Como rodar c++ no netbeans?

Como eu fasso p/ rodar arquivos C++ no netbeans, eu tentei rodar um código C++, a ide pediu o compilador C++, eu tenho q baixá-lo? se esse for o caso qual eu baixo e como fasso a ide identifica-lo?

Você está rodando Windows ou Linux?

Se você está rodando o Linux, instale os pacotes do g++. Leia a documentação do NetBeans para ver como é que se configura o NetBeans para usar o g++.

Se for Windows, eu recomendo usar o Microsoft Visual Studio / C++ Express Edition ( http://www.microsoft.com/express/ ) ou o C++/Builder. Ambos têm IDEs e não dependem do NetBeans. Se você quiser um emprego com C++ e Windows tem de saber o Microsoft Visual C++.

Olá.
Se você quer um compilador leve e gratuito, tem o Dev C++, no site http://www.bloodshed.net/devcpp.html você encontra a ultima versão…

No Linux tem que instalar o build essentials ou o g++ (usando sudo apt-get build essentials já resolve).
No Windows você pode baixar o MinGW (que é basicamente o g++, gcc e por aí vai do Linux).

Quer minha opinião? Fuja de NetBeans.
No Linux tem váários bons: Code::Blocks ou Anjuta. O própria vIM com g++ via console já se mostra suficiente para projetos pequenos.
No Windows: (sem sombra de dúvidas) Visual C++ (eu tentei usar o Code::Blocks, mas não gostei de algumas coisas).

Abraço.

[quote=bsatrianim]Olá.
Se você quer um compilador leve e gratuito, tem o Dev C++, no site http://www.bloodshed.net/devcpp.html você encontra a ultima versão…
[/quote]

Em hipótese alguma siga esse dica. Seria como baixar o Netbeans 3 com o Java 1.3 instalado.

Essa IDE é leve gratuita e… cheia de bugs e completamente obsoleta.

Ela se baseia no MinGW de 1996. Sim, você estará perdendo mais de 10 anos de evolução do C++, incluindo a capacidade de compilar as últimas versões da boost.

Pior do que isso, algumas vezes, ele suprime algumas mensagens de erro, ou gera erros próprios, o que pode fazer você perder dias inteiros procurando por um erro que não está lá. Não é muito raro algumas pessoas em fóruns perderem semanas inteiras, e corrigirem o erro simplesmente trocando a IDE. Fora que a integração com o depurador simplesmente não funciona.

Uma alternativa leve, gratuita e com suporte a última versão do MinGW é o Code::Blocks. Ele também tem boa integração com o depurador e é pequeno o suficiente para ser inserido num pendrive. Há compilações dele para diversos SOs:
http://www.codeblocks.org/

É bom ressaltar que não me posiciono contra o dev só por uma questão de guerra de IDEs. Inclusive, se você for desenvolver para Windows, dê mesmo preferência ao Visual, como o Thingol recomendou. Eu me posiciono contra o Dev pois já vi muita gente perder dias inteiros por bugs única e exclusivamente da IDE, e por ele usar uma versão do C++ bastante ultrapassada hoje em dia.

Buenas, eu estou iniciando também, estou usando o Eclipse Kepler C++ no Linux (Opensuse já com as bibliotecas), mas estou achando meio difícil, o que acham?

Desejo uma recomendação propriamente para usar com linux para iniciante em C++.

Agradeço à todos.

Eu opino o seguinte:

Pegar pelo menos uns 2 ou 3 programas para C++ e testar.
Depois disso você decide qual lhe servirá melhor.

É bom ver alguns tutoriais no youtube também

Abraço.

[quote=cristiano_devel]Buenas, eu estou iniciando também, estou usando o Eclipse Kepler C++ no Linux (Opensuse já com as bibliotecas), mas estou achando meio difícil, o que acham?

Desejo uma recomendação propriamente para usar com linux para iniciante em C++.

Agradeço à todos.[/quote]