Bomba - Oracle compra a Sun

Em uma reviravolta no caso “IBM deseja comprar a Sun”, que acabou não sendo concluída, mesmo após a Sun ter tentado voltar às negociações, foi anunciado hoje, dia 20, que a Oracle e Sun entraram em um acordo para a primeira comprar a empresa criadora do Java e fabricante de servidores para o ambiente corporativo, detentora de outras tecnologias como MySQL e Solaris.

A oferta já é anunciada por ambas empresas em seus respectivos sites, e resta apenas os acionistas da Sun daram o aceite final, e a operação ser aprovada pelas agências reguladoras do governo norte-americano.

Esta com certeza é uma notícia fantástica, do ponto de vista que irá mexer enormemente com o mercado. Para maiores informações, vide os links abaixo:

http://www.sun.com/third-party/global/oracle/index.jsp
http://www.oracle.com/sun/index.html

Rafael

Que notícia para uma véspera de um feriado. :slight_smile:

Hmm interessante, mas o que isso muda na vida dos desenvolvedores?

A Oracle já comprou:

:arrow: outro banco de dados (inoodb)
:arrow: um Sistema Operacional (Solaris)
:arrow: de tabela agora, mais um banco de dados (MySQL)
:arrow: um servidor de aplicação (BEA Weblogic)
:arrow: um ERP completo (Peoplesoft)

O que falta agora? Ter um ORAAAAAACLE para concorrer com o Google?

Será que a JVM JRockit vai morrer de vez?

Será que o MySQL vai pro vinagre?

Oh céus, quantas dúvidas! :slight_smile:

Comeu quietinha hein!

Daqui a pouco a Oracle compra o Google também. hehe

Que diferença faz 1 bilhao de dolares hein!
A IBM tinha oferecido 6.5 bilhoes de doláres.

Resta saber se a Oracle dará continuidade para JRockit nos servidores weblogic.

Não sei vcs…

Mas gostei mais da idéia de a Oracle tem comprado a Sun do que a IBM…

Para mim foi uma boa notícia… Todos sabemos das dificuldades da Sun, espero que o negócio se concretize…

PQP!

E agora?

Mas melhor a Oracle do que a Microsoft.

E mais, a Oracle ganha dinheiro com o Java, diferente da SUN.

Os vendedores da Oracle são muito eficientes em enfiar goela abaixo o servidor de aplicação deles (seja qual for) e mais um monte de tranqueiras junto.

Não tive tempo de ler os sites, mas alguém tem idéia de como ficará o MySQL?

Não acredito que a Oracle irá manter os dois bancos de dados se a compra se confirmar.

A Oracle não é louca de ferrar o MySQL: afinal de contas, ele está por trás da esmagadora maioria dos sites hoje em dia.
Na realidade, ESTE é o grande negócio da compra para a Oracle: só pra lembrar, o negócio de banco de dados (com a popularidade dos abertos) estava virando comodite. Não havia mais razão para se comprar uma licença do Oracle.

Agora a Oracle vai fazer uma fortuna com serviços baseados no MySQL, ou seja, o bicho provavelmente continua livre, porém com um suporte bem mais adequado.

(apesar do suporte da Oracle ser um lixo, ele o é para produtos cuja lucratividade dependa da receita. No caso do MySQL, em que o lucro depende do suporte, poderemos esperar coisas bem interessantes por vir

E, melhor ainda para a Oracle, que já estava tentando diminuir a parcela de participação do negócio de bancos de dados em sua infra (basta ver as últimas compras para confirmar isto))

Aliás, a notícia é bem interessante, pois é bem possível que desta junção surja uma Apple dos sistemas corporativos (o que não seria em hipótese alguma uma má idéia)

com a oracle comprando a sun, uma coisa é certa… o desenvolvimento da jdk e do java ee está garantido… a oracle ganha mto em cima de suas ferramentas que estão rodando em cima da plataforma.

agora netbeans, mysql, glassfish… só Deus e a oracle sabem o que vai virar deles.

É galera como disseram acima, daqui um tempo a Oracle irá comprar a Google, hahahahaha… Mas isso levanta realmente uma série de questões curiosas, de que maneira nós desenvolvedores seremos afetados? de que maneira o mercado Cooporativo Java será afetado? Qual será o futuro da evolução da linguagem ? de que maneira e qual será o foco da Oracle nisso tudo… só o tempo e a Oracle dirá !!!

Se voce trabalha numa oracle shop provavelmente sera obrigado a usar o netbeans ao inves do jdeveloper.

Acho que no final vai dar tudo certo.
Melhor Oracle ou IBM do que a própria SUN!
:twisted:

Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Quem chuta o que vai acontecer daqui pra frente?

[quote=CarlosEduardoDantas]com a oracle comprando a sun, uma coisa é certa… o desenvolvimento da jdk e do java ee está garantido… a oracle ganha mto em cima de suas ferramentas que estão rodando em cima da plataforma.

agora netbeans, mysql, glassfish… só Deus e a oracle sabem o que vai virar deles.[/quote]

Err… Netbeans X JDeveloper? sinceramente o JDeveloper não é metade do q o Netbeans é
o Glassfish, se não me engano a Oracle descontinou seu Application Server (Me corrijam se estiver errado), mas mesmo que não tenha descontinuado o glassfish é uma exceleten solução open source. A oracle ganha dinheiro com suporte e treinamento não com licensas (pelo menos não mais).

e quanto ao MySQL, é uma solução gratuita muito melhor que o Oracle-XE (pelo menos com mais recursos).

Eu gostei dessa aquisição :slight_smile:

Antes a Oracle que a IBM.

Por favor, uma análise da galera de peso do GUJ!

[quote=JotaJota]Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Quem chuta o que vai acontecer daqui pra frente?[/quote]

Por acaso a IBM não ganhava dinheiro com Java? O que a Oracle fez pelo crescimento do Java?

[quote=Joao.Gabriel][quote=JotaJota]Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Quem chuta o que vai acontecer daqui pra frente?[/quote]

Por acaso a IBM não ganhava dinheiro com Java? O que a Oracle fez pelo crescimento do Java?[/quote]

Utiliza a tecnologia em peso nos seus produtos (Oracle Enterprise Manager, Binding para utilizar Java ao invés de PL/SQL, etc).