Reconhecimento de imagens OCR com java

Bom dia galera, estou com um problema, há um mês passei no concurso da prefeitura aqui da minha cidade na área de analista de sistemas, a questão é que o pessoal aqui ta querendo um sistema pra eleição do conselho tutelar daqui, ja peguei a lista de eleitores com o numero do titulo no tse o grande problema seria que eu iria escanear todas as cédulas após a votação e queria que o programa reconhecesse o quadrado se estivesse marcado ou não e ele iria adicionando um voto pra pessoa no banco.

Alguem tem algum exemplo para que possa me ajudar?

Boa tarde Edu_dm.

Olha, existem coisas impossíveis de se fazer, porém acredito que em java, DEUS permite que seja possível.

Não que eu queira te desestimular. :oops: Nada disso :roll:

Já ouviu falar de “Java OCR” :?: Se não então visite o link abaixo para download e depois procure uma documentação sobre assunto.

Creio eu que esta API serve para o reconhecimento de caracteres em imagens, reconhecendo seus códigos ASCII, contudo para fazer o que você quer fazer, terá que fazer uma API extra.

Eu sugiro que voce construa um formulário na biblioteca Swing, a parte, onde voce pode construir um sistema de votação direta na máquina, inclusive com a foto do candidato. Já que a eleição é somente para membros do Conselho tutelar, voce pode construir uma aplicação que rode em apenas uma máquina, fazendo com que o eleitor vote direto, seria mais simples, mais cômodo, e mais seguro para a votação, e teria uma apuração mais rápida, :smiley: além disso voce poderia implessionar o Prefeito de sua cidade, pela inusitada tecnologia de ponta, 8) afinal de contas, estamos na era digital ou não estamos. :wink:

A propósito, parabéns por assumir um cargo público muito importante em sua cidade.

Um abraço,

huahuahuahuah

realmente sei que o negocio naun vai ser facil,rs

o problema é quem fez a lei tem um bendito que colocou na mesma que tem que ser cédulas em papel, ia fazer isso que voce falou mais como tem essa lei alguem pode entrar com mandato de segurança e derrubar a eleição, vlw ae amigo qualquer ajuda é muito bem vinda porque acabei de formar agora e to meio perdido. rs

abrass

Olá Edu.

[quote=edu_dm]huahuahuahuah

realmente sei que o negocio naun vai ser facil,rs

o problema é quem fez a lei tem um bendito que colocou na mesma que tem que ser cédulas em papel, ia fazer isso que voce falou mais como tem essa lei alguem pode entrar com mandato de segurança e derrubar a eleição, vlw ae amigo qualquer ajuda é muito bem vinda porque acabei de formar agora e to meio perdido. rs

abrass[/quote]

Neste caso, se você necessita disso a curto prazo, então sugiro que você transfira, momentaneamente, este trabalho para os exclutinadores, ou seja, o voto seria no papel, contudo, a sua Prefeitura vai ter que investir no trabalho de exclutinadores, digitando na máquina cada voto apurado, isto mediante a presença dos fiscais de chapa ou partido, seja lá o que for, dos candidatos.

Porque realmente, a sua necessidade de se scannear uma imagem da cédula e capturar uma região da imagem e computar a mesma como um dado, e em outra região, computar como outro dado, e coisa de se capturar as coordenadas do scanner…enfim, possa ser que seja tão simples, porém na minha concepção e projeto para no mínimo uns dois anos :lol: :lol: :lol:

Se o eleitor, ao menos escrevesse o nome do candidato, ai já facilitaria um pouco, e voce poderia utilizar o Java OCR,

Um abraço.

rs… to no sal, dois anos… vo ver aqui o povo deve cismar com minha cara, mais fazer o q…rs

mais pra reconhecer o pixel sera q da tanto trabalho assim, no caso a cédula ia ser toda preta e branca
os quadros pintados +1 no banco, em branco passava pro proximo ate chegar no fim da cedula…

Olá Edu.

A questão não é só reconhecer o pixel, isto o scanner faz mole, o problema é saber o que fazer depois com este pixel, qual ou quais deles vão computar o voto pro candidato fulano, e quais vão computar pro beltrano, os pixels não reconhece candidato e eis o paradigma da questão. O máximo que se pode tentar fazer é calibrar a área do scanner (coordenadas abcissas e ordenadas), se ele estiver em uma posição (X,Y), o voto vai para o Lula, se em outra (X,Y), vai para a Dilma, (estou doido para tirá-los da presidência) :lol: :lol: :lol: , brincadeirinha tá, se você for do PT. :?: :roll:

Para se fazer isto, um scanner já tem que estar preparado para tal.

Além disso, existe um outro fator que você está deixando de considerar, que a posição exata de cada cédula no Scanner, desalinha o mesmo, pra você ver a dor de cabeça que é, neste caso seria melhor pegar as coordenadas na imagem do quadrado marcado e tentar ler em OCR o nome que está do lado, porém eu confesso que não sei como se faz isto.

Quer saber, tentar ler um OCR, com o Java OCR, para ver o que te retorna :idea:

Um abraço.

Você tem certeza que é tão simples assim? Geralmente eleições envolvem auditorias, e não é tão fácil assim automatizar um processo tão importante quanto a contagem de votos, sem muita burocracia.

ola discorpio, voce tem algum modelo ou exemplo disso que voce flw ae em cima da leitura de pixel? quanto ao amigo vinigodoy desde que seja um processo seguro o advogado aqui da prefeitura disse que não há nenhum problema quanto automatizar o processo.