We Are Typists First, Programmers Second

Estava vasculhando o arquivo do excelente blog Coding Horror, e achei o seguinte texto: We Are Typists First, Programmers Second. Resumidamente, o texto incentiva programadores a aprimorarem a sua habilidade de digitação, uma vez que se trata de uma das disciplinas básicas relacionadas à programação.

Eu concordo com o Jeff Atwood (autor do texto). Sei que desenvolvimento de software é muito mais do que apenas digitar código, mas sinceramente não consigo levar a sério um desenvolvedor que não tenha uma habilidade no mínimo razoável para digitação.

Além do mais, cultivar uma digitação rápida e com uma baixa taxa de erros ajuda bastante em outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de software, como documentar alguma descoberta interessante no Wiki da empresa. E no caso do GUJ especificamente, acho que essa habilidade faz bastante falta, dado o alto número de usuários que escrevem com um português sofrível e usam como desculpa a pressa.

Enfim, o que vocês pensam a respeito?

Olá!

Sinceramente, desde que o programador não “cate milho” não vejo muitos problemas quanto a não seguir as “posições corretas”, claro que sempre ajuda se você possui tal habilidade mas um código bem feito é escrito em poucas linhas, logo, uma digitação rápida ou mediana não são tão impactantes.

[quote=deniswsrosa]Olá!

Sinceramente, desde que o programador não “cate milho” não vejo muitos problemas quanto a não seguir as “posições corretas”, claro que sempre ajuda se você possui tal habilidade mas um código bem feito é escrito em poucas linhas, logo, uma digitação rápida ou mediana não são tão impactantes.[/quote]

Concordo contigo. Sou péssimo em seguir as posições dos dedos. Tenho vontade de fazer um curso de digitação pra melhorar minha digitação, mas não acho q seja essencial :smiley:

[quote=deniswsrosa]Olá!

Sinceramente, desde que o programador não “cate milho” não vejo muitos problemas quanto a não seguir as “posições corretas”, claro que sempre ajuda se você possui tal habilidade mas um código bem feito é escrito em poucas linhas, logo, uma digitação rápida ou mediana não são tão impactantes.[/quote]
Concordo que não é necessário seguir as posições corretas para ser um bom desenvolvedor. Contanto que se consiga digitar de forma eficiente, sem grande demora, acredito ser suficiente. Mas, baseado na minha experiência, tenho minhas dúvidas se a maioria dos desenvolvedores possui a proficiência mínima para digitação.

Só adiciono um detalhe em relação à “posição correta” dos dedos: provavelmente utilizá-las seja uma boa idéia, dada a quantidade razoável de lesões na mão na nossa profissão (sei que para evitar isso não basta utilizar uma posição adequada para digitação). No entanto, aqui eu me coloco entre os que digitam como acham melhor, sem nenhum estudo sobre se isto causa ou não algum dano à mão (suspeito que causa). Shame on me.

Enfim, o ponto do artigo, ao qual eu concordo, é que é importante que o fluxo das idéias do cérebro até o código, ou até um texto, seja o mais curto possível, até para evitar perda de informações.

[quote=elomarns]

Além do mais, cultivar uma digitação rápida e com uma baixa taxa de erros ajuda bastante em outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de software, como documentar alguma descoberta interessante no Wiki da empresa.

Enfim, o que vocês pensam a respeito?[/quote]

++

Eu não uso a presa como desculpa. Admito ter um péssimo português e também que tenho de melhora-lo. Já escrevi em um programa “dezeja sair do programa(Y/N)?”

Quanto a erros de sintaxe, tenho poucos, o problema é português, mesmo quem estuda décadas não aprende tudo e comete erros.

[quote=elomarns]Estava vasculhando o arquivo do excelente blog Coding Horror, e achei o seguinte texto: We Are Typists First, Programmers Second. Resumidamente, o texto incentiva programadores a aprimorarem a sua habilidade de digitação, uma vez que se trata de uma das disciplinas básicas relacionadas à programação.

Eu concordo com o Jeff Atwood (autor do texto). Sei que desenvolvimento de software é muito mais do que apenas digitar código, mas sinceramente não consigo levar a sério um desenvolvedor que não tenha uma habilidade no mínimo razoável para digitação.

Além do mais, cultivar uma digitação rápida e com uma baixa taxa de erros ajuda bastante em outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de software, como documentar alguma descoberta interessante no Wiki da empresa. E no caso do GUJ especificamente, acho que essa habilidade faz bastante falta, dado o alto número de usuários que escrevem com um português sofrível e usam como desculpa a pressa.

Eu acho que embora seja uma skill util e seja verdade que ajuda bastante, não considero essencial. Afinal, é o tipo de coisa que se aprende na prática - apenas na prática. Este tipo de 'regra" de que o programador deve ser um bom digitador apenas contribui para o conceito de que programadores são apenas redatores de codigo. Eles são redadores de codigo, mas não apenas redatores.

Eu prefiro um profissional que “cate milho” mas tenha conhecimentos solidos de OO e design do um digitador speedy gonzales que não tem cuidado nenhum com padrões. Afinal, do que adianta escreve rápido um codigo que ninguem consegue ler ?

Buenas,

Mais ou menos com 10 anos eu fiz um curso de datilografia (sim, na máquina de escrever), e quando comecei os 1os cursinhos de informática, (BASIC), foi natural transferir a técnica da máquina para o teclado…(Dãa)…tive um pouco mais de sorte do que vcs…
Posso dizer que digito super rapido e com os dedos nas posições corretas - na minha antiga empresa, uma colega me chamava de robô…pq eu tinha o costume de continuar digitando, eqto conversa com ela, olhando sempre para ela, nunca para o teclado.

Concordo com todas as opiniões acima, digitar rápido é uma ótima habilidade para nossa profissão, mas, não é a habilidade essencial, (lógica) - e com o passar dos dias, mesmo quem não digita rápido, vai melhor com o tempo. Não é nada para arrancar os cabelos!!!

[]'s

[quote=DianaPJ]Buenas,

Mais ou menos com 10 anos eu fiz um curso de datilografia (sim, na máquina de escrever), e quando comecei os 1os cursinhos de informática, (BASIC), foi natural transferir a técnica da máquina para o teclado…(Dãa)…tive um pouco mais de sorte do que vcs…
Posso dizer que digito super rapido e com os dedos nas posições corretas - na minha antiga empresa, uma colega me chamava de robô…pq eu tinha o costume de continuar digitando, eqto conversa com ela, olhando sempre para ela, nunca para o teclado.

Concordo com todas as opiniões acima, digitar rápido é uma ótima habilidade para nossa profissão, mas, não é a habilidade essencial, (lógica) - e com o passar dos dias, mesmo quem não digita rápido, vai melhor com o tempo. Não é nada para arrancar os cabelos!!!

[]'s[/quote]

rsrsrs. Ainda tenho minha olivetti em casa. Cartas e Cartas eram enviadas pra vovó…
Meu padastro me disse: Vc vai fazer um curso de datilografia pq lá não tem distração :roll:

eu digito pelo menos umas 4 x mais rapido do que escrevo… rs… alias, eu tenho sérias dificuldades em usar a caneta…

abs

[quote=sergiotaborda][quote=elomarns]Estava vasculhando o arquivo do excelente blog Coding Horror, e achei o seguinte texto: We Are Typists First, Programmers Second. Resumidamente, o texto incentiva programadores a aprimorarem a sua habilidade de digitação, uma vez que se trata de uma das disciplinas básicas relacionadas à programação.

Eu acho que embora seja uma skill util e seja verdade que ajuda bastante, não considero essencial. Afinal, é o tipo de coisa que se aprende na prática - apenas na prática. Este tipo de 'regra" de que o programador deve ser um bom digitador apenas contribui para o conceito de que programadores são apenas redatores de codigo. Eles são redadores de codigo, mas não apenas redatores.

Eu prefiro um profissional que “cate milho” mas tenha conhecimentos solidos de OO e design do um digitador speedy gonzales que não tem cuidado nenhum com padrões. Afinal, do que adianta escreve rápido um codigo que ninguem consegue ler ?
[/quote]

++

“Eu prefiro um profissional que “cate milho” mas tenha conhecimentos solidos de OO e design do um digitador speedy gonzales que não tem cuidado nenhum com padrões. Afinal, do que adianta escreve rápido um codigo que ninguem consegue ler”

Isto se funcionar o programa.

Sem contar que dar treinamento de datilografia é muito mais barato que de programação em dinheiro e tempo.

[quote=André Fonseca]eu digito pelo menos umas 4 x mais rapido do que escrevo… rs… alias, eu tenho sérias dificuldades em usar a caneta…

abs[/quote]

Também estou neste padrão. Só que numa escala maior. Eu digito 6X mais rapido que escrevo e resolvo problemas matemáticos muito mais rapidos no PC do que com um papel e uma calculadora.

Não sei se isto é uma doença, mais é uma grande desvantagem para concursos públicos(muita teoria) e provas na faculdade.

[quote=sergiotaborda][quote=elomarns]Estava vasculhando o arquivo do excelente blog Coding Horror, e achei o seguinte texto: We Are Typists First, Programmers Second. Resumidamente, o texto incentiva programadores a aprimorarem a sua habilidade de digitação, uma vez que se trata de uma das disciplinas básicas relacionadas à programação.

[/quote]
Em teoria eu concordo com você, mas na prática, baseado na minha experiência, eu observei que preocupação com qualidade do código geralmente vem acompanhada com uma preocupação geral em relação a qualidade do trabalho. E geralmente quem se preocupa com isso, é um digitador no mínimo razoável. Enfim, nunca vi um desenvolvedor realmente bom com problemas sérios na digitação, e acho que se existe alguém assim, deve ser um fenômeno bem raro.

É importante ressaltar aqui também que como proficiência na digitação eu não considero só a velocidade com que a pessoa digita, e também a eficiência. Por exemplo, não adianta nada alguém apertar a tecla Backspace com extrema habilidade, já que há o atalho Ctrl+Backspace (ou Option + Backspace, no Mac OS X) permite apagar a palavra imediatamente anterior bem mais rapidamente.

Bom sei que não ensina posição certa e tals para melhorar na digitação mas estes jogos podem ser um bom início para se familiarizar-se ao digitar.

QWERTY Warriors:
http://armorgames.com/play/211/qwerty-warriors

QWERTY Warriors 2:
http://armorgames.com/play/148/qwerty-warriors-2

Vlw

[quote=DianaPJ]Buenas,

[]'s[/quote]

kkkkkkkkkk eu aprendi c/ 10 anos também… é um alívio, no começo é complicado,
mas depois quando vê já está digitando sem ver rs…

Eu já tive um chefe que era cata-milho e possuia uma lógica relacional absurdamente boa.
Era incrível o que ele conseguia fazer com um Oracle.

Em compensação no Java … … …

Ja entrei tres vezes em cursos de datilografia, mas nunca consegui sair do: ASDFG ÇLKJH, hahah, porque eu abandonava mesmo, fui aprender a “digitar” ou datilografar, quando fui trabalhar no cartorio com minha mãe.

O que eu nao aguento ver é neguinho escrever wr e ja apertar Ctrl+espaco pra sair um write, pra ide completar, puts, pra toda quanto é palavra, por menor que seja o cara vai de auto complete, capaz de digitar um “i” e dar autocomplete para “if” :shock:

Antes de aprender a digitar rápido, muitos tem que aprender a pensar.

Pensadores > Digitadores > Programadores

Caso o contrário, caimos na carreira POG:

Escraviários > Treineiro > POGramador > Anarquista de sistemas > Engenheiro da Computaria > Lerdo de Projeto > Gerente sem Noção

[quote=josenaldo]Antes de aprender a digitar rápido, muitos tem que aprender a pensar.

Pensadores > Digitadores > Programadores

Caso o contrário, caimos na carreira POG:

Escraviários > Treineiro > POGramador > Anarquista de sistemas > Engenheiro da Computaria > Lerdo de Projeto > Gerente sem Noção[/quote]

kkkkkkkkkkkk boa :lol:

fico pensando onde entram os programadores VB… :cry:

brincadeirinha. acho que alem de typing com uma boa segurança e velocidade devemos dominar a IDE e o ambiente de desenvolvimento, muitas duvidas aqui são claramente reflexo disso (como as duvidas que são uma configuração que falta, classpath, etc).

Ter uma digitação rápida é bom… mas vem com o tempo mesmo. Não acho que precisa fazer aqueles exercícios em programas de digitação para treinar digitar mais rápido.

Quanta besteirada. Que diferença faz a velocidade que o cara digita. Alguem aqui ganha por linha de código produzida?