Olá pessoal.
Estou precisando de algumas dicas, pois até então desenvolvia em J2SE, e agora vou começar em J2EE. Vou tentar explicar resumidamente o sistema que o cliente quer, e a forma que estão pensando em desenvolver.
Será um sistema cliente-servidor, com banco de dados Oracle, sendo que existem muitos clientes, inclusive em outras cidades. Muitos desses clientes em outras cidades não possuem link direto com a internet, por isso a aplicação cliente deve ser swing, acessando a internet por um modem 56k somente quando necessário processar informações no servidor.
Bom estão pensando em fazer assim:
um web service rodando no servidor OAS (Oracle Application Server) que o cliente já possui, desenvolvido com EJB.
ambiente de produção será com OAS, mas de desenvolvimento será JBoss.
procedures no banco Oracle (isso não tem como convencer o cliente a não fazer rsrsrsrs). :roll:
aplicação cliente Swing, conectando ao web service através de modem 56k somente quando necessário.
durante essa conexão na internet, o usuário deve ter a possibilidade de continuar utilizando o sistema (multi-threading).
se a conexão com a internet cair, refazer a conexão continuando o processamento no web service do ponto onde havia parado!!!
Bom é mais ou menos isso, não está totalmente definido, então ainda tenho chances de opinar… rsrsrs!
Será que EJB é a melhor solução? Já verifiquei que o servidor da Oracle que querem utilizar, o OAS, possui suporte ao J2EE 1.4 e EJB 3.0
Mas EJB vai atender bem, e de forma prática para o desenvolvimento, isso que o sistema pede?
Eles estão falando em web service pelo fato de que em alguns casos será utilizado interface web, em outros interface swing como já citei, e futuramente pode ser feito em PDA.
E tem algum framework recomendável nessa estrutura?
Como não tenho experiência em desenvolver um web service e nem em EJB, gostaria de uma opinião, ou até mesmo sugestões.
Ou você está confundindo os termos ou então deve usar VB ou Delphi
[quote=doctordre]- um web service rodando no servidor OAS (Oracle Application Server) que o cliente já possui, desenvolvido com EJB.
ambiente de produção será com OAS, mas de desenvolvimento será JBoss.
procedures no banco Oracle (isso não tem como convencer o cliente a não fazer rsrsrsrs). :roll:
aplicação cliente Swing, conectando ao web service através de modem 56k somente quando necessário.
durante essa conexão na internet, o usuário deve ter a possibilidade de continuar utilizando o sistema (multi-threading).
se a conexão com a internet cair, refazer a conexão continuando o processamento no web service do ponto onde havia parado!!!
…
Como não tenho experiência em desenvolver um web service e nem em EJB, gostaria de uma opinião, ou até mesmo sugestões.[/quote]
Não use web services com SOAP/WS-* ou EJBs sem conhecer BEM.
Conecte o cliente ao servlet no servidor usando HttpClient. Para as mensagens pode usar XML-RPC ou coisa mais simples como mensagens XML ou JSON
Quanto à questão de continuar usando o sistema enquanto se conecta (durante a discagem) será preciso de uma API paga do tipo JDun para pré discar em backgroung. Depois de conectado nada impede que use qualquer coisa. Mas na hora em que clicar o botão de enviar, ser multi thread ou não só depende de você. Lembre-se de se defender do que pode acontecer se a conexão cair em termos de integridade transasional pois isto é outro problema do seu protocolo de mensagens e é você quem deve cuidar.
Entendi Luca
Eu que me expressei mal mesmo rsrsrs
Agora a questão de conectar só usando JDun? Não existe uma forma da aplicação abrir o discador dial up quando necessário?
O discador padrão não faz pre dial. Vou tentar explicar o que é isto: as maquininhas de cartão de crédito começam os procedimentos de discagem na hora em que se passa o cartão. Enquanto se digita os dados do boleto, a conexão está quase pronta. Quando termina o preenchimento os dados são enviados. É por isto que a resposta vem em 3 segundos.
Eu trabalhei em uma aplicação web usando o JDun justamente na área de cartões de crédito. Quando se iniciava o preenchimento da tela swing, o JDun já começava sua parte. Quando usávamos o discador padrão do Windows os clientes reclamavam da demora.