[quote=sergiotaborda][quote=elomarns]Estava vasculhando o arquivo do excelente blog Coding Horror, e achei o seguinte texto: We Are Typists First, Programmers Second. Resumidamente, o texto incentiva programadores a aprimorarem a sua habilidade de digitação, uma vez que se trata de uma das disciplinas básicas relacionadas à programação.
Eu concordo com o Jeff Atwood (autor do texto). Sei que desenvolvimento de software é muito mais do que apenas digitar código, mas sinceramente não consigo levar a sério um desenvolvedor que não tenha uma habilidade no mínimo razoável para digitação.
Além do mais, cultivar uma digitação rápida e com uma baixa taxa de erros ajuda bastante em outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de software, como documentar alguma descoberta interessante no Wiki da empresa. E no caso do GUJ especificamente, acho que essa habilidade faz bastante falta, dado o alto número de usuários que escrevem com um português sofrível e usam como desculpa a pressa.
Enfim, o que vocês pensam a respeito?[/quote]
Eu acho que embora seja uma skill util e seja verdade que ajuda bastante, não considero essencial. Afinal, é o tipo de coisa que se aprende na prática - apenas na prática. Este tipo de 'regra" de que o programador deve ser um bom digitador apenas contribui para o conceito de que programadores são apenas redatores de codigo. Eles são redadores de codigo, mas não apenas redatores.
Eu prefiro um profissional que “cate milho” mas tenha conhecimentos solidos de OO e design do um digitador speedy gonzales que não tem cuidado nenhum com padrões. Afinal, do que adianta escreve rápido um codigo que ninguem consegue ler ?
[/quote]
++
“Eu prefiro um profissional que “cate milho” mas tenha conhecimentos solidos de OO e design do um digitador speedy gonzales que não tem cuidado nenhum com padrões. Afinal, do que adianta escreve rápido um codigo que ninguem consegue ler”
Isto se funcionar o programa.
Sem contar que dar treinamento de datilografia é muito mais barato que de programação em dinheiro e tempo.
[quote=André Fonseca]eu digito pelo menos umas 4 x mais rapido do que escrevo… rs… alias, eu tenho sérias dificuldades em usar a caneta…
abs[/quote]
Também estou neste padrão. Só que numa escala maior. Eu digito 6X mais rapido que escrevo e resolvo problemas matemáticos muito mais rapidos no PC do que com um papel e uma calculadora.
Não sei se isto é uma doença, mais é uma grande desvantagem para concursos públicos(muita teoria) e provas na faculdade.