Atravessando a arrebentação, como evitar profissionais de RH despreparado?

Um coisa que na certa você deve se questionar, poxa aquela pessoa X do R.H nem sabia o que eu estava falando, e ainda queria discutir tecnologia comigo.

“Então vem a grande questão onde você errou ou não deveria ter se colocado” :lol: :lol:

Realmente não entendi o que você quis dizer com isso :stuck_out_tongue:

hahah !!! sim
Eu explico melhor, talvez você não tenha passado por isso mas já estive uma entrevista técnica que o Analista de Recursos Humanos assume um lado mais tecnico que o proprio candidato a vaga, as vezes você sai e se pergunta porque então o cara que me entrevistou não trabalha na minha função…ahhah isso já aconteceu com muita gente, pode acreditar…

hehehehe, comigo não, aonde fiz entrevistas sempre fui entrevistado por pessoal tecnico mesmo, ocorreu uma vez de eu ser entrevistado por duas pessoas, uma responsavel pelo RH e o responsavel tecnico, o engraçado era as perguntas, o que vc conheçe dessa ferramenta, e logo depois um seus planos para a empresa.

Era engraçada a mudança de contexto de cada uma das perguntas, isso da um nó desgraçado.

[]'s

[quote=Felagund]hehehehe, comigo não, aonde fiz entrevistas sempre fui entrevistado por pessoal tecnico mesmo, ocorreu uma vez de eu ser entrevistado por duas pessoas, uma responsavel pelo RH e o responsavel tecnico, o engraçado era as perguntas, o que vc conheçe dessa ferramenta, e logo depois um seus planos para a empresa.

Era engraçada a mudança de contexto de cada uma das perguntas, isso da um nó desgraçado.

[]'s[/quote]

sorte a sua… comigo ja aconteceu de eu ficar num dilema, entre usar uma linguagem mais tecnica e ela achar que eu to enrolando ela, ou tentar falar sem a linguagem técnica e ela pensa que eu não sei o que to falando… hehe de um modo geral penso aqui que eu que não sou muito bom com as entrevistas mesmo… não são só muitos profissionais de RH por ai… sei la

Realmente já aconteceu (inclusive comigo), mas agora isto está cada vez mais raro, porem, o período da entrevista aumentou. Agora vc passa pela entrevista com o cara do RH (psicologo) e depois mais 1 ou 2 com o pessoal mais técnico; geralmente essas últimas são dentro da infra do cliente.

Eu diria para ter paciência nestes casos porque as vezes estas coisas podem estar escondendo uma grande oportunidade, ou seja, não subestimar a situação.

flws

hahah !!! sim
Eu explico melhor, talvez você não tenha passado por isso mas já estive uma entrevista técnica que o Analista de Recursos Humanos assume um lado mais tecnico que o proprio candidato a vaga, as vezes você sai e se pergunta porque então o cara que me entrevistou não trabalha na minha função…ahhah isso já aconteceu com muita gente, pode acreditar…[/quote]

Passou pela sua cabeça se a pessoa do RH estava testando seu comportamento diante de um cliente, por exemplo?

uma coisa que eu já percebi, vendo curriculos de profissionais de rh - sim, algumas vezes eles respondem para o grupo… rs - é que eles mudam muito mais de emprego do que os desenvolvedores, talvez por isso eles tenham dificuldade em se adaptar aos processos seletivos das empresas, parece que tem muita gente estagiando na área tb e que participa das entrevistas…

A verdade é que as entrevistas estão mais orientada as questões de negócios cada vez mais, sim me passou pela cabeça entretanto discutir dominio sobre o negocio do cliente esta cada vez mais complexo, primeiro por que vc deve estar super atualizado, depois o cenário nunca vai ser o mesmo e nem o modelo de negocio.

Tendo entrevistado vários candidatos para atuar em desenvolvimento de software (e tendo passado por várias entrevistas também), creio que é fundamental como candidato estabelecer um diálogo aberto com o entrevistador. É normal que no primeiro momento exista uma distância entre entrevistador e candidato.

Não custa perguntar. “Você é da área técnica, ou de RH?” Se o entrevistador for técnico – um líder de equipe, por exemplo – você deve enfatizar seu conhecimento das tecnologias e metodologias envolvidas no desempenho da função pretendida. Se não quiser fazer a pergunta diretamente, tente algo como “Você quer que eu aborde esta questão em termos técnicos ou prefere uma explicação voltada para leigos?”

Um entrevistador técnico irá pedir a explicação técnica. Com um psicólogo, você já terá ganho pontos pelo simples fato de tentar compreender seu interlocutor e adequar sua comunicação ao receptor, e isto é mais importante do que ele entender exatamente o que você está explicando. Afinal, quantos psicólogos sabem o que é e para que serve JNDI ou JPA?

O mais importante é não se intimidar e tratar a entrevista com naturalidade. Você também deve fazer perguntas. Tire o entrevistador da zona de conforto, mas sem passar dos limites. Exemplos simples: pergunte ao entrevistador se ele está há muito tempo na empresa. Ele gosta de trabalhar ali? Acha que você vai gostar? Que tipo de desafios posso esperar na empresa?

Crie um canal de boa comunicação com seu entrevistador e você já está com metade do caminho andado.

[]s
–mcbrain

Sim, é bem isso mesmo no primeiro contato.

[quote]
Não custa perguntar. “Você é da área técnica, ou de RH?” Se o entrevistador for técnico – um líder de equipe, por exemplo – você deve enfatizar seu conhecimento das tecnologias e metodologias envolvidas no desempenho da função pretendida. Se não quiser fazer a pergunta diretamente, tente algo como “Você quer que eu aborde esta questão em termos técnicos ou prefere uma explicação voltada para leigos?”[/quote]
Nunca fiz isso, sempre tento me sintonizar com a pessoa , algo como buscar a estação que estou em comunicação tipo " frequencia do radio" ; )

[quote]
Um entrevistador técnico irá pedir a explicação técnica. Com um psicólogo, você já terá ganho pontos pelo simples fato de tentar compreender seu interlocutor e adequar sua comunicação ao receptor, e isto é mais importante do que ele entender exatamente o que você está explicando. Afinal, quantos psicólogos sabem o que é e para que serve JNDI ou JPA? [/quote]
Algo que não entendo como profissional de R.H , gosta de dialogar coisa que agente fica aqui se eternizando a discutir.

[quote]
O mais importante é não se intimidar e tratar a entrevista com naturalidade. Você também deve fazer perguntas. Tire o entrevistador da zona de conforto, mas sem passar dos limites. Exemplos simples: pergunte ao entrevistador se ele está há muito tempo na empresa. Ele gosta de trabalhar ali? Acha que você vai gostar? Que tipo de desafios posso esperar na empresa?[/quote]
Sim, algo que hoje estou bem mais avontade que depois de muitas entrevistas !!!

O exercicio da vida, esse é o segredo… ; )

vc principalmente:

tem que falar a verdade.
tem que se impor.
tem que mostrar segurança e autoconfianca.
mostrar projetos anteriores
estar muitissimo bem vestido
nao falar girias ou palavras de baixo calao

e principalmente saber oque vc ta falando…pra nao falar bosta.