[/quote]

meu, cê num entendeu…

também não usaria o maker…(apesar de não conhecer). Apenas fiz uma comparação…

Só que as diferenças (propagandas e promessas) maker x wavemaker são praticamente imperceptiveis…

Sinceramente…parece até um outro produto da mesma empresa !

Minha preocupação é, o fato do código ser aberto, não garante que não tem bugs (vide linux), por isso é que não acho uma alternativa interessante…
pelo menos na fase atual do projeto(wavemaker). Tem coisas que precisamos ter alguém para reclamar…mas minha vontade mesmo, seria desenvolver um framework como fiz em outras linguagens.

O que vc acha do meu raciocínio ??? seria reinventar a roda ???

[],s

Para quem não conhece Java, pode até parecer imperceptível. Mas não é. Há uma diferença entre: “você sabe o que está sendo feito” e “você não tem idéia do que está sendo feito”. Eu vim da área de Linux e num há um pau que não se resolva em algumas horas. Correções são lançadas em dias e não em meses como a Microsoft faz (é pior, você fica na mão de não poder fazer nada, somente esperar). Software aberto o cara lança uma correção antes da distribuição oficial. Mas num vou discutir isso porque aqui num é fórum de Linux.
Por que quer colocar no de alguém qdo desenvolve um software? Cara, o problema é seu e assuma ele. Dizer que é o seu Windows que tá com pau ou que é a ferramenta X que tá com problemas não ajuda muito, aliás, apenas denigre o lado profissional do cara.
Se fez frameworks em outra linguagem, aliás, tirando o Java, apenas PHP que o pessoal costuma fazer isso com certa freqüência, que eu conheça, então primeiro tem que aprender várias coisas. E com certeza vai reinventar a roda. Quando pensar, melhor pesquisar antes, para ter certeza que não há algo que já não tenha sido feito a tempos e esteja em estágio super avançado perto do que esperava criar.
O WaveMaker é interessante, porém, não aposto todas minhas fichas porque num usei ele a fundo, apenas dei uma olhada por cima. Em se tratando de gerar algo aberto, com tecnologia conhecida, é louvável. Aliás, se o Maker tivesse feito isso, inteligentemente teria um apoio da comunidade, só não garanto que seria grande.

Abraços

Por favor spearam a discussão software livre x proprietário de geração de código. Tem gente que tem gerador de código proprietário que possui código aberto para seus clientes.

Até onde eu sei a postura do Bruno no J2EE Spider é, com já oi dito aqui, fazer o trabalho repetitivo. Isso significa que se você gerava uma classe e um arquivo em XML em duas horas na mão ele vai gerar a mesma coisa em 15 minutos. No fim das contas da manutenção dá no mesmo (se a ferramenta tiver qualidade, claro). Eu nunca usei o J2EE Spider mas já usei muitas ferramentas para este tipo de coisa.

O problema das coisas como o maker é que eles se propoem a substituir tudo, não só o trabalho repetitivo.

E código proprietário, garante a inexistência de bugs(vide windows)?
Se for isso, eu devo de estar em uma outra esfera temporal, por que o windows(proprietário) em que eu trabalho tem milhões deles(bugs).

Se o framework que você desenvolver atender suas necessidades e não fizer o que outros que já existem fazem, acho válido.

Geração de Código não é para ser necessáriamente ruim. Não confunda geração de código com ferramentas Case de 1980 (que teimam em ressurgir das cinzas).

Se você partir de uma abstração boa (tipo uma DSL) que possa fazer uma transformação de modelo transparente e executável é uma excelente maneira de ganhar MUITA produtividade. E isso já salvou a minha vida muitas vezes em projetos críticos. Tá tive projetos com 90% de código gerado por ferramenta própria, projetos que pouparam dezenas de milhares de grana por conta dessa estratégia.

:wink:

[quote=pcalcado]Por favor spearam a discussão software livre x proprietário de geração de código. Tem gente que tem gerador de código proprietário que possui código aberto para seus clientes.

Até onde eu sei a postura do Bruno no J2EE Spider é, com já oi dito aqui, fazer o trabalho repetitivo. Isso significa que se você gerava uma classe e um arquivo em XML em duas horas na mão ele vai gerar a mesma coisa em 15 minutos. No fim das contas da manutenção dá no mesmo (se a ferramenta tiver qualidade, claro). Eu nunca usei o J2EE Spider mas já usei muitas ferramentas para este tipo de coisa.

O problema das coisas como o maker é que eles se propoem a substituir tudo, não só o trabalho repetitivo.[/quote]

Eu não tinha visto a discussão, mas é exatamente isso.
O código criado pelo J2EE Spider é seu, não da ferramenta. O desenvolvedor tem liberdade para fazer qualquer manutenção quando necessário.
Inclusive sobre a discussão dos bugs, quem quiser pode consertar bugs nos artefatos gerados sem ficar dependente da ferramenta (só não esqueça de contribuir depois :P).
Então resumindo: se chegarem bugs em produção, praticamente posso dizer que a culpa é mais do desenvolvedor que não fez nenhum tipo de teste no seu projeto (teste unitário, teste funcional, etc…) do que da ferramenta. Lembrem-se o código é seu e pode ser criado exatemente do seu jeito se customizar o template.

A parte ruim do wavemaker (pelo que eu vi em um vídeo) são esses pontos:
[list]não é integrado com nenhuma IDE de desenvolvimento (tudo é feito via browser);[/list]
[list]ele é quase uma IDE dentro do browser, você tem que sair arrastando as coisas, com não é maduro com o Eclipse / Netbeans não sei se funciona… isso tem que ser levado em consideração… um erro bobo de javascript no core da IDE pode atrapalhar muita coisa;[/list]
[list]você tem mais trabalho para montar um projeto do que usando o conceito de templates, porque no wavemaker é necessário criar tudo no drag and drop, ele é quase mais uma IDE do que uma “maker” então parece mais concorrente do Eclipse do que do SPIDER ou ferramenta de geração de código;[/list]
[list]não mostrou como fica o código gerado… você é obrigado a manter tudo pelo Wavemaker e ficar escravo dessa ferramenta? E se ela gerar código errado como você vai concertar? E se tiver acesso ao código gerado (parece que não), é possível abrir ele onde? Eclipse? NetBeans?[/list]
[list]o wavemaker se propõe a criar uma aplicação com Spring, Hibernate, JAXWS, ACEGI, Dojo e ponto. Você não consegue escolher se quer usar JSF ou Spring MVC ou mesmo struts (não é possível escolher os frameworks). Ou seja você que tem que se adaptar ao wavemaker e não o contrário.[/list]
[list]etc, etc…[/list]
Fiz só algumas observações sobre o conceito do wavemaker, que não parece muito diferente daquele outro maker da Bahia. Tirando as diferenças visuais e um ou outro detalhe os dois seguem para o mesmo lado.

Alguém leu a info de abril falando sobre o make ?