Webservice .net e Java

Fala ae galera…

estou com um probleminha.
tenho que construir um web service em java que será consumido por uma aplicação em .Net.
Não sei nem por onde começar. alguém pode me ajudar??

[]s

Primeira coisa: é Visual Studio 2008? Se for, é mamão com açúcar - basta você ter o web service em Java funcionando, apontar para o WSDL desse web service no Visual Studio, e provavelmente vai funcionar de primeira. Se for uma versão mais antiga do Visual Studio, você vai ter alguns problemas (acho que vários, na verdade, pelo que me contaram).

De qualquer maneira, evite usar parâmetros ou retornar dados que sejam java.util.List ou coisa parecida. Se você precisa retornar uma lista de Pessoa, por exemplo, então você tem de retornar no seu web service Java um array de Pessoa.

é visual studio 2005…
meu cenario é:

vou ter um consumidor em .net que buscara uma lista de ips que são permitidos acessar a aplicacao.
querem que eu faça o web service em java e o consumidor em .net, que recebera um hash com tres listas.

[]s

Primeira coisa - não faça o web service Java retornar um java.util.HashMap; você precisa retornar algo como um String[].

No Visual Studio 2005, você pode adicionar uma “Web Reference” no seu projeto. Clique com o botão direito no seu projeto, e escolha no menu “Add Web Reference”. Entre com a URL de seu web service (por exemplo, http://api.google.com/GoogleSearch.wsdl ) e clique Go. Ele deve mostrar que métodos estão disponíveis. Clique então em “Add Reference”.
Mude então para o tab “Class View”, e veja as classes que foram geradas pelo Visual Studio. Você pode chamá-las.

Qual é a diferença entre o VS 2005 e o 2008?
É que é mais difícil você acertar direitinho a definição de seu web service Java, se vai funcionar de primeira, ou se você vai ter de adaptar os tipos dos parâmetros e do retorno.

REST?

É, o 2008 também tem suporte a REST, mas o 2005 só aceita aqueles web services clássicos (SOAP). Estou sugerindo o uso de SOAP mais porque é fácil acessá-los a partir do 2005.

Ok… mas qq coisa capaz de fazer um GET ou POST e fazer parsing de xml pode trabalhar com REST, incluindo shell script.