Este é o tipo de pensamento que impede a produtividade em java, se tem uma API padrão para Logging, simplesmente usa ela! a mesma coisa para MVC, …
isto só funciona em java com objetos distribuidos por que ninguem foi insano o suficiente para criar uma alternativa aos EJBs …
por exemplo, Persistencia, cada um quer fazer do seu jeito, ja em RoR por exemplo, todos aceitam usar o ActiveRecord mesmo que não goste de alguma coisa dele …
e quando querem algo diferente, escrevem um “addon” em vez de fazer uma alternativa …
Na verdade isto seriam meta anotações, ou seja, meta dados de meta dados 
Tipo o @Target que temos hoje 
chun:
Acho que ele ficou bem bitolado no Seam… ele até sugeriu que as interfaces remotas e locais fossem opcionais… como ele disse “em ambientes como Seam elas sao dispensaveis” , po… vao ser dispensaveis quando os webbeans estiverem prontos… mas HOJE na arquitetura dele são dispensaveis devido a ele usar um SessionBean como action para tudo…
Resumindo 30% do que ele sugeriu eu acho realmente importante…
ps: OPINIAO PESSOAL DETECTED , please don’t flame !
Na verdade eu até gostei da ideia de não obrigar a usar as interfaces locais e remotas

Tudo bem, as remotas eu acho que não deveriam ser opcionais, mas as locais não vejo por que serem obrigatorias