Livro sobre Inteligência artificial  XML
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Autor Mensagem
ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

Bom Dia a todos!



Estou pensando em fazer o meu TCC sobre inteligência artificial, eu comprei um livro chamado Inteligência Artificial, Noções Gerais onde ele dá uma introdução a Sistemas Baseados em Casos, Redes Neurais e Sistemas Especialistas, mas como o livro é introdutório não tem nada prático. Alguém tem alguma bibliografia com uma abordagem mais ampla para indicar ?




Muito Obrigado.

O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
entanglement
GUJ Hacker

Membro desde: 26/09/2009 09:18:56
Mensagens: 9854
Offline

Um colega meu usou este livro:

Inteligência Artificial - Stuart Russel, Peter Norvig

ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

Eu tenho vontade de comprar este livro mesmo, mas eu não conheço muito sobre o assunto e ele é muito caro. Vocês teriam algum outro para indicar ?

O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
juliocbq
GUJ Expert

Membro desde: 13/11/2008 12:10:18
Mensagens: 4974
Offline

Eu comprei esse livro em 2004. Foi muito útil para meus artigos científicos na faculdade.
http://www.amazon.com/Neuro-Fuzzy-Soft-Computing-Computational-Intelligence/dp/0132610663
ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

juliocbq, você fez uma abordagem sobre o todo ou um tema específico, você tem este TCC em algum lugar para eu ver ?

O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
CarlosEduardoDantas
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 13/11/2006 15:26:38
Mensagens: 1171
Offline

um livro muito bom e abrangente como você precisa, que comprei na SBC 2004. A autoria deste é do pessoal do icmc usp


http://www.submarino.com.br/produto/1/184700

'Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito'.

Aristóteles.

carloseduardoxp
[MSN] [ICQ]
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 25329
Localização: Curitiba/PR
Offline

O que você pretende fazer com IA?

Dois livros ótimos:
Programming Game AI By Example, do Mat Buckland
AI Game Engine Programming, do Brian Schwab

Ambos com diversos programas implementados e exemplos práticos.

@ViniGodoy - Lattes

Novo no fórum? Leia nosso How to.

Ponto V! - Desenvolvimento de Jogos Profissional - @Pontov - Facebook
Projeto Towel - Swing de uma forma inteligente (Novo lar do ObjectTableModel e do Auto-Filtro).

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
[WWW]
ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

ViniGodoy, eu gostaria de mostrar uma boa base teórica e alguns exemplos, estes livros abordam a teoria também ?

Porque se eles forem bons e eu conseguir acompanhar eu posso fazer um tema do tipo AI voltada para jogos

Mais uma vez, muito obrigado a todos!

O GUJ é fera!


O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
tnaires
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 22/12/2003 08:05:58
Mensagens: 1715
Localização: Recife - PE
Offline

entanglement wrote:Um colega meu usou este livro:

Inteligência Artificial - Stuart Russel, Peter Norvig

Fiz minha monografia na área e uma das referências foi esse livro.
Creio que o Russel, Norvig e o Cormen et al são fundamentais para a sua biblioteca pessoal.

This message was edited 1 time. Last update was at 16/09/2010 09:38:53

ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 25329
Localização: Curitiba/PR
Offline

Nenhum desses livros tem a teoria abordada de maneira muito formal (com demonstrações matemáticas, por exemplo). Por isso, é bom ter o Russel&Norvig (recomendado ali pelo Entanglement) de complemento. Esse livro do Norvig é facilmente encontrado nas bibliotecas de faculdades.

Agora, o livro do Brian Schwab é bem detalhado e explicativo. Explica bem como funciona diversos temas de IA, com exemplos práticos, e com uma boa base teórica para iniciantes. Como é um livro sobre Engine, o autor compara muitas vezes alternativas entre si, e procura dar mais detalhes dos temas abordados, e das preocupações que um desenvolvedor de IA deve ter no geral.

O livro do Buckland é extremamente prático. Pode não ser muito formal, mas é bem divertido de ler e serve como pontapé inicial para estudar IA.
Dê uma olhada no site do autor: http://www.ai-junkie.com/


Se você gosta de IA para jogos, vai gostar de ver esses slides, feitos pelo pessoal da Valve:
Michael Booth, "The AI Systems of Left 4 Dead," Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment Conference at Stanford.

E também vai gostar de seguir os feeds desse site: http://aigamedev.com/

This message was edited 3 times. Last update was at 16/09/2010 09:45:55


@ViniGodoy - Lattes

Novo no fórum? Leia nosso How to.

Ponto V! - Desenvolvimento de Jogos Profissional - @Pontov - Facebook
Projeto Towel - Swing de uma forma inteligente (Novo lar do ObjectTableModel e do Auto-Filtro).

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
[WWW]
ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

ViniGodoy valeu mesmo !!!

Quer ser meu orientador brincadeira...

Vou atrás agora!

Obrigado a todos que responderam o POST.

O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
thokk
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 18/10/2006 17:04:08
Mensagens: 524
Offline

Este daqui é o melhor livro sobre o assunto.

http://compare.buscape.com.br/inteligencia-artificial-estruturas-e-estrategias-para-a-solucao-george-f-luger-8536303964.html

Na vida temos um dia único e feliz. Este dia foi quando conheci minha esposa!!!!
[Email] [MSN]
ivandasilva
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 03/11/2007 11:48:58
Mensagens: 418
Offline

thokk este livro me interessou bastante por ser em traduzido, ele tem exemplos e além disso não chega no mérito da matemática ?

O sol nasce, a bicicleta anda, o lobo uiva e o urso panda.
[WWW] [MSN]
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 25329
Localização: Curitiba/PR
Offline

É interessante notar que a IA clássica e a IA para jogos partem de definições diferentes de IA.

A IA para jogos tem interesse numa IA que passe ao teste de turing. Ou seja, que um humano, jogando contra a IA, não perceba que se trata de uma IA, e pense estar jogando com outro jogador. Ok, ainda estamos muito distantes disso, principalmente em se falando de desafios mais complexos.

A IA clássica já se baseia numa definição mais próxima de "Fazer o computador fazer melhor o que os humanos hoje fazem bem melhor que ele". É a busca do raciocínio perfeito, da eficiência técnica.


Então, por exemplo, para meus alunos de IA para jogos, eu sempre proponho que eles façam dois tipos de bots. Um deles, o que não erra, usando a teoria da IA clássica (árvores de decisão, algorítmos genéticos, etc). Como o jogo proposto é geralmente de mecânica simples (Pong, por exemplo) eles não tem muita dificuldade em fazer um bot invencível.


O segundo desafio (muito pior, na minha opinião) é fazer um bot que jogue bem, mas que erre de vez em quando. E, mais importante do que isso, erre de uma maneira convincente para o jogador. Ou seja, o bot tem que mostrar sua potencialidade, mas não ser programado necessariamente para ganhar. Isso exige a simulação do reflexo humano, ou da nossa tentativa (muitas vezes frustrada) de antecipar a posição da bola sem necessariamente recorrer a um calculo matemático preciso. Também exige entender como o jogador pensa e humaniza o bot. As pessoas tendem a tentar montar um "mapa mental" de seu oponente, imaginar o que ele está pensando e, embora a máquina não seja humana, eles fazem isso para ela também.


No caso de jogos, o algoritmo que acerta sempre pode não ser desejável. Afinal, quem quer um inimigo que não perde nunca?

This message was edited 1 time. Last update was at 16/09/2010 10:49:11


@ViniGodoy - Lattes

Novo no fórum? Leia nosso How to.

Ponto V! - Desenvolvimento de Jogos Profissional - @Pontov - Facebook
Projeto Towel - Swing de uma forma inteligente (Novo lar do ObjectTableModel e do Auto-Filtro).

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
[WWW]
thokk
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 18/10/2006 17:04:08
Mensagens: 524
Offline

ivandasilva wrote:thokk este livro me interessou bastante por ser em traduzido, ele tem exemplos e além disso não chega no mérito da matemática ?


Quando vc chegar na metade do livro vai ver que começa a ficar bastante interessante e incentiva a pesquisar mais sobre o assunto.

Na vida temos um dia único e feliz. Este dia foi quando conheci minha esposa!!!!
[Email] [MSN]
 
Índice dos Fóruns » Assuntos gerais necessariamente ligados a tecnologia
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team