Estou usando o ZK em um projeto interno desde a versão 2.4. Migrei há pouco para a versão 3.5 que tem muitas novas funcionalidades. Vindo do desenvolvimento desktop - delphi, swing - sempre utilizei frameworks web baseados em componentes e que também pudessem ser programados diretamente por classes java, como o ZK e o Click. No caso do ZK, a produtividade me chamou atenção, e pricipalmente a possibilidade de utilizar ajax programando em java e não em javascript. Para o desenvolvimento uso apenas o Eclipse mesmo, em sua versão mais ‘leve’, embora haja um excelente plugin do ZK para o Netbeans. No site do ZK tem um tutorial sobre como programar o Eclipse para usufruir de sintaxe highlight e code completion ao editar as páginas ‘.zul’. Como apenas a parte lógica do meu projeto é compilada, faço edições em runtime no design das páginas apartir de uma tela de manutenção do próprio sistema utilizando isso aqui, sem a necessidade de restart do container ou mesmo reload do context.
Sobre JSF, nunca utilizei, não posso falar muito. Mas pelo que notei parece complicado.
[]'s.
Eu comecei a mexer com esse framework mas acabei desistindo, já que nunca conseguia muito material sobre ele, exceto no seu próprio site, que tem muitos bons exemplos.
A idéia de montarmos uma lista de discussão seria ideal!
Agora uma perguntinha, alguém sabe alguma técnica pra controle de acesso usando o ZK?
Porque tipo, usando o JSF eu uso o PhaseListener, pra gerenciar o ciclo de vida do JSF, no ZK tem algo parecido?
Valeu kra vou dar uma olhada…
Agora pessoal, uma opinião pessoal…
Este framework está no mercado há alguns anos, é muito poderoso, facilita em muito o desenvolvimento, mas pq será que não vingou?
Digo, quase não se é falado sobre ele, há poucos materiais na internet… Será que tem chances dele ser um framework bem aceito pela comunidade?
É bem pessoal essa opinião, na verdade posso estar enganado, me corrijam por favor
Acredito que os problemas com performance, somente resolvidos apartir da release 3.0 no ano passado, contribuiram para esta ‘impopularidade’. Mas isso mudou muito desde então, penso que ainda pode vingar .
Também é minha humilde opnião :mrgreen:.
A propósito, a futura release do ZK Studio vai ter um editor WYSIWYG.
[quote=felipempantoja]
Este framework está no mercado há alguns anos, é muito poderoso, facilita em muito o desenvolvimento, mas pq será que não vingou?
Digo, quase não se é falado sobre ele, há poucos materiais na internet… Será que tem chances dele ser um framework bem aceito pela comunidade?
É bem pessoal essa opinião, na verdade posso estar enganado, me corrijam por favor[/quote]
Não diria que não vingou…acho que abocanhou uma boa fatia do mercado e parece que vai aumentar ainda mais sua utilização. Na minha opinião o que pegou e o que ainda deve estar pegando é a questão da licença e algumas coisas relacionadas a paradigmas. frameworks semelhantes ao struts ainda são bastante utilizados, e frameworks orientados a eventos estão começando a aparecer e ganhar força “recentemente” vamos dizer assim, principalmente com o advento do JSF e Ajax. Muito provavelmente os frameworks do tipo JSF vão brevemente incorporar as idéias que existem no ZK na intenção de atingir mais flexibilidade e agilidade.
genildof,
muito maneiro esse futuro editor hein… show de bola!
fantomas,
Eu sempre tive receio de estudar esse framework com medo justamente “não vingar”, mas como vc falou, acho que uns dos maiores problemas é a questão da licença, mas com certeza o framework cumpre com o que promete no que diz respeito a produtividade, é sensacional!
Espero realmente que dê certo, ou como vc falou, que outros frameworks mais conhecidos como JSF incorporem as idéias do ZK.
Pessoal, valeu pelo esclarecimento aí.
Abração a todos
Estou usando esse framework em um projeto freelancer e não me preocupo muito com essa história de vingar ou não porque é importante você conhecer outros frameworks do mercado também.
Quero levar a idéia de abrirmos um grupo de discussão exclusivo para esse framework, para podermos centrar mais as informações.
Estou desenvolvendo uma página e depois vou postar os fontes dela aqui para vocês darem uma olhada e ver se ficou legal.
Estou tendo um problema no zk, no qual eu não consigo usar a anotação de model do databinding em um componente que não seja do tipo listbox. Isso é muito ruim. Tentei usar em um radiogroup ou em um <h:ul> e tive o mesmo erro.
Alguém sabe se dá para usar databind nesses componentes também?
Se não der, qual seria a melhor alternativa para eu montar uma lista dentro de outra lista?
BAITA Profissional!!! Coitado do cliente de um cara que “se orgulha em não preocupar se a ferramenta que ele desenvolve terá suporte no futuro ou portabilidade para outra ferramenta…”
Acabei achando ele muito chato para fazer algumas coisas simples, e eu sempre empacava com dúvidas bestas que não sabia como solucionar.
Estou estudando agora o GWT que propõe a fazer a mesma coisa que o ZK faz, mas com muito mais recursos e com boa documentação,boa comunidade e bons livros.
Desculpe por ter te ofendido! Eu achei a declaração leviana, mas eu fui MAIS leviano ainda não prestando atenção no que vc disse antes e nem no próprio POST. Desculpe-me com toda sinceridade.
Agora: não desista! Ao contrário de tu, achei o framework fácil em TUDO! Os únicos problemas dele são integração com um framework de separação de camadas que preste (ou de mercado), a licença e um pouco da perfomance. Qto a essa última eu apenas ouvi falar, não tenho nada em produção. Em desenvolvimento tudo roda tranquilamente, mas… desenvolvimento não é parâmetro!
Eu tbm arrisquei o GWT. Se fosse fazer algo enterprise, apostaria no produto por causa da marca google. Mas o ZK eh imensamente mais simpático!
Ai felipempantoja
A questão referente ao controle de acesso usando ZK, implementei da seguinte maneira:
Criei uma classe que estende do genericforwardcomposer
essa nova classe é responsavel pelo redirecionamento de minhas paginas zul
nessa classe declara os componentes que estão nas tuas paginas zul
e dizes por exemplo, se o user que tá na sessao for este ou do tipo “abc” entao componente xyz.setVisible(false). NB: As componentes que declaras na tal classe devem ser as mesmas que estão nas suas zul.