| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 09:29:59
|
bestlinux
JavaEvangelist
![[Avatar]](/images/avatar/7cfe973cfd3353ecacc3ec1e53a1c5ea.jpg)
Membro desde: 30/06/2008 13:18:23
Mensagens: 359
Offline
|
Estou ouvindo muito ultimamente que os jovens estão vindo "babando" para conseguir empregos na nossa área.
Tinha escutado muito isso antigamente, mas, conforme as mudanças que tivemos (Veja os jovens de hoje e os de 10 anos atras). Isso tende a continuar a ser verdade ? Ou melhor...vamos ver isso cada vez mais rapido ? Ou a tendencia é estes "jovens de hoje" migrarem para outro tipo de area ?
Também tenho escutado que ultimamente as empresas não estão ligando muito mais para idades. Por exemplo, trabalho com uma pessoa de 47 anos que começou a programar com 34 (A ultima profissão dele antes de Analista era Policial).
Quando vocês pegam um CV na mão, por exemplo:
CV1 - Paulo 34 anos - Experiência em Java: 2 anos
CV2 - Maria 21 anos - Experiência em Java: 2 anos
Tem algum "pré" conceito em relação aos candidatos antes mesmo de entrevista-los ?
|
http://www.bestlinux.com.br |
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 09:44:17
|
cockney
What is classpath?
![[Avatar]](/images/avatar/d9350ff967567b8140aed3680d5c79c8.jpg)
Membro desde: 11/08/2010 15:44:26
Mensagens: 5
Offline
|
Olá,
bom ainda não tive a oportunidade de fazer entrevistas, mas com certeza eu não teria nenhum tipo de preconceito em relação a idade.
Até acho que pessoas com mais experiência de vida podem contribuir mais com o negocio como um todo, não só tecnicamente.
Não adianta a pessoa ter x anos de experiência em java se ela não pensar fora da caixa, se ela não conseguir ver a empresa como um todo ou se ela não entender o negócio da empresa.
Mais vale um técnico mediano, mas com grande visão do todo, do que um técnico ótimo mas que não consegue pensar fora do mundo da programação.
E em relação a pessoas que mudam de área, como é o caso desse seu colega que era policial e agora é programador, eu admiro-as e admiro muito.
A capacidade de mudar pra buscar satisfação pessoal e felicidade no que se faz é o que importa.
É isso ai,
abraços
|
Cockney Reject |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 09:47:48
|
cleberson.henrique
Thread.start()
Membro desde: 02/08/2010 09:41:36
Mensagens: 49
Offline
|
Olha pra falar a verdade eu acho que exista esse tipo de preconceito sim, afinal uma pessoa com menos idade teóricamente não teria muito compromisso com a empresa, pelo menos é o que acontece aqui na empresa onde eu trabalho.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 09:49:18
|
jorge_mgr
JavaBaby
Membro desde: 29/11/2007 16:43:21
Mensagens: 95
Offline
|
Sinceramente eu acredito que não, o que favorece um pouco mais o jovem de 21 anos é que ele provavelmente ainda é solteiro e consegue sobreviver com um salário menor, muitas vezes o que muita empresa oferece por aí não dá para um pai de família aceitar.
Agora se a diferença for muito maior de idade, aí tenho minhas dúvidas, acho que dependeria da experiência anterior.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 10:22:42
|
asaudate
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/974e2945a18e0bfb8e3aa8becac3e65c.jpg)
Membro desde: 01/09/2007 19:31:41
Mensagens: 1794
Localização: São Paulo
Offline
|
Eu , como entrevistador, preferiria o mais velho, simplesmente porque a chance de ele apresentar mais comprometimento é maior (os mais jovens, como foi dito, normalmente são solteiros e, portanto, acabam agindo como quem não tem nada a perder). Sem contar que experiência de vida conta muito em TI (não programação; uma pessoa mais velha passa mais segurança para o cliente). Assim, nesse caso que você citou (só considerando, claro, as variáveis citadas), provavelmente eu escolheria o mais velho.
[]´s
|
Alexandre Saudate
__________________________
Do not try to bend the spoon - that's impossible. Instead, only try to realize the truth: there is no spoon.
Série quickstart: Spring+Spring Security+Jersey (REST) +Hibernate (JPA) -> https://github.com/alesaudate/kickstart-springjerseyhibernate
Evite usar Axis2!!! Leia aqui para mais detalhes!
@alesaudate
Quer ler um blog especializado em web services e SOA?
 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 10:27:25
|
jzaires
JavaChild
![[Avatar]](/images/avatar/abd69bbc2c51e3be894a2b70d08ee4fc.jpg)
Membro desde: 13/03/2008 09:59:18
Mensagens: 127
Localização: Praia Grande - SP
Offline
|
jorge_mgr wrote:Sinceramente eu acredito que não, o que favorece um pouco mais o jovem de 21 anos é que ele provavelmente ainda é solteiro e consegue sobreviver com um salário menor, muitas vezes o que muita empresa oferece por aí não dá para um pai de família aceitar.
Apoio o que o jorge_mgr falou.
E uma pessoa mais nova, não tendo compromissos familiares, tem maior probabilidade para estudar e ser desenvolver, o que não é o caso de um pai de família, que no caso além de programar, tem preocupações com o seu salário, com contas a pagar, bem estar da família...
Mas achei interessante desse caso que o bestlinux comentou, buscar a realização profissional, mudar extremamente o seu trabalho foi muito legal pra essa pessoa, acredito que não é fácil.
This message was edited 1 time. Last update was at 12/08/2010 10:31:23
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 10:31:45
|
lelodois
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/4bf5d7d2a1bc51d753fecf97244464a2.png)
Membro desde: 16/10/2007 07:57:45
Mensagens: 547
Localização: São Paulo
Offline
|
Se no meu projeto fosse necessário "moldar" um profissional, contrataria o mais novo, caso contrário o que melhor se encaixasse no perfil da vaga.
|
Java e Objective-C
Se depender de mim nunca ficarei plenamente maduro nem nas idéias nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental. G.F.
Os inteligentes aprendem com seus erros, os sábios aprendem com os erros dos outros.
Adorar a Deus é um privilégio.
De novo flores?
 |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 10:54:23
|
Bravox
Virtual Machine Man
![[Avatar]](/images/avatar/a7971abb4134fc0cfcec7d589e1ebcf6.png)
Membro desde: 08/01/2005 01:33:24
Mensagens: 563
Localização: São Paulo
Offline
|
Salve a todos !
Eu mesmo sou um caso real de que a idade não pode influenciar muito..
Entrei na faculdade com 27 anos e trabalhava em uma área totalmente diferente de TI.. não tinha menor idéia do que era desenvolvimento ....
No inicio do 3º ano largei o meu emprego e partir para as cabeças no estágio ( estágio aos 29 !! ) .
Hoje estou com 33 anos, estou no meu quarto emprego de desenvolvimento, fazendo minha pós , etc ...
Ainda tenho muito a conquistar .. Mas uma coisa eu falo:
O mais importante de tudo é ter paixão no que vc faz.. o resto vem com o tempo !!
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:06:04
|
Marky.Vasconcelos
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/04940fadf3702cbd84b7a48161037c4f.png)
Membro desde: 11/04/2007 18:18:20
Mensagens: 5932
Localização: São Paulo/SP
Offline
|
Bem.. eu sou um desses jovens.
19 anos - 4 anos de experiencia em programação
|
Facebook @MarkyHitchhiker +Mark WP: MarkyTech's
Projects:
Android Roadmap - Aprenda Android do inicio (Java é o unico pre-requisito)
Towel ( ObjectTableModel & Swing & Utils )
Tower Defense Game - Java2D [Open-Source] [How-to-play]
EVGD: Programação de jogos (links) Ponto V! - Desenvolvimento de jogos para indies, curiosos e profissionais
DefaultTableModel?! PARE! Não faça isso! Faça melhor!
Dicas: Faça perguntas inteligentes! ; MigLayout ; GridBagLayout (Joke)
Develop games is fantastic, with words you can make worlds!!!
DON'T PANIC!
MarkyHitchhiker's Blog! |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:09:53
|
fantomas
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/a2bf57c3aee957f2aaf75aa84717b3be.jpg)
Membro desde: 24/04/2008 16:10:55
Mensagens: 1534
Localização: Terra (maior parte do tempo)
Offline
|
jzaires wrote:E uma pessoa mais nova, não tendo compromissos familiares, tem maior probabilidade para estudar e ser desenvolver, o que não é o caso de um pai de família, que no caso além de programar, tem preocupações com o seu salário, com contas a pagar, bem estar da família...
Não concordo totalmente com seu ponto de vista, porem, penso que ele é super interessante:
1) Na realidade alguns jovens sem preocupações (não tendo compromisso familiares) tende a se tornar uma pessoa instavel, pode abandonar o compromisso a qualquer momento e comprometer os prazos do projeto.
2) O pai de familia com compromissos com preocupações com contas para pagar SABE que: não estudar e não se comprometer com o projeto pode coloca-lo em uma "roubada", isto sem falar na moral em relação ao mercado; entrar e sair de empresas em curto periodo de tempo pode não pegar bem nem para jovens e nem para quem tem mais idade.
Isto dito, vamos lá: O melhor é não subestimar/superestimar ninguem, conheço jovens que são excelentes pessoas e que levam a sério o trabalho e sabe respeitar outras pessoas e conheço tambem tiozinhos que são p#$%@ louca, parecem com aqueles adolecentes sem noção nenhuma do que está rolando em sua volta. Vale lembrar que muitos tiozinhos de hoje são os cabecinhas dos anos 80 e que os anos vividos não adiantaram de nada, simplesmente se tornaram cabecinhas com o copo grande e muitas vezes zuados ainda.
Dica, se vc é jovem e gosta realmente da sua carreira e do seu estado de sanidade pense bem nas suas atitudes ao sair para uma balada ou sair na azaração. Tente construir, se for sua intenção, uma familia estavel e equilibrada.
Caso contrario vc será aquele cara com 30 e poucos anos com mulher / marido pé no saco, filhos doidos, contas desnecessárias, pensão (aquilo que a gente paga para filhos com outras mulheres) e claro, sem tempo e nem cabeça para ESTUDAR NADA. Ou pior ainda, ex-prisioneiro por porte / uso de substancia duvidosa.
flws
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:10:30
|
bestlinux
JavaEvangelist
![[Avatar]](/images/avatar/7cfe973cfd3353ecacc3ec1e53a1c5ea.jpg)
Membro desde: 30/06/2008 13:18:23
Mensagens: 359
Offline
|
Bravox wrote:Salve a todos !
Eu mesmo sou um caso real de que a idade não pode influenciar muito..
Entrei na faculdade com 27 anos e trabalhava em uma área totalmente diferente de TI.. não tinha menor idéia do que era desenvolvimento ....
No inicio do 3º ano largei o meu emprego e partir para as cabeças no estágio ( estágio aos 29 !! ) .
Hoje estou com 33 anos, estou no meu quarto emprego de desenvolvimento, fazendo minha pós , etc ...
Ainda tenho muito a conquistar .. Mas uma coisa eu falo:
O mais importante de tudo é ter paixão no que vc faz.. o resto vem com o tempo !!
Realmente, uma lição de vida !
|
http://www.bestlinux.com.br |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:34:26
|
caiodorn
JavaChild
![[Avatar]](/images/avatar/115fe3d68982c3c0b666ae3aaaa58213.jpg)
Membro desde: 02/02/2009 20:35:41
Mensagens: 147
Localização: Porto Alegre - RS
Offline
|
Bravox wrote:Salve a todos !
Eu mesmo sou um caso real de que a idade não pode influenciar muito..
Entrei na faculdade com 27 anos e trabalhava em uma área totalmente diferente de TI.. não tinha menor idéia do que era desenvolvimento ....
No inicio do 3º ano largei o meu emprego e partir para as cabeças no estágio ( estágio aos 29 !! ) .
Hoje estou com 33 anos, estou no meu quarto emprego de desenvolvimento, fazendo minha pós , etc ...
Ainda tenho muito a conquistar .. Mas uma coisa eu falo:
O mais importante de tudo é ter paixão no que vc faz.. o resto vem com o tempo !!
Cara, igual eu... hehe só que entrei no começo do ano na facul, com QUASE 27... porém, estou com 7 anos de trabalho burocrático em um banco, que me serviram, pelo menos - além de pagar contas, é claro, para saber como lidar com pessoas desconhecidas hehe caixa de banco até que nos ensina várias coisas, apesar da bitolação. Deverei estagiar aos 28, se meus planos se concretizarem =) demorei um pouco pra adquirir a maturidade necessária pra pensar como na frase grifada, mas estou fazendo a minha parte. Parabéns por ter conseguido.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:38:16
|
jzaires
JavaChild
![[Avatar]](/images/avatar/abd69bbc2c51e3be894a2b70d08ee4fc.jpg)
Membro desde: 13/03/2008 09:59:18
Mensagens: 127
Localização: Praia Grande - SP
Offline
|
Como eu disse fantomas:
zaires wrote:...tem maior probabilidade para estudar e ser desenvolver...
Tem maior probabilidade, se o indivíduo vai estudar e se desenvolver vai de cada um para cada um, cada caso é um caso, e há circunstâncias que nos fazem ser o que somos e agir como agimos. O que pode sim atrapalhar em projetos.
Tenho 19 anos, e um ano em programação prática em projetos, não curto baladas. E gosto de projetos...
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 11:49:13
|
jeferson_c
Smalltalk
Membro desde: 23/11/2007 22:40:35
Mensagens: 3
Offline
|
Essa questão de idade experiência é bem complexo eu trabalhei por 6 anos em uma empresa comecei como técnico fiz minha faculdade minha pós considero muito a empresa o que me motivou a sair de um emprego estável foi um conversa que tive com o dono da empresa, onde ele me disse que o unico valor que tinha era o que o programador fazia e lhe dava retorno falou por A + B que faculdade e pós pra ele nem interessava, na época fiquei arrasado e me decidi e não pensei duas vezes eu programava em clipper eles até tinham projetos em java mais sabia que nunca teria uma oportunidade e quando encontrasse uma maneira de cair fora eu sairia de lá, sai para programar em clipper mesmo mais almejando algo melhor em outra empresa hoje também já estou de saida irei começar com aprendiz em java e não me arrependo, minha experiência é bem ampla não tecnicamente em JAVA mais regras de negócios e um todo, gosto de entrar e vestir a camisa quando entro em uma empresa e tenho certeza que não irei decepcionar para onde estou indo.
Eu acho que um bom entrevistador saberá escolher bem com uma boa dose de conversa e sabera definir bem se o candidato a vaga trará bons frutos para a empresa independente de ser jovem ou velho.
Para nós que somos desenvolvedores cabe ter muita dedicação, ética e paixão pelo que faz o resto vem naturalmente com o trabalho.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 12/08/2010 12:01:51
|
Jairo Junior
Java Ninja
![[Avatar]](/images/avatar/082441272c235fde63d142b3a9ac61fc.png)
Membro desde: 14/08/2009 19:17:38
Mensagens: 291
Localização: Belém, Pará
Offline
|
Também sou mais um desses jovens, mas concordo com o argumento do asaudate.
|
|
|
 |
|
|