andre_salvati:
Italivio:
Na minha opinião são vários fatores, mas o principal é a falta de cultura para modelagem de processos de negócio nas organizações.
Sem dúvida, há um problema cultural.
Também há outros agravantes. Muitas vezes, nem os próprios fornecedores sabem orientar os clientes no processo de adoção de BPM/SOA em novos projetos. Isso tem levado a um grande número de projetos fracassados e os clientes têm ficado “traumatizados” com qualquer coisa que esteja relacionada a esses conceitos.
De qualquer maneira, BPM e SOA vieram para ficar e as empresas que não enxergarem isso vão ficar para trás.
Concordo…Alem do que a empresa precisa antes de mais nada, saber o melhor processo de trabalho que lhe cabe…desde quando o processo começa e onde termina…
trabalhei muito tempo com processo workflow…em jbpm …ele tem suas vantagens mas possui desvantagens tambem…eu particularmente acho muuito legal mesmo os conceitos aplicados…por mim só faria sistema baseado em BMP…
Na minha opinião tambem muito projetos dão errado é pq nem todo sistema é passivel de aplicação dos conceitos workflow…tem isso tambem…ja peguei implementação que se fosse melhorar e fosse moldar ao desejo do cliente nao daria pra aplicar muito conceito que o BPM exige que seja seguido…
Bom essa é uma area que vai dar muito dinheiro ainda…profissional com esse conhecimentos são caros e raros…esse foi um dos motivos maiores que me levou a estudar conceitos de BMP a fundo…
jbpm é apenas uma implementação do java que é open source…
existem muuuuuuitas outras que são pagas (ITALIUM,XEROXx,etcetc) que fazem a mesma coisa…
acho que tem um documento do grupo gartner que diz quais a referencia que uma ferramente workflow deve ter pra se encaixar num grupo perfeito segundo os conceitos…