CajuScript - 0.4 - Nova Versão  XML
Índice dos Fóruns » Notícias
Autor Mensagem
eduveks
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 19/04/2005 07:45:40
Mensagens: 831
Localização: Lisboa - Portugal
Offline

Olá pessoal!

Bem esta ai uma nova versão do CajuScript! Tem como algumas novidades:

Alguns bugs resolvidos.
Melhor performance, principalmente no modo compilado.
Compilação agora é feita com BCEL criando diretamente em bytecode.
Suporte à sintaxe de arrays iniciado mas não esta concluido.

Espero que gostem, qualquer coisa só dizer!

Dicas, reclamações, assim como interesse em participar do projeto, tudo é bem vindo.

http://www.cajuscript.org ou http://cajuscript.googlecode.com ou http://code.google.com/p/cajuscript!

[]'s

http://www.cajuscript.org
http://eduveks.blogspot.com
[Email] [WWW]
bacofrb
Thread.start()

Membro desde: 12/04/2008 12:14:39
Mensagens: 40
Offline

Poderia começar mudando a logomarca! Tá péssima!
[WWW]
kicolobo
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 19/07/2006 14:11:09
Mensagens: 1188
Localização: Belo Horizonte
Offline

É ótimo ver novos projetos brasileiros que não são "mais uma aplicação web".

Parabéns pelo trabalho cara!

Tenho certeza de que se você continuar se dedicando em muito breve teremos mais uma linguagem tupiniquim famosa por ai além da Lua.

http://devkico.itexto.com.br

Twitter: http://www.twitter.com/loboweissmann

Vamos aprender Grails?
http://www.grailsbrasil.com.br
[WWW] [MSN] [ICQ]
bRadoCk
Entusiasta Java
[Avatar]

Membro desde: 19/08/2010 11:02:30
Mensagens: 23
Localização: São José do Rio Preto
Offline

Poderia começar mudando a logomarca! Tá péssima!


Acho que aqui é um forum de desenvolvimento nao de publicitarios.

eduveks Parabens cara estou no trabalho chegando em casa vou ver certo o script mais mesmo assim parabens.



Estudando para OCJP .
[MSN]
maior_abandonado
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 03/09/2007 11:30:08
Mensagens: 2694
Localização: sp
Offline

orra mais vai ser reclamão la na PQP...

parabens a equipe do caju script, gosto muito da idéia... é sempre bom ver atualizações, projetos brasileiros progredindo, ver coisas interessante assim...

espero ter ajudado...

falando nisso, caso seu problema tenha sido resolvido, edite o seu primeiro post e coloque um [RESOLVIDO] no titulo do tópico.
Marky.Vasconcelos
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/04/2007 18:18:20
Mensagens: 5932
Localização: São Paulo/SP
Offline

Hehe.. infelizmente eu que tinha a parte de fazer o compilador novo, mas acabei não tendo tempo.

Mas vi a uns tempos que anda tendo uns commits, amanhã eu testo a nova versão.

Facebook @MarkyHitchhiker +Mark WP: MarkyTech's

Projects:
Android Roadmap - Aprenda Android do inicio (Java é o unico pre-requisito)
Towel ( ObjectTableModel & Swing & Utils )
Tower Defense Game - Java2D [Open-Source] [How-to-play]
EVGD: Programação de jogos (links) Ponto V! - Desenvolvimento de jogos para indies, curiosos e profissionais

DefaultTableModel?! PARE! Não faça isso! Faça melhor!

Dicas: Faça perguntas inteligentes! ; MigLayout ; GridBagLayout (Joke)

Develop games is fantastic, with words you can make worlds!!!

DON'T PANIC!
MarkyHitchhiker's Blog!
[WWW] [MSN]
mateusprado
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 26/02/2008 07:20:38
Mensagens: 412
Localização: Araraquara, SP
Offline

otimo projeto e logo.

[]s

Mateus Prado


Caelum Stella

SCJP - Sun Certified Java Programmer
SCWCD - Sun Certified Web Component Developer
[WWW] [MSN]
eduveks
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 19/04/2005 07:45:40
Mensagens: 831
Localização: Lisboa - Portugal
Offline

Marky.Vasconcelos wrote:Hehe.. infelizmente eu que tinha a parte de fazer o compilador novo, mas acabei não tendo tempo.

Mas vi a uns tempos que anda tendo uns commits, amanhã eu testo a nova versão.


Heee pois é, acabei tendo tempo e avancei com isto! Mas deixei outras coisas para ti n se preocupe

kicolobo wrote:Tenho certeza de que se você continuar se dedicando em muito breve teremos mais uma linguagem tupiniquim famosa por ai além da Lua.


Pois é aos poucos vamos indo, e eu criei o CajuScript justamente por que o LuaJava estava estagnado morto e ainda esta, é uma pena, ainda colaborei um pouco com o projeto, mas esta mesmo estagnado a anos. Mas teria muito futuro, Lua é excelente, a minha idéia era até em fazer um Lua 100% Java, mas ai veio a idéia de por que n fazer um motor de script flexivel a sintaxe? Onde o programador pode inventar uma sintaxe? Seja estilo Lua, Java, Python, em Português, ou meio "Geek" como é a sintaxe oficial

Mas é uma pena mesmo, eu queria muito que o LuaJava estivesse activo e concorrendo ai forte com as outras linguagens mais famosas em cima do Java.

bacofrb wrote:Poderia começar mudando a logomarca! Tá péssima!


Se quiser sugerir algo mais elegante seria muito bem-vindo.

kicolobo, bRadoCk, maior_abandonado e mateusprado wrote:...


Muito obrigado pelo reconhecimento! Mas mais importante do que fazer o CajuScript é as pessoas descobrirem a fazer uma boa utilização e assim ser uma ajuda para conseguir o sucesso nos projetos em que estão envolvidas.

Pena que a grande maioria dos programadores não sabem como usar os scripts ou nem sequer sabem a utilização que pode ter. E ainda a maioria dos que utilizam é só por que a framework web é feita para ser usada com uma determinada linguagem de script e acabam por fazer soluções inteiras em script, o que também é um grande erro usar massivamente substituindo o próprio Java e condenando a performance, segurança e estabilidade. Há que saber usar e usar com bom senso. E há uns melhores para uma determinada coisa e outros para outra. E a preguiça deve ficar sempre de lado. Java é sempre Java

This message was edited 2 times. Last update was at 25/08/2010 18:30:39


http://www.cajuscript.org
http://eduveks.blogspot.com
[Email] [WWW]
Adelar
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 31/10/2008 10:07:36
Mensagens: 1237
Localização: Cascavel
Offline

Muito legal... muito boa a iniciativa... este já está na minha "caixa de ferramentas de programador"!!
eduveks wrote:Mas é uma pena mesmo, eu queria muito que o LuaJava estivesse activo e concorrendo ai forte com as outras linguagens mais famosas em cima do Java.

Concordo totalmente.
Se tiver escolha da logomarca também mando sugestões

Att.


This message was edited 1 time. Last update was at 25/08/2010 19:21:43


"Errando e aprendendo com os bugs"
http://www.cajuscript.org
[WWW] [MSN]
eduveks
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 19/04/2005 07:45:40
Mensagens: 831
Localização: Lisboa - Portugal
Offline

Adelar wrote:Muito legal... muito boa a iniciativa... este já está na minha "caixa de ferramentas de programador".. valeu
eduveks wrote:Mas é uma pena mesmo, eu queria muito que o LuaJava estivesse activo e concorrendo ai forte com as outras linguagens mais famosas em cima do Java.

Concordo totalmente.
Se tiver escolha da logomarca também mando sugestões

Att.


Só mandar a sugestão! E no minimo publico todas as sugestões numa pagina no projecto do CajuScript com os devidos créditos a cada autor, e depois escolhemos a melhor para ser a oficial. Mas no caso de ser só uma sugestão fica logo como a sugestão final e pronto sendo minimamente melhor o que n é dificil

É tudo bem vindo e faço questão de todo esforço ficar publicado com os devidos créditos. Assim nada é perdido ou atoa!

http://www.cajuscript.org
http://eduveks.blogspot.com
[Email] [WWW]
matarra1000
JavaBaby

Membro desde: 19/09/2009 20:43:57
Mensagens: 82
Offline

Qual a ideia dessa linguagem? Pelo q vi n tem nada de mais, a não ser ser minimalista ao extremo. Pra mim algumas tecladas a mais n fazem a menor diferença.
eduveks
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 19/04/2005 07:45:40
Mensagens: 831
Localização: Lisboa - Portugal
Offline

matarra1000 wrote:Qual a ideia dessa linguagem? Pelo q vi n tem nada de mais, a não ser ser minimalista ao extremo. Pra mim algumas tecladas a mais n fazem a menor diferença.


A sintaxe n é fixa, é customizavel.

Bem o principal foco é ser o mais leve e rápido possível, n tem meta programação, n tem suporte a criação de classes, entre muitas outras coisas que o JRuby e o Groovy tem.

É um motor de scripting para pequenos códigos com o menor impacto possível na performance global.

Por exemplo se vc tem scripts criados por usuários guardados na base de dados, estes scripts podem estar numa sintaxe em português por exemplo, vc pode configurar o CajuScript para isto, e estes scripts são flexiveis para a customização dos usuários, então vc ao longo da solução vai ter que executar N scripts diferentes e diversas vezes, então o impacto na performance vai ser considerável então uma linguagem de script leve e rápida conta muito.

Imagina q vc tem parte do teu código q constroe um gráfico, talvez seja bom esta parte da criação do gráfico estar liberada para o usuário poder alterar, e poder acrescentar mais dados e remover em runtime.

Ou então vc quer segurança e n quer q quem mexa nos scripts consiga alterar o comportamento da solução.

Ou ainda fazer calculos 3D ou 2D como o recurso que o Marky.Vasconcelos fez para o CajuScript: http://code.google.com/p/cajuscript/wiki/tutorialOperable

O CajuScript por ser pequeno, simples, limitado, e tem um parser próprio, entre outras coisas, fica fácil inventar algo q precisamos a medida, sem complicar muito, pergunta para o Marky.Vasconcelos quanto tempo ele demorou para fazer isto, e se foi difícil? Eu nem precisei falar nada, ele teve a idéia e fez, basta olhar um pouco o código.

A idéia n é fazer o que as outras linguagens de scripts fazem, pois a idéia n é fazer um projeto inteiro em CajuScript, e sim coisas pontuais causando pouco impacto.

JRuby e Groovy praticamente substituem a codificação Java, o CajuScript é só para dar um complemento.

A curva de aprendizagem do CajuScript é minuscula, pois n tem nada de mais ou fora do normal, n exige q vc aprenda uma nova linguagem, pois a uma sintaxe oficial sugestiva, mas q vc pode mudar para um estilo Java, VB, Português, etc, tudo para vc poder deixar aquela parte do teu projeto dinâmico sem precisar aprender algo novo e sem condicionar o desempenho do projeto.

É mais ou menos isto, mas as idéias são vastas, se vc quiser fazer um projeto em script ou um script de 1.000 linhas, eu te digo logo para n fazer em script e sim em Java, mas se vc insistir em fazer em script então não faça em CajuScript, q ele não foi feito para isto, e n vai te facilitar muito a vida nisto como o JRuby e o Groovy.

Por isso dependendo da situação, uma coisa pode ser melhor q outra. Há q conhecer e fazer as escolhas q achar melhor e pronto.

This message was edited 2 times. Last update was at 25/08/2010 20:52:51


http://www.cajuscript.org
http://eduveks.blogspot.com
[Email] [WWW]
Adelar
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 31/10/2008 10:07:36
Mensagens: 1237
Localização: Cascavel
Offline

eduveks wrote:É mais ou menos isto, mas as idéias são vastas, se vc quiser fazer um projeto em script ou um script de 1.000 linhas, eu te digo logo para n fazer em script e sim em Java...

Isso me lembra um script bash que eu tinha de mais de 2000 linhas... manter aquilo era horrível!!
Mandei minha sugestão de logo em mensagem privada...

Att.

"Errando e aprendendo com os bugs"
http://www.cajuscript.org
[WWW] [MSN]
eduveks
GUJ Ranger
[Avatar]

Membro desde: 19/04/2005 07:45:40
Mensagens: 831
Localização: Lisboa - Portugal
Offline

Adelar wrote:
eduveks wrote:É mais ou menos isto, mas as idéias são vastas, se vc quiser fazer um projeto em script ou um script de 1.000 linhas, eu te digo logo para n fazer em script e sim em Java...

Isso me lembra um script bash que eu tinha de mais de 2000 linhas... manter aquilo era horrível!!
Mandei minha sugestão de logo em mensagem privada...

Att.


Brutal! Adorei! Esta mesmo excelente

Fiquei maravilhado! Não espera algo tão bom! Só falta o nome CajuScript com um estilo ao nível do icon... dá? Acho q é só o q falta para eu substituir o atual

Muito bom mesmo! Idéia genial.

Pois é... scripts ajudam e as vezes com menos código da para fazer mais coisas do que em Java... mas... n tem como substituir a elegância de um código bem feito em Java, fora o controle e a garantia nos conteúdos das variáveis por ser fortemente tipada, todos os recursos das IDEs para Java, e a performance claro. Script é sempre script... vc pode até fazer as 2000 linhas de código mais rápido em script do q em Java, mas depois fazer a manutenção, econtrar bugs, debug, etc... é um tiro no pé.

Eu já cometi erros assim de exagerar na dose de scripts e depois de apanhar bastante tive q refazer em Java. Por acaso com o CajuScript n lembro de ter cometido este erro, acho q uma ou outra vez, justamente por ter recursos limitados, sempre acaba sendo melhor programar massivamente em Java.

Só lembrando q a equipe do CajuScript é limitada, n tem como comparar com as equipes de outras linguagens, fazemos o melhor q conseguimos, e o CajuScript é das poucas q tem um parser próprio, a grande maioria usa parsers prontos, e acho q ai q esta o nosso ponto forte, ter um parser feito a medida. Nos perdemos muito mais tempo com otimização de performance do que criando facilidades de programação, é mais este o foco. E acho q é o q faz a grande diferença quando vai para produção.

http://www.cajuscript.org
http://eduveks.blogspot.com
[Email] [WWW]
zoren
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 30/06/2008 08:32:33
Mensagens: 1007
Offline

Caramba, achei muito legal.

Dei uma olhada nos exemplos do wiki e fiquei muito interessado.

Não vejo a hora de testar isso.

[Email] [MSN]
 
Índice dos Fóruns » Notícias
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team