Windows nem de graça

Governo brasileiro: Windows nem de graça
14/05/2007 13:36

O governo brasileiro não está disposto a dar espaço para que softwares proprietários, como o sistema operacional Windows, entrem na competição por seus projetos de inclusão digital, segundo o Valor Econômico desta segunda-feira, 14. De acordo com o assessor especial da Presidência da República, César Alvarez, o país vai dar prioridade “para o conhecimento nacional”, utilizando, sempre que possível, aplicativos desenvolvidos internamente e relacionados à tecnologia de código aberto.

A declaração se refere ao programa Um Computador Por Aluno (UCA), que exige dos fornecedores computadores equipados com Linux - assim como já acontece com o projeto Computador para Todos, que oferece linhas de financiamento para fabricantes que vendam PCs de até R$ 1,4 mil, dotados do sistema operacional opensource. O governo federal se manifestou contra uma oferta da Microsoft, que na semana passada anunciou um pacote de software com o Windows e o Office por US$ 3 para o Brasil.

O preço é 99% mais barato do que a oferta usual da MS. Entretanto, o governo brasileiro não arreda pé: “Não há espaço para sistemas de código fechado na concepção desse projeto”, comenta José Luiz de Aquino, da assessoria especial da Presidência, falando sobre o UCA. “Há algum tempo a Microsoft veio aqui e chegou a oferecer o Windows até de graça. Mas essa possibilidade não existe. Só usaremos software livre”, finaliza.

Notícia do site www.baguete.com.br
14-05-2007

O Governo, está bastante propenso a usar realmente software livre, eles finalmente estão começando a perceber as vantagens do software livre.

Isto é muito bom.

ontem fui no Banco do Brasil… prestei atenção no terminal da atendente, estava usando LINUX… perguntei para a mesma a respeito, ela disse que o banco começou a migrar TOTALMENTE para software livre tem um tempo …

muito bom

Essas coisas são estranhas… não só em orgãos públicos mas também em diversas empresas privadas estão adotando o linux de vez, mas ainda sinto uma certa resistência por parte dos usuários. Na empresa onde trabalho atualmente o sistema já é totalmente linux há uns dois anos, mas sei que a grande maioria chega em casa depois do trabalho e só usa windows. É complicado tirar deles este hábito, por mais que se mostre as vantagens do linux…

isso acaba sendo bom para os próprios usuários… afinal… conhecem dois S.O!!!

se algum dia esses usuarios mudarem de empresa… provavelmente não terão dificuldades com o S.O!! :smiley:

realmente ainda existe uma grande resistencia dos usuarios de migrar para linux até pq é dificil tirar essa alienação da microsoft… vc vai nas escolas de informatica… aprender coisas basicas ta la windows, acho que o gorveno deve incentivar as escolas de informatica a ter cursos para software livre de alguma isso facilita… ate hj nao vi nenhuma escola q tenha la informatica basica com linux, sempre windows… e com software livre o curso sairia muito mais em conta… nao querendo fazer mkt na www.microlins.com.br um curso de informatica basica custa mensal acho que uns 70,00 depender da localidade quem pode pagar isso? sao poucos… tem algumas escolas de 15,00 por ai… mais é interessante pegar um certificado de uma escola reconhecida… e na microlins utiliza windows original tudo certinho falo isso pq trabalhei la isso ja é pre-requisito de todas as unidades nada de copia… hj de madrugada mesmo assistindo o jornal “notebook para todos” sistema operacional linux, mais nao adianta o cara troca o sistema sem nem quer rodar ele, as lojas quer apena vender o produto e satisfazer o cliente, entao ela mesmo pega um tecnico da cidade e ele presta o serviço para trocar o software, porem nada realcionado com sua empresa e sim com cliente… hehe acho que o governo deve ver outros meios para acelerar outro ponto seria as escolas de informatica… hoje tem muitas… igual a bar, depois incentivar os cyber’s e talz… e no futuro breve abraço a M$.

Já cansei de ver escola de informática que usam os logotipos do Windows e do MS Office para propaganda… até nos banners em frente à escola eles colocam isso, é engraçado…

bom… td bem que é errado!!.. e que isso não pode acontecer… mas mtas escolas não cobram a mais por ter windows pelo fato de que a escola tem softwares piratas…

se a escola naum sente no bolso o preço de uma licença… eles acabaum naum cobrando a mais por isso!!!

falo isso pq eu ja vi acontecer!

neste caso… software livre para eles seria apenas uma dificuldade de ter bons professores e alunos que se interessam!

se o mercado tende a ir para softwares livres… tudo mudará!..

como o amigo disse… não se ve escola com linux como SO padrão!..
isso acontece pq nenhum usuário iniciante no mundo da informática conhece linux… eles são induzidos ao windows!!! assim como eu fui qnd eu comecei!! e acredito que mtos de vc’s tbm foram!!!

repito… se o mercado tende a ir para softwares livres… tudo mudará!..
os usuarios neste caso… serão induzidos aos softwares livres!!! oq seria mto bom!!.. (acho) rsrs

todos que tento convencer a ir para o lado bom da força…semrpe dizem a msm coisa…

“no linux é tudo muito complicado…”

depois de ver, o apt-get torna-se tudo mais simples…rsrs

um dos maiores problemas é esse tabu de que no pinguim tudo é muito dificil, oq já não é mais verdade se pegar distribuições como o ubuntu…

exato… mais assim se o governo financiar cursos de informatica para algumas pessoas isso muda… mais rapido… o conhecimento tem q ta na base…como fizeram conosco… quando começamos meteram logo windows na cabeça… entao ate hj ta com windows… vi uma pesquisa… que 54% da população do brasil nunca tiveram contato com o computador… imagine ai… muitos desses ai pq nao tem 15,00 para pagar um curso de informatica pq vive de um salario minimo e na verdade nao dar… porem com software livre tudo muda o valor do curso cai… a ideia principal do governo poderia ser de incentivar um valor melhor para capacitacao… seria show de bola ver as escolas… vc tem aqui o modulo de informatica basica X e Y sao os mesmo porem o daqui é mais barato por tal… e a cada numero de alunos formados certificados e reconhecidos mesmo seria dedução de impostos algo como o governo faz com PROUNI…

depois que usei o Debian minha vida nunca mais foi a mesma \o/