O que é um programador ?  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Autor Mensagem
DaniloAl.
JavaChild

Membro desde: 21/02/2008 10:34:27
Mensagens: 141
Localização: Salvador-BA(Baiano / Cearense)
Offline

Olá pessoal,estou postando este tópico por que ontem durante a aula na faculdade ouvi uma coisa que eu discordava ,porém tem uma certa razão.
Fiz durante 1 ano e meio o curso tecnico em Desenvolvimento de software,tinha 4 h de aula por dia,agora estou no primeiro semestre de Sistemas de informação,e ontem na aula de Logica de programação a professora disse que nosso trabalho como analistas seria planejar,especificar,e que programar era o trabalho dos peões,e que nós não seriamos peões e que,os peões(desenvolvedores)deveriam receber uma especificação tão bem feita a ponto de não pensarem ,não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento.Nesse lado realmente podemos nos comparar a peões de obras,mas na empresa que eu trabalho eu tomo muitas decisões,o gerente so faz dizer : '"Faça isso",e eu vejo como eu faço(aqui não existe especificação,documenteção...)
Olhando por esse ponto,será que podemos nos sentir realmente peões,sendo que nenhum pedreiro conseguiria tão facilmente aprender a codificar?

Orgulho de ser Nordestino
[MSN]
Rafael Carneiro
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 31/03/2007 12:40:41
Mensagens: 809
Localização: Fortaleza
Offline

Peça para a sua professora entrar aqui no GUJ.

Se você fizer uma busca no fórum, vai encontrar diversos posts de discussões que falam justamente o contrário da opinião dela.

Rafael Carneiro
http://www.rafaelcarneiro.com | @rcarneiro | JForum
[WWW] [MSN]
Felagund
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 26/07/2006 11:51:36
Mensagens: 1732
Localização: Santa e Bela Catarina
Offline

Acredito que esse conceito vai de faculdade a faculdade, na minha os professores tbm falam que programadores são baixo nivel na empresa, mas que eles tbm devem contribuir, até por que ninguem é perfeito e analistas e gerentes de projeto tbm erram, o programador pode identificar isso e propor uma solução que possa ser muito melhor. E digamos que sem os peões, quem seriam os analistas?

Isso é uma visão equivocada, por que eu gosto de mecher com codigo e mesmo que eu suba de cargo para analista por exemplo, não pretendo deixar de codificar não. Acho que poucos fazem isso.

Sua professora deve ser uma analista revoltada com programadores que tem ideias melhores que a dela, tem gente que não gosta de ser contrariado e admitir que a opnião dos outros é melhor.

att
Rafael Felix

Rolling With Code
Twitter
[WWW]
spycall
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 26/04/2005 14:29:59
Mensagens: 189
Localização: São paulo
Offline

Que bela professora você tem hein. !!!!

No mundo existem 10 tipos de pessoas, as que conhecem e as que não conhecem binário.
[MSN]
Rafael Carneiro
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 31/03/2007 12:40:41
Mensagens: 809
Localização: Fortaleza
Offline

Faça um favor para mim e para toda a comunidade de programadores do Brasil: imprima várias cópias do texto abaixo e distribua para seus colegas dessa disciplina (deixe uma cópia na mesa da professora também).

Quando eu crescer quero ser analista de sistemas

Rafael Carneiro
http://www.rafaelcarneiro.com | @rcarneiro | JForum
[WWW] [MSN]
adriano.ferranti
JavaTeenager
[Avatar]

Membro desde: 27/03/2006 10:59:38
Mensagens: 181
Offline

Professores universitários (em sua grande maioria) vivendo num mundo de conto de fadas....
cmilfont
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 23/02/2005 10:58:35
Mensagens: 84
Offline

Façam um favor a si, denunciem a faculdade onde estudam pelo código do consumidor, peçam o dinheiro gasto de volta e mais uma multa por danos materiais [como tempo perdido e charlatanismo]
Se for pública, faça uma denúncia ao ministério da educação e mandem para os jornais de maior circulação.

http://www.milfont.org/tech/
rponte
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 18/02/2008 10:06:25
Mensagens: 413
Offline

Ouvir isso na faculdade já complicado, imagine no dia-a-dia,
http://www.rponte.com.br/2008/09/23/desenvolvedores-nao-pensam-desenvolvedores-seguem-casos-de-uso/

Como o Carneiro disse, traga sua professora aqui. Ela está realmente atrasada uns 20 anos ((:

Rafael Ponte
http://www.rponte.com.br/
[WWW]
tnaires
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 22/12/2003 08:05:58
Mensagens: 1678
Localização: Porto Alegre/RS - Natal/RN
Offline

Essa forma de pensar é a falácia básica do processo de desenvolvimento em cascata. Achar que desenvolver software é somente digitar código ( a.k.a. apertar parafusos ) é o primeiro passo para abalar a estrutura do processo em si. O que pessoas como a sua professora não percebem é que há muito raciocínio e criatividade envolvidos no desenvolvimento.

Tarso Nunes Aires

Blog - http://cabritin.wordpress.com/
Delicious - http://delicious.com/tnaires
Twitter - @tnaires

didiosam
JavaBaby

Membro desde: 06/11/2006 23:52:35
Mensagens: 85
Localização: Cascavel - PR
Offline

Felagund wrote:Acredito que esse conceito vai de faculdade a faculdade, na minha os professores tbm falam que programadores são baixo nivel na empresa, mas que eles tbm devem contribuir, até por que ninguem é perfeito e analistas e gerentes de projeto tbm erram, o programador pode identificar isso e propor uma solução que possa ser muito melhor. E digamos que sem os peões, quem seriam os analistas?

Isso é uma visão equivocada, por que eu gosto de mecher com codigo e mesmo que eu suba de cargo para analista por exemplo, não pretendo deixar de codificar não. Acho que poucos fazem isso.

Sua professora deve ser uma analista revoltada com programadores que tem ideias melhores que a dela, tem gente que não gosta de ser contrariado e admitir que a opnião dos outros é melhor.


concordo, nao acho que o que os analistas fazem deve ser encarado como pura verdade a ponto de nao se questionar quando o programador/ desenvolvedor suspeitar de falhas meio a documentaçao ou que quer q seja que chegue ate ele ... Trabalhei em uma empresa onde a documentaçao de uma analista eram questionadas sempre baseadas em experiencias anteriores da equipe em que eu fazia parte, isso porque em muitos cenários nós tinhamos uma certa experiencia e sabiamos que por mas bunito que as coisas sao no papel, na pratica elas mudam. Inclusive agente falava:: na prática a teoria é diferente ...

Professores normalmente apresentam e falam das coisas levando-se em conta um cenário perfeito, onde tudo vai chegar claro e perfeito ate o programador e esse nao vai precisa se preocupa com mais nada ... Sinceramente acho dificil um cenário desses na vida real, simplesmente pelo fato de que as coisas mudam toda hora (requisitos, clientes, tecnologias, equipe, etc) ... Inclusive quando eu fazia faculdade de vez em quando eu entrava em conflito com os professores das áres de Engenharia de Software, justamente por eles apresentarem situações que só em livros eu acho que existem, e eu sempre comparar com cenários reais, resultado: ficava um defendendo a teoria tentando assim achar erros na aplicação delas no mundo real (os professores) e o outro questionando que nao tinha como aplicar a teoria da mesma forma que nos livros na grande maioria dos casos (pra nao dizer todos) (eu ) ...

Na prática a teoria é diferente ...
Marlon Meneses
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 10/04/2007 19:20:48
Mensagens: 733
Localização: Belém-Pará
Offline

eu axei uma ignorancia por parte dela!!!!
um analista depende de um programador e vice versa

tah certo q eu analista pode ter uma visao de planejamento bem mais ampla q um programador
mas em muitas ocasioes os programadores tem maior facilidade d detectar problemas no meio do desenvolvimento
e eu concluo isso por experiencia propria...

eu ateh considero programador como peao mas nao por desprezo e sim como comparacao rsrsrs
eu digo assim:
programador eh o pedreiro;
analista d sistemas eh o mestre d obras;
e o gestor d projetos eh o engenheiro...

com essa comparacao fica visivel e evidante a dependencia d um pro outro...
ou alguem jah viu um engenheiro batendo concreto num canteiro de obras?!
hauahauahauahau

eu vou começar uma especializacao em analise de sistemas mas pretendo continuar em paralelo com programacao

Gigante guerreiro...
DAILEON!!!
[Email]
higornucci
JavaChild

Membro desde: 17/10/2008 20:41:44
Mensagens: 130
Localização: Dourados
Offline

O mundo ta loko msm

Qto menos trabalha(Analista) mais ganha eqto mais trabalha(programador) menos ganha.

Qualquer um pode escrever um código que um computador possa entender. Bons programadores escrevem códigos que seres humanos possam entender.
[Email] [MSN]
Vini Fernandes
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 20/01/2009 08:43:02
Mensagens: 523
Offline

Cara, provavelmente a sua professora esteja repetindo algo que disseram a ela por muitas e muitas vezes (algo como um macaco faz). Pois bem, na empresa em que trabalho o programador, bem como outros membros da equipe de desenvolvimento, participam de inumeras tomadas de decisao, sao questionados se determinado decisao é factível, propoe solucoes, etc, etc. Qualquer um que trabalhe com desenvolvimento de softwares (no século XXI) sabe que uma equipe nao é constituida de elementos isolados, mas sim de uma boa e complexa integracao dos membros, como um organismo. Consequentemente, caso um dos membros tome uma decisao equivocada, essa decisao ira afetar todo o organismo. Isso de fato é o que presencio na empresa em que trabalho, já que o quadro de funcionarios é exuto, e faz parte da cultura da empresa (equipe exuta, bem qualificada, integrada, harmoniosa e envolvida com o projeto).
Pensar em setorizacao da empresa: gerencia, desenvolvimento, teste, suporte, etc isoladamente, é a forma em que muitos foram educados a cerca de 30 anos! Entendo que essa pessoas tendam a pensar dessa maneira, mas as empresas do sec XXI, se quiserem permanecer no mercado e competindo, devem mudar essa politica!
Pense da seguinte maneira: esta em suas maos a documentacao para implementacao de determinada especificacao, pois bem, com quem é que o compilador vai reclamar sobre a implementacao? Quem é que passa horas e mais horas estudando API´s para um codigo claro e facil manutencao? O compilado é implacavel com o programador, com a gerencia de projetos, com os testes, etc. O compilador diz NAO para todos envolvidos no projeto e quem é o "diplomata" que dialoga diretamente com o cruel compilador? É O PROGRAMADOR!!!!
Recentemento assisti a uma palestra sobre a metologio SCRUM e recomendo que a sua professora faça o mesmo!

Abracao.

What do you know about Java? Help me!
[MSN]
alancasagrande
What is classpath?

Membro desde: 07/10/2008 09:27:39
Mensagens: 8
Offline

Acho que ela só foi infeliz na hora de se expressar, e usou as palavras erradas.
Quando ela diz "uma especificação tão bem feita a ponto de não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento" creio que seja em relação ao o quê deve ser feito, e não como. Eu acho isso certo.
CarlosEduardoDantas
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 13/11/2006 15:26:38
Mensagens: 1089
Offline

DaniloAl. wrote:Olá pessoal,estou postando este tópico por que ontem durante a aula na faculdade ouvi uma coisa que eu discordava ,porém tem uma certa razão.
Fiz durante 1 ano e meio o curso tecnico em Desenvolvimento de software,tinha 4 h de aula por dia,agora estou no primeiro semestre de Sistemas de informação,e ontem na aula de Logica de programação a professora disse que nosso trabalho como analistas seria planejar,especificar,e que programar era o trabalho dos peões,e que nós não seriamos peões e que,os peões(desenvolvedores)deveriam receber uma especificação tão bem feita a ponto de não pensarem ,não poderem tomar decisão na hora do desenvolvimento.Nesse lado realmente podemos nos comparar a peões de obras,mas na empresa que eu trabalho eu tomo muitas decisões,o gerente so faz dizer : '"Faça isso",e eu vejo como eu faço(aqui não existe especificação,documenteção...)
Olhando por esse ponto,será que podemos nos sentir realmente peões,sendo que nenhum pedreiro conseguiria tão facilmente aprender a codificar?



cara... sinceramente, não liga... todo mundo que diz isso é pq simplesmente não sabe programar.. logo, para manter a auto estima, precisa diminuir o que não consegue superar.

'Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito'.

Aristóteles.

carloseduardoxp
[MSN] [ICQ]
 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team