O qué messageria ("mensageria")? finalidade?

Galera estou tentando pesquisar sobre messageria ou “mensageria”? não sei o correto, pois já pesquisei na net e não acho um artigo ou um texto sobre isso, apenas citando, parece que o assunto não é trivial, senão o google já tinha me mostrado isso!

alguém tem um link onde posso pesquisar pra tentar entender, ou alguém puder explicar?

Oi JavaTux,

Em poucas palavras, a Mensageria ou Messaging consiste na utilização de mensagens para estabelecer a comunicação síncrona ou assíncrona entre aplicações.

Em messaging, uma mensagem pode ser definida como uma estrutura de dados composta por meta-dados como host de origem/destino, fila de destino, etc, além de dados fornecidos pela aplicação, por exemplo os dados de um cliente a ser cadastrado.

Em geral, a arquitetura do ambiente tem um componente chamado Message Queue Manager (Gerenciador de Filas de Mensagens) onde são criadas as Queues (Filas) que serão utilizadas para as aplicações enviarem (PUT) ou pegarem mensagens (GET). Ele também se encarrega de gerenciar as camadas mais baixas de comunicação (TCP/IP, ou outros protocolos, etc).

A vantagem dessa arquitetura é principalmente a garantia de que todas as transações serão cumpridas a medida que o hardware que roda a aplicação se disponha a processá-las, ou seja, nada será perdido caso haja indisponibilidade em algum ponto da comunicação. Os Message Queue Mangers conseguem garantir a entrega das mensagems. Além disso, é um método organizado para se integrar aplicações.

Algumas aplicações práticas de Mensageria que já tive contato foram em ambientes de telefonia móvel para envio de SMS (apesar do termo mensageria não ser intrínseco a “mensagens de celular”), sincronia de banco de dados, integração de aplicações que falam “idiomas” diferentes (por exemplo, uma aplicação SAP e outras aplicações de naturezas diferentes).

Alternativas de mensageria são principalmente Websphere Message Queue da IBM, a Apache também possui uma aplicação que não me recordo agora. Em J2EE você tem acesso aos recursos de mensageria através do JMS, mas nunca cheguei a trabalhar efetivamente com isso.

Abraços!