Problema com O.O. - O id de uma classe pode aparecer em outra?  XML
Índice dos Fóruns » Java Básico
Autor Mensagem
extreme z3r0
Thread.start()
[Avatar]

Membro desde: 04/07/2008 12:21:38
Mensagens: 38
Offline

Olá, estou projetando um sistema, e para a uml estou utilizando o JUDE Comunity (vcs conhecem algum melhor? Sei que o eclipse tem um mais achei ele meio estralho, vale a pena dar uma olhada nele?), estou com problema na hora de montar as seguintes classes e outras que tem o mesmo "formato" pois faltei nas aulas de UML do meu técnico =(



Está certo essa história de eu colocar o id do contato (idContato) no servico (idCliente) para identificação? Eu marquei com cores a imagem para ficar mais facil de ver o que estou fazendo.

Estou fazendo assim pois é assim que eu faço no banco de dados. Existe algum modelo que posso usar de exemplo? Alguem tem uma apostila que preste de UML principalemente referente a Diagrama de classes.

Aproveitando o tópico tenho uma outra duvida.



Marquei o "relacionamento" em vermelho, e o "X". O que é esse relacionamento? e esse "X" o que ele indica?

Obrigado pela paciencia.


This message was edited 1 time. Last update was at 28/12/2009 14:49:08


( Não existe pergunta cretina, existe cretino que não pergunta )
[WWW] [MSN]
A.L
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 18/09/2008 22:45:30
Mensagens: 225
Localização: Araraquara - SP - Brazil
Offline

Não sou um expert em UML, mas partindo do que faço e ja vi

nesse seu caso, por se tratar um modelo O.O, não seria melhor que as entidades conhecessem ao invés de um atributo ID, um atributo do tipo da outra entidade? Por exemplo :



Uma das grandes vantagens de um modelo entidadade-relacionamento O.O é a ausencia dessa lógica de chaves do banco de dados, esse modelo é diferente.

Aquele x na ligação das classes, já vi mas nao lembro, então nao vou arriscar palpites rs.

o JUDE é uma boa ferramenta pra UML, também gosto de um plugin do NetBeans e do Eclipse, o StarUML e do VisualParadigm

Alex Antonio Fernandes Lopes
Dicas Linux : http://www.dicaslinux.wordpress.com
====================
"The best way to predict the future is to invent it" - Alan Kay
[WWW] [MSN]
jgbt
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 04/06/2003 15:01:48
Mensagens: 1286
Localização: Porto Alegre/RS
Offline

Um dica:
Classes não são tabelas. Então vc não deve modelar desse jeito. Basicamente classes possuem associações com 1 ou N instancias de outras classes.
Faça uma busca no forum que vc vai achar bastante coisa p/ ler.

[]´s


João Bier
Desenvolvedor Java
[Email]
 
Índice dos Fóruns » Java Básico
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team