JSR 354: Money and Currency API - Nova especificação para trabalhar com valores monetários  XML
Índice dos Fóruns » Notícias
Autor Mensagem
Rodrigo Vieira Pinto
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 15/07/2004 11:05:05
Mensagens: 354
Localização: São Paulo
Offline

Gustavo Marques wrote:Sim, também vejo a padronização como um grande benefício. É lógico que dá para trabalhar da maneira atual, mas cada um faz do seu jeito, ou usa double, big, classe wrapper, vira uma salada.


Além de virar uma salada, tem também o problema da precisão do resultado. Cálculos devem ser, digamos, precisos. Ainda mais quando se trata de cálculos monetários, lidando com dinheiro dos outros. E todos nós sabemos que trabalhar unicamente com tipos primitivos para realizar operações matemáticas pode gerar muitos resultados errôneos.

O Java já possui classes para muitos tipos básicos, como Integer e String. Uma classe Money (de forma semelhante ao pattern citado no livro do Fowler) cairia muito bem pra plataforma.

(OBS:apenas citei o pattern por não conhecer implementação melhor para representar dinheiro)

"Ser o segundo é ser o primeiro dos perdedores" - Ayrton Senna

"Eu vou dá 10 pau!!" - Aracy de Almeida

Nova dupla sertaneja: Waterfall e Procedural. Pra começar, é sertanejo (ARGH!)

"Bem, dizia eu que a aritmética..." - Prof. Girafales

chun
GUJ Master
[Avatar]
Membro desde: 08/11/2004 15:43:41
Mensagens: 1699
Localização: Curitiba/PR
Offline

E a JSR 310 (Date and Time API ) em galera ? Morreu mesmo ? Que demora para uma padronização que deveria ser rapida , não ?

Ps: Este post é uma opinião pessoal e NÃO DEVE SER ENCARADO COMO VERDADE ABSOLUTA... então... caso você não concorde... não precisa cortar os pulsos...

------
Controverso Eu ? http://www.go-java.com/blog
[WWW] [ICQ]
guerios
Debugger
[Avatar]

Membro desde: 18/08/2006 16:13:29
Mensagens: 71
Offline

Na minha visão demorou pra sair isso.

Entendo que essa JSR é motivada pela forte tendência do dinheiro em papel ser substituido de fato pelo dinheiro eletrônico.

@fguerios
Lattes

Visite meu blog http://www.nicosemporio.com.br/blog
[WWW]
Rubem Azenha
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 28/06/2004 00:10:43
Mensagens: 1933
Localização: São Paulo, SP
Offline

Legal, acho que meus bisnetos vão gostar



Programming today is a race between software engineers striving to build bigger and better idiot-proof programs, and the Universe trying to produce bigger and better idiots. So far, the Universe is winning
[WWW]
Alexandro.Almeida
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 25/07/2008 09:00:19
Mensagens: 98
Localização: Itu
Offline

Adriano Almeida wrote:Desde o começo desse ano, começou um trabalho para desenvolver uma nova especificação no Java para auxiliar o trabalho com valores monetários, que é a JSR 354 - Money and Currency API. A especificação, que possui como líder o banco Credit Suisse, membro do JCP, também possui como um dos seus membros de Expert Group o Stephen Colebourne, que participou de outras especificações, como a Date and Time API (JSR 310), junto dos brasileiros Michael Nascimento e Fabio Kung.


Segundo a descrição da especifição:


Provides an API for representing, transporting, and performing comprehensive calculations with Money and Currency.


Vale lembrar que essa especificação está em estágio bastante inicial, mas não deixa de ser uma boa notícia para empresas que trabalham com sistemas financeiros e cálculos em moedas.

Para saber mais sobre a especificação, a página dela é http://jcp.org/en/jsr/detail?id=354


Pela velocidade que as coisas acontecem no Java, talvez em 2016 teremos esta API lançada ...
Enquanto isso, tenho uma implementação do Money Pattern do Martin Fowler no Github
https://github.com/xandroalmeida/money-pattern

--
Alexandro D. Almeida

Meu antigo perfl perdido http://www.guj.com.br/user/profile/15752.java
[MSN]
marcosalex
GUJ Expert
[Avatar]

Membro desde: 20/02/2008 12:32:59
Mensagens: 3372
Online

Alexandro.Almeida wrote:
Pela velocidade que as coisas acontecem no Java, talvez em 2016 teremos esta API lançada ...
Enquanto isso, tenho uma implementação do Money Pattern do Martin Fowler no Github
https://github.com/xandroalmeida/money-pattern


A evolução do Java estava lenta por causa dos problemas financeiros da Sun. Hoje em dia a coisa acelerou muito, tanto que essas JSRs voltaram à ativa.
[Yahoo!] aim icon [ICQ]
jeffprestes
What is classpath?

Membro desde: 24/04/2006 20:42:11
Mensagens: 8
Localização: São Paulo / SP
Offline

Olá Pessoal,

estou fazendo parte do Expert Group dessa JSR.

Creio que o grande motivador mesmo sejam as transações online, cada vez maiores e ter uma API padronizada para plataforma EE ajuda muito na interoperabilidade das aplicações.

Obrigado Alexandre pela implementação da sugestão do Fowler. Vou postar na lista da JSR. Pode ser uma útil fonte de referencia.

Sobre a velocidade do JCP, concordo com o colega que disse que depois de finalizada a fusão com a Oracle a coisa deslanchou. Ainda estamos na discussão do escopo da API e de outros detalhes mas a coisa tá agitada. Acho que não vai demorar tanto assim para ela ser incorporada.

Vou continuar acompanhando as discussões aqui. Vai ser bacana ouvir vocês e levar suas sugestões ao Expert Group.

Abs!

________________________
Jefferson Prestes
Java Developer
 
Índice dos Fóruns » Notícias
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team