Como Programar um Jogo?  XML
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Alberto.S
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Depois de criar o GDD (Game Design Document) e aprender uma linguagem (Java SE) e estudar uma API (Java 2D). Qual o próximo passo na sua opinião para começar a programar um jogo 2D simples? Algum livro específico de referência? Algum site? Referências de programadores de jogos? Participar de algum projeto de jogo livre (GNU GPL)? Programar, testar, debugar?

Qual o próximo passo?

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Estou pensando em fazer um jogo também, para android.

Acho que primeiro você tem que definir bem o que é o seu jogo, os escopos, funcionalidades etc, estudar o que você vai precisar para executar suas ideias como APIs e algoritmos, definir a arquitetura e botar a mão na massa.

Pelo menos isso para um projeto de um jogo pequeno/medio.

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Agora muito mais rapido!
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barbon
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Falando em Java e Desenvolvimento de Jogos... JMonkey:

http://www.jmonkeyengine.com/

http://www.patternizando.com.br
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ViniGodoy
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Algum site?
http://www.pontov.com.br

O primeiro passo é mesmo o game design. Conhecer seu público, definir o que seu jogo vai ser e o que não vai.

Que passos você deve tomar, que linguagem usar, vai depender de público, plataforma alvo, requisitos de portabilidade, etc. Nesse aspecto, um jogo não é muito diferente de um software comercial qualquer.

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Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
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barbon wrote:Falando em Java e Desenvolvimento de Jogos... JMonkey:


E falando em desenvolvimento de jogos no geral, não dá para esquecer dessa aqui também: http://unity3d.com/

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Alberto.S
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Quer dizer que não tem um método passo a passo para um iniciante começar a programar um jogo (simples mesmo, 2D e tal) em Java?

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ViniGodoy
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Alberto.S wrote:Quer dizer que não tem um método passo a passo para um iniciante começar a programar um jogo (simples mesmo, 2D e tal) em Java?


Você chegou a ver os tutoriais de Java2D do Ponto V?
Escolhendo onde desenhar
Conhecendo o JFrame
Uma visão rápida sobre o Java 2D
Pintando no java 2D
O fantasma do Pacman (aqui tem um exemplo funcional)
Trabalhando com imagens
O loop de animação
A primeira animação
Desenho direto - Active Rendering

Você também pode ver esses aqui (os dois usam java 4):
http://www.cokeandcode.com/node/6

Killer Game Programming in Java:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

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Ainda não se acham bons tutoriais de JMonkeyEngine...

Comecei a mecher com ele, e fiz alguns desenhos em Blender 3D, mas não consegui utilizá-los na aplicação...
Fica a sugestão ae pro Viny, quando tiver tempo é claro, dar umas aulinhas lá no PontoV! rs

Vlws

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto?? Não faça isso! Veja Isso!

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"If you have an apple and I have an apple and we exchange apples then you and I will still each have one apple.
But if you have an idea and I have an idea and we exchange these ideas, then each of us will have two ideas."


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pedroroxd wrote:Ainda não se acham bons tutoriais de JMonkeyEngine...


Pensamos nele, mas a demanda por tutoriais da Unity3D é muito maior.

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pedroroxd
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Legal... Já tinha ouvido falar, mas nunca despertou curiosidade...
Você pode exportar imagens do Blender 3D para desenvolver com ele?

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Ah, desculpe, postei sem googlar.. rs

Na realidade o Unity3D é mais um game maker mesmo.. Você faz tudo por ele, não há necessidade de criar o gráfico pelo Blender...
Mas gostei bastante do Ogre 3D... Com tantos caminhos, o difícil é escolher qual seguir...

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pedroroxd wrote:Você pode exportar imagens do Blender 3D para desenvolver com ele?


Pode sim, foi inclusive foi sobre isso a palestra do mcunha98 (Billy Oposto) no warmup de ontem da Global Game Jam aqui de Curitiba.

O mais comum é usar modelos externos para a Unity mesmo. Os editores dela são práticos e quebram um galho, mas não se comparam a uma ferramenta externa.

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ViniGodoy
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Agora que vi, o Bruno já inclusive postou um resumo do que foi o evento ontem:
http://www.ggjcwb.com/2011/01/aquecimento/#more-267

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Valeu Vini!

Concordo que a JMonkeyEngine ainda é muito obscura. Lançaram somente o primeiro capítulo de uma série de uma suposta documentação sequencial para o JME. Mas faz tempo que só tem esse 1. Aqui tem um link:

http://encuentrosjava.uji.es/TercerosEncuentros/materiales/IntroduccionJMonkey.pdf


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Marky.Vasconcelos
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A melhor documentação para aprender a JMonkeyEngine é da versão 2 ainda.

http://jmonkeyengine.org/wiki/doku.php/jme2

Realmente eles estão atrasados com esses docs, é um projeto open-soruce, talvez alguma alma caridosa possa fazer uma boa documentação pra eles.

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Projects:
Android Roadmap - Aprenda Android do inicio (Java é o unico pre-requisito)
Towel ( ObjectTableModel & Swing & Utils )
Tower Defense Game - Java2D [Open-Source] [How-to-play]
EVGD: Programação de jogos (links) Ponto V! - Desenvolvimento de jogos para indies, curiosos e profissionais

DefaultTableModel?! PARE! Não faça isso! Faça melhor!

Dicas: Faça perguntas inteligentes! ; MigLayout ; GridBagLayout (Joke)

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