| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 20/04/2004 22:32:04
|
cv
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/210f760a89db30aa72ca258a3483cc7f.jpg)
Membro desde: 04/04/2003 00:32:12
Mensagens: 7842
Localização: São Paulo, SP
Offline
|
PUTA MERDA, LUCA!
Nao tenho nem o que acrescentar. Cara, te devo uma cerveja. Sério
Alias, eu tenho uma coisica de nada a acrescentar. Voce colocou dois itens numero 2
|
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 20/04/2004 23:34:20
|
cancao
JavaEvangelist
![[Avatar]](/images/avatar/c8a79dae3fc15bc8f1dd7.jpg)
Membro desde: 28/06/2003 19:22:53
Mensagens: 338
Offline
|
Uma empresa pode tirar CMM utilizando XP? Ou tem que usar aqueles processos burocraticos do tamanho do mundo? Pelo que sei, CMM, dependendo do nivel, verifica se vc usa uma metodologia de desenvolvimento bem definida, em constante evolução e blablabla. Então, se minha metodologia é XP, eu consigo um CMM se ela estiver bem estabelecida?
Até.
|
go ahead! |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 20/04/2004 23:58:50
|
Luca
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/17e62166fc8586dfa4d1bc0e1742c08b.jpg)
Membro desde: 06/09/2002 14:30:10
Mensagens: 5810
Localização: São Paulo/SP ou Paraty/RJ
Offline
|
Olá
Sim.
Em um evento nos EUA, o Klaus (Objective, prevailer, XISPÊ) perguntou ao Watts Humphrey (pai do PSP) se era possível uma empresa obter certificação CMM se seus códigos só possuem documentação nos comentários do código fonte.
Segundo o Klaus contou em uma palestra na FIAP, o Watts primeiro não entendeu nada. Depois disse que sim mas que dependeria do certificador. Se o cara for um Palorchestes (*) nem vai saber o que é XP e não vai certificar.
Na verdade sabemos que nenhuma empresa consegue ser 100% XP. Mas mesmo que seus procedimentos não passem de 80% de práticas XP, isto já parece suficiente para dizer que a empresa possui uma metodologia controlada e repetitiva.
(*) Quadrúpede masurpial já extinto do tamanho de um fusca que viveu no período Mioceno. Apresentava uma pequena tromba no focinho, o que lhe valeu o apelido de "anta marsupial".
[]s
Luca
|
Dare Obasanjo (Program Manager at Microsoft)
"The folks I know from across the industry who have to build large scale Web services on the Web today at Google, Yahoo!, Facebook, Windows Live, Amazon, etc are using RESTful Web services. The only times I encounter someone with good things to say about WS-* is if it is their job to pimp these technologies or they have already "invested" in WS-* and want to defend that investment."
CEP, JMS, JMX e coisas afins (ou não)
http://lucabastos.blogspot.com/ |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 00:17:21
|
Daniel Quirino Oliveira
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/846c260d715e5b854ffad5f70a516c88.png)
Membro desde: 23/03/2003 23:57:34
Mensagens: 3299
Localização: Awawawawa (Araraquara) - SP
Offline
|
PQP, Luca!! Você vai ganhar 2 cervejas (uma minha, outra do cv). Virei seu fã
|
Daniel Quirino Oliveira |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 00:30:30
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
Luca...parabens por sua colocação!
Gostaria apenas de colocar algumas coisas....
Acho legal todas as colocações feitas por todos...isso agrega conhecimento a cada um aqui...e esse é o intuito do forum...mas vamos lá.
CMM é fantástico! Querem saber porque?
a) Burocratiza o desenvolvimento de software criando mais vagas nas empresas
Obs: Trabalho em ambiente de fábrica de software
Quando o CMM é bem empregado nos processos, essa burocracia que vc citou não existe, visto que o CMM visa, acima de tudo melhorar o desenvolvimento do software e não burocratizar o mesmo...se burocratiza existem problemas e o modelo não está sendo bem aplicado.
CMM é ferramenta de marketing?!
Sem dúvidas....ter CMM é "selo" para quem tem..no entanto..qual o propósito do CMM...tirar uma certificação Nivel 2 e parar, por ex? A resposta é NÃO. O modelo preza melhoria continua é um modo de vida, ou seja, se o cara tem CMM para fazer bonito pros outros, pega a grana que ta gastando com o mesmo e dá pros funcionários da empresa.
Vocês sabem que a IBM tem uma fábrica de software no andar térreo do prédio da 23 de maio com CMM 3? Alguém aqui conhece algum funcionário da IBM que desenvolva software neste local? Não vale gente da BRQ, OpenConcept, etc. Com certeza o que é feito lá não segue os mesmos padrões que o certificador imaginava que seraim seguidos.
Tudo isso depende muito de cada empresa. Não podemos julgar o que é feito na IBM...acima de tudo, as certificadoras do Brasil (um exemplo muito bom seria a ISD, que é uma referencia em CMM) não certificaria um local sem os minimos de requisitos para que pudesse ter o modelo...agora, o que eles fazem depois que a consultoria fecha a porta da empresa e vai embora, fica dificil, pois CMM não é ISO, que tem avaliações constantes, as avaliações só acontecem quando a empresa resolve subir de nível.
Se o modelo citado acima da IBM da 23 de maio é correto ou não, já não posso responder.
Quando uma empresa resolve se certificar, parte do presuposto que ela seja "imatura", correto?! Muito bem...quando essa empresa obtem o Nível 2, por exemplo, a consultoria acredita que essa empresa tenha maturidade o suficiente pra saber que se investiu milhoes para que fosse adaptado um modelo na empresa, a mesma não deve deixar de respeita-lo assim que a consultoria vira as costas...isso é um fato.
Acredito muito que quando uma empresa é séria e acredita que o CMM veio não para burocratizar, criar novos empregos (isso seria bom... , e as vezes cria mesmo!) ou até mesmo deixar "lerdo" o desenvolvimento de um projeto, mas sim ajudar no gerenciamento, medições e ter um controle maior sobre o produto....se pensarmos que, apos a certificação, a empresa pega o "diploma" e cola na parede pra falar que tem, todo ou qualquer modelo, curso, certificação e etc não vai valer nada...seja um curso de novell, seja uma certificação de Java, de Linux, etc.
Os certificados, modelos, seja ele CMM, ISO ou qq outro só vale realmente, ou seja, só pode ser "visto" a essencia dos mesmos quando a empresa tem profissionais que entendem que esses modelos vem para ajudar a empresa e não complicar o trabalho..senão para que ser criados? marketing, interesses financeiros? que seja entao...mas se eles estão ai...pq não utiliza-los de forma legal.....
E posso garantir uma coisa a todos vcs.....: Uma empresa que emprega o CMM de forma errada ("diploma" na parede) tem previsão de falir após 12 meses da primeira certificação, pois com certeza o CMM mal usado pode ser muiito nocivo para com o relacionamento empresa-cliente.
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 00:49:44
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
Pessoal,
Só para deixar claro...eu trabalho em fábrica de software ok?!
Não sei se vcs aqui trampam em ambiente de fábrica, mas pelo que eu estou vendo, é uma tendência das fábricas adaptarem o modelo..seja para melhorar ou seja para marketing!
Vou avisar antes que desçam a lenha de novo em mim! ....o solitário do CMM....
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 00:55:07
|
Daniel Quirino Oliveira
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/846c260d715e5b854ffad5f70a516c88.png)
Membro desde: 23/03/2003 23:57:34
Mensagens: 3299
Localização: Awawawawa (Araraquara) - SP
Offline
|
Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).
Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.
|
Daniel Quirino Oliveira |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 00:58:52
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
Daniel Quirino Oliveira wrote:Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).
Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.
Daniel:
Isso prova que cada um implanta o modelo de um jeito..o que é um problema...na empresa CMM Nivel 3 ocorreu o aumento de produtividade e de erros detectados...experiencia propria.
Acredito, por tudo o que foi dito aqui, que o CMM ainda abrange apenas fábricas de software....em outras empresas, pode ate ser que esse modelo ainda não serve.
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 02:29:25
|
rigolin
Java Ninja
![[Avatar]](/images/avatar/f33ba15effa5c10e873bf3842afb46a6.png)
Membro desde: 30/04/2003 02:11:18
Mensagens: 263
Localização: São Carlos
Offline
|
Richard,
tenho algumas curiosidades... como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?
desculpe a ignorância
|
"Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente."
Lao-Tsé |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 03:03:35
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
rigolin wrote:Richard,
tenho algumas curiosidades... como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?
desculpe a ignorância
rigolin:
Uma empresa que tem uma pessoa certificada do SEI (Instituto de Engenharia de Software) é contrada pela empresa que quer o nível de maturidade. Essa empresa certificadora avalia a situação da empresa a qual será certificada e atua como consultoria mesmo, ajudando a melhorar/criar os processos/procedimentos, e auxiliando os responsaveis da empresa a receber o certificado em escrever e institucionalizar o CMM.
Os consultores não passam o tempo inteiro não...eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo...se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim..mas por amostragem e não projetos inteiros.
Empresas aptas a emitir o certificado CMM...até onde sei, a ISD que é uma consultoria respeitada no Brasil todo e tem inclusive no EUA.
QQ duvida sobre CMM, pode me mandar MP ok?
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 13:40:03
|
rbarioni
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/c8ad096d3f3b756be66f6.gif)
Membro desde: 02/09/2002 10:49:11
Mensagens: 1317
Localização: Campinas
Offline
|
richardpeder wrote:
Os consultores não passam o tempo inteiro não...eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo...se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim..mas por amostragem e não projetos inteiros.
mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim....
a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige...apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)
|
"Ozzy Osbourne pode ter inventado o heavy-metal, mas com certeza, Metallica o aprimorou." |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 15:39:44
|
RodrigoSol
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/54072f485cdb7897ebbcaf7525139561.jpg)
Membro desde: 23/07/2003 10:09:10
Mensagens: 683
Localização: Belzonte
Offline
|
Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.
Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?
Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.
Arte e burocracia combinam?
|
Site para candidato a vereador
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 15:42:28
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
rbarioni wrote:
richardpeder wrote:
Os consultores não passam o tempo inteiro não...eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo...se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim..mas por amostragem e não projetos inteiros.
mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim....
a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige...apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)
Depende da empresa....eu já disse..se a empresa quer ter CMM para colocar na parede blz...mas eu acredito muito que existem empresas sérias no Brasil que levam a sério os milhoes que gastaram para obter o modelo...ou usa para ter o "diploma" na parede ou usa o modelo certo...vai de cada um...a empresa onde eu trabalho leva o CMM a sério e acima de tudo não faz somente no periodo de certificação não!
a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige...apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)
Fala ´serio né..só faltava a consultoria ter que ficar como babá, deixando um consultor o tempo todo na empresa...que falta de censo isso..pelo amor de Deus!
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 15:47:11
|
richardpeder
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/bd686fd640be98efaae0091fa301e613.jpg)
Membro desde: 15/10/2002 08:39:04
Mensagens: 1548
Localização: Minas Tirith
Offline
|
RodrigoSol wrote:Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.
Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?
Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.
Arte e burocracia combinam?
Desde que bem aplicada a tal "burocracia", funciona sim..não se pode deixar a "burocracia" atrapalhar o desenvolvimento do projeto...!
O CMM mal aplicado gera uma burocracia...como eu ja havia dito..mas o enfoque do modelo é padronizar o desenvolvimento...gerando "papeis" que ajudam no desenvolvimento....
Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?
Escrever musica não é escrever software....!
ate mais...
|
"I see in your eyes the same fear that would take the heart of me. A day may come when the courage of men fail. When we forsake our friends and break all bonds of fellowship, but it is not this day. This day we fight!" (Discurso de Aragorn no Portão Negro de Mordor)
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 21/04/2004 15:47:41
|
kuchma
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/85422afb467e9456013a2a51d4dff702.jpg)
Membro desde: 17/01/2003 19:36:16
Mensagens: 1231
Localização: Curitiba - PR
Offline
|
RodrigoSol wrote:Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.
Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?
Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.
Arte e burocracia combinam?
All programs are poems, it's just that not all programmers are poets.
http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BigMacsvs.TheNakedChef.html
Marcio Kuchma
|
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mq 5:2, Miquéias, 750 AC aprox. |
|
|
 |
|
|