[RESOLVIDO] Duvida sobre Parametros e seus Tipos de Retorno

Ola pessoal, olha eu aki d novo.
Ja vim ao forum uma outra fez com uma duvida e ela foi tao bem esclarecida que resolvi volter =)

Bem, é o seguinte, estou estudando no Livro “USE A CABEÇA! JAVA” mais como meu contato com programação foi bem pouko, estou um pouco perdido na parte de Parametros e Tipos de retorno.

O Livro explica, mais eu nao consegui intender sem um exemplo pratico.
Gostaria que se alguem tiver tempo, c tem como escrevel algo aki, pra facilitar meu intendimento, talvez ate colocar um codigo como modelo.
Meu estudo ainda esta no inicio então se for colocar codigo, gostaria que comentasse as linhas mais complexas, se n for incomodo =)

Vo colocar abaixo, um dos exemplos do livro, so pra caso vcs ainda n tenham intendido o que eu to tentando dizer. (acho q nem eu to intendendo =/ )

[code]void go() {
int foo = 7;
int bar = 3;
t.taketwo (foo,bar);
}

void taketwo (int x, int y) {
int z = x+y;
System.out.println ("Total is "+z);
}[/code]

Esse foi um pequeno exemplo que tem no livro.
outro exemplo é este:

[code]class eletricguitar {
String brand;
int numofpicks;
boolean rockstarusesit;

String getbrand (){
	return brand;  //o que é esse return e como usa ele?
}

void setbrand (String abrand) { // n estou entendendo esse tipo de retorno desse metodo e como ele vai influenciar num programa
	brand=abrand;
}

int getnumofpick(){
	return numofpicks;
}

void setnumofpicks (int num){
	numofpicks = num;
}

boolean getrockstarusesit (){
	return rockstarusesit;
}

void setrockusesit (boolean yesOrNo){
	rockstarusesit = yesOrNo;
}

}[/code]

Bem queria saber como seria a utilização desse retorno em um programa funcional. como e pra que ele é usado?

Sei q talvez n tenha ficado claro, mais qualquer coisa a noite eu volto ae, agora eu tenho faculdade jaja, dai à tarde estou ocupado, mais a noite eu volto.

Obrigado a todos que lerem e respondere, ou somente lerem, ou so abriram e nem leram, ahhhh vcs entenderam =)

Vlw, e obrigado pela paciencia

Olá!

Mania sua de substituir o “e” por “i” no inicio de algumas palavras, hein? rs
Mas sobre a sua pergunta, vou lhe dar um exemplo muito simples.

Vamos supor que precisa somar dois valores, depois de somado os dois valores você usa esse resultado em um determinado ponto do seu sistema.
Mas se você precisa somar várias e várias vezes dois valores e em pontos distintos, em classes distintas e etc, um meio fácil é método, não é?

Criar um método que realize a soma de dois valores e me devolva esse resultado.
Esse é o objetivo de se adicionar um retorno a um método, mesmo que ele seja void (não retorna nada), ele tem seu objetivo.

Vamos supor:

public double soma(double a, double b) { return a + b; }

Sendo assim, em qualquer ponto do sistema que você realizar uma chamada a esse método, você vai poder trabalhar com o resultado da soma.
Espero ter clareado as suas idéias. Óbvio, podes retornar String, int, Integer, Float e etc…tudo depende da sua necessidade e o contexto que vai aplica-la.

Abraços.

return brand; //o que é esse return e como usa ele?

o return é usado para devolver alguma informação quando o metodo é chamado (vamos para o exemplo)

meu metodo validador

public boolean validaDado(int numero){
  boolean dadoValido = false;
  if( numero > 0){
       dadoValido = true;
   }
 return dadoValido;
}

a funcionalidade no sistema

if(validaDado(152) == true){ // estou chamando o metodo validaDados e pedindo para ele verificar se 150 > 0, o validaDados vai retornar TRUE e entao o if vai permitir que o metodo inserirNoBanco seja executado
    inserirNoBanco();
}

os retornos sao muito importante para saber o resultado do metodo, caso ele faça algum processamento e vc quer saber o valor do processamento (pode retornar qualquer coisa, string, int, object, list, etc)

void setbrand (String abrand) { // n estou entendendo esse tipo de retorno desse metodo e como ele vai influenciar num programa

se vc verificar tem la no começo esta variavel String brand;

no metodo ele so esta dissendo que

a variavel que vem como parametro é a mesma que está estanciada la em cima

Utilidade?: é para vc poder “enchergar a variavel brand” em toda a classe eletricguitar

olha o exemplo do nel, é praticamente uma aula… tanto de portuga como de java hahahaaha

em fim, isso é o basico de java

hum… acho que começo a entender (perceba que usei o E e não o I no começo =D )

Então se eu quiser por exemplo imprimir o resultado da soma de um metodo como o exemplo dado por vc, eu faria algo assim?

 System.out.println ("O Resultado é "+soma);

sei que provavelmente n é assim, pq soma eh um metodo e não uma variavel, então, como eu faria para imprimir esse resultado?

(Desculpe, é que realmente sou iniciante nisso)

Obrigado a quem me respondeu e quem me responder ainda ^^

Vlwwww pessoal, vcs são so melhores

[quote=ronan16]hum… acho que começo a entender (perceba que usei o E e não o I no começo =D )

Então se eu quiser por exemplo imprimir o resultado da soma de um metodo como o exemplo dado por vc, eu faria algo assim?

 System.out.println ("O Resultado é "+soma);

[/quote]

errado

se vc quiser imprimir o resultado da soma será

System.out.println ("O Resultado é "+soma(1,2));

preste atenção na assinatura do metodo public double {double é o tipo do retorno} soma(double a, double b) {double a e double b são as variaveis de entrada, ou seja, serão usadas na operação}

para chamar um metodo é assim:

nomeDoMetodo(parametros de entrada)

entendeu?

alguma duvida extra?

Tb sou meio iniciante mas vou tentar ajudar hehe, apesar que nem eu entendi direito qual sua dúvida rsrs

Nesse segundo exemplo da guitarra vou tentar explicar o que vc ta perguntando nos comentários.

Essa classe tem um String brand (brand = marca da guitarra) e dois métodos, um set e um get.

Se vc ainda não aprendeu o que é um método set e método get, recomendo ler isso na apostila Caelum que explica mto bem isso.

Genericamente uma forma de explicar esse dois métodos seria assim:

Imagine que eu compro um guitarra e coloco o apelido dela de “Xuxu” (seria o Set)

Ai vem você e pergunta: Qual o apelido de sua guitarra?

Eu retorno pra você: “Xuxu” (seria o Get)

Jogando nesse exemplo seria mais ou menos assim: (Tenter olhar sempre primeiro o set depois o get, as vezes confunde pra entender ver primeiro o get) x)

[code]class eletricguitar {
String ApelidoGuitarra;
int numofpicks;
boolean rockstarusesit;

String obterApelido (){ //No Exemplo lá é o "getBrand", ele retorna um String
   return ApelidoGuitarra;  //No caso eu botei de "Xuxu"
}
 //No exemplo lá é o "setBrand"
 //O "pré-requisito"(parâmetro) pra usar esse método é ter uma String nesse caso "Xuxu"
 //Esse método não retorna, já que ele é void, apenas define o apelido da guitarra
void colocarApelido (String nome) {  
   ApelidoGuitarra = nome;
}

}[/code]

Espero que tenha dado pra vc entender rs
Me corrijam se eu expliquei alguma coisa errada ein galera hehe

se vc ainda nao entendeu procure por ENCAPSULAMENTO

ainda acho melhor vc estudar Orientação a Objetos antes de começar a brincar com essas coisas

Vlw ae a todos que responderam, acho q ja tirei minha duvida, agora tenho q praticar =)

rafaelviny, estou entrando no estudo de ENCAPSULAMENTO agora, estou usando o livro Use a Cabeça! Java.

Quanto a estudar Orientação a Objeto, estou levando ao passo que aprendo com o Java, talvez realmente eu devesse estudar OO antes, mas como não tenho mt paciencia pra isso, vou ver ate onde consigo ir aprendendo JAVA. Se eu achar mt difiu, passo para o estudo de OO.

Valeu pela dica de todos, agora é so colcoar em pratica. Obrigado pessoal, você realmente capricham no serviço aki =D
Estão de parabens. TODOS