Write once, run anywhere, o que voce acha desse slogan??
É piada :?:
Até hoje não vi isso funcionar em nenhuma empresa, em nenhum projeto, que já trabalhei. E olha que são 5 anos nessa luta do Java!
Já fiz aplicativos que rodam nas 3 plataformas suportadas (Windows, Linux e Mac), inclusive com Swing.
Mas claro, exige uma boa dose de cuidado.
O sistema em que trabalho roda em servidores Linux e Windows, usando banco Oracle ou SQL Server e não temos problema algum …
Eu tmbm…app web…hehehe
ah ta, em S.O. diferente sim, mas em outros casos… :roll:
Tomando as devidas precauções, é perfeitamente viável. Costumo alternar soluções Java entre Windows e Linux sem problemas.
Mais um testemunho a favor. 100% ok rodando em linux e windows
Que seriam outros casos?
Quais seriam outros casos?
Rodar tipo na geladeira, tv, carro, leitores de cartores e essas coisas?
Também é possivel mas esses sistemas tem sempre uma API própria, então não adianta escrever um programa Java qualquer e esperar rodar realmente ‘anywhere’
Quais seriam outros casos?
Rodar tipo na geladeira, tv, carro, leitores de cartores e essas coisas?
Também é possivel mas esses sistemas tem sempre uma API própria, então não adianta escrever um programa Java qualquer e esperar rodar realmente ‘anywhere’[/quote]
Concordo e acrescento:
Pra que voce iria querer que sua app web phodastica que é praticamente um ERP rode tanto em um computador quanto em uma geladeira? :shock:
Java permite que você desenvolva softwares para automação de equipamentos, fiquei sabendo de uma usina de alcool em que a automação (controle de velocidade, temperatura, produtividade, essas coisas todas) é totalmente em java… é um software java que roda nos motores (ou nos controladores dos mesmos, não sei) e no terminal (em swing rsrs)…
Coragem…
Terminal que eu disse é uma sala cheia de monitores que fica rodando o sistema xD
de qualquer modo são corajosos
Também rodamos a mesma aplicação em mac, Linux, Windows e em Solaris.
Na empresa que trabalhei antes rodava em Linux e AIX. A única ressalva foi que o gerenciamento de threads deles é diferente, mas funcionou nos dois.
Agora, querer rodar um app multimídia em um smart card, é dureza, né? eheheheh Tem seus limites.
Se o grosso do acelerador de particulas é Java…
Se você quer algo realmente multiplaforma, tente usar algumas bibliotecas do C++, como o Qt ou a SDL… Ou então, usar ANSI C.
Até que você aprenda bem, vai ser dificil a parte do “write once”, mas o “run everywhere” tem uma dimensão bem maior nessas linguagens. Se brincar, se a sua cafeteira tiver um processador, ela entende um programa em C.
O acelerador eu não sei, mas o gerador é. E já rodei ele em Windows, Linux e Mac, todos com aceleração gráfica. -
Na verdade o lema deveria ser
Write once, debug everywhere
Bom, trabalhamos em muitos projetos de SOA, com suítes pesadas da Oracle (SOA Suíte), entre outras opensource e em ambos os casos, temos desenvolvedores em cima de Mac (eu inclusive), Ubuntu e Windows e todos fazendo deployment no mesmo ambiente - Unix.
Cada developer tem uma instância própria de testes na sua máquina, logo o Slogam (Wore) criado pela Sun em 96, de fato funciona pra nós e já vi esse cenário em muitos outros clientes.
No mundo SOA é comum ter empresas que optam pela plataforma Microsoft Windows para os desenvolvedores, mas rodam em cima de algum Unix like da vida.