| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 28/07/2005 20:03:19
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
tRuNkSnEt wrote: Pena ... que pelo que li, a grande maioria so quer entregar o projeto, se funcionou otimo. Lembre-se que muita das vezes o cliente nem sabe mecher com computador direito, muita das vezes aquilo tudo é tao diferente que está otimo. O que eu quiz pregar é que precisamos nos unir (um gerente cuidaria bem disso), e analises bem feitas com uma equipe de programação unida vai proporcionar muito mais aos seus clientes. Esse é o seu diferencial. Buscamos ser diferentes, a mesmisse seus concorrentes também pode fazer!! Quantos aqui não fazem a mesma coisa que voce?? Quantos aqui programam java??
Só quer entregar o projeto?
Acho que você ainda não entendeu. Ninguém aqui está dizendo que é só entregar e pronto, o que quase todo mundo está dizendo é que análise não é uma coisa que deva acontecer uma vez e pronto. Você não pode simplesmente pegar o cliente disse uma vez, montar uma análize perfeita e entregar pros programadores fazerem um sistema perfeito. Isso simplesmente não existe.
Não devem existir "fases" no desenvolvimento, todo deve ocorrer junto o tempo todo. Nós devemos estar o tempo todo em contato com o cliente, devemos estar o tempo todo corrigindo falhas ou adicionando novas idéias a análize, devemos tentar melhorar tudo o tempo todo!
Você entrega uma análise "perfeita" na primeira tentativa? Eu duvido.
tRuNkSnEt wrote: É muito fácil juntar uma galera do mesmo lado e pisar em cima. Precisamos sair dessa inercia e começar a olhar para os lados. Buscar ... buscar ...o quê?? porque?? será??
Na boa, quem precisa sair da inécia é você que ainda acredita em "ideais" que são da época do nascimento da computação e já foram mais do que comprovados como errados. Dê uma olhada em métodos ágeis, como Extreme Programming e tente ter um relacionamento mais respeitoso com os "programadores", você vai ver como isso pode ajudar no seu trabalho.
This message was edited 1 time. Last update was at 28/07/2005 21:23:12
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 28/07/2005 20:07:33
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
smota wrote:
rodrigousp wrote:Parece que nos países de primeiro mundo, também existe uma divisão clara entre programadores e analistas
Onde? Aqui, Aqui ou Aqui?!?
Ih, contou o segredo deles!
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 28/07/2005 21:46:08
|
pcalcado
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/110eec23201d80e40d0c4a48954e2ff5.jpg)
Membro desde: 08/03/2004 17:19:35
Mensagens: 5174
Localização: Sydney - Australia
Offline
|
Na verdade essas ideias nao nasceram com a computaçao. O papel de analsita foi criado para tentar analisar o problema antes de sair codificando como um louco, so que no decorrer ele foi se especializando demais, a ponto de acreditar que o codigo eh algo futil, documentaçao e o que vale. Eu ouvi isso aos doze anos de um analista.
Dez anos depois, as cosias mudaram. Muitas empresas simplesmente ignoram a divisao ee stao voltando para uma versao do metodo nike (lembra disso, linhares?) "Just do It", so que eles exigem que voce faça um pouco diferente: documente e especifique como um doido, depois programe. O que o cliente quer e o de menos.
Quem le bastante sabe que em 99% dos livros de grandes autores nao-ligado a RUP ou UP ou outra metodologia engessada (e mesmo nos mais recentes destas) as pessoas pregam os valores ageis. E interessante que mesmo livros muito antigos ja faziam isso antes de se ter um termo "agil" para invocar.
Essas pessoas sao os grandes pensadores do software, e seguem estes principios. O Joel e um caso excelente, ele ja trabalhou na Microsoft e em lugares onde se pensa da maneira antiga (quem acompanha lsitas internacionais de agile sabe que a MSFT esta mudando de perfil, dando *MUITO* apoio a agilidade, inclusive com seminarios online gratuitos sobre o tema) e quando abriu sua emrpesa, ele colocou o que acredita nela. Convido a dar uma olhada nos artigos de gerencia dele.
Existe sim um analista. A principal tarefa dele e ajudar ao cliente no que ele quer, e em muitos casos ser o "cliente interno" (um proxy pro cliente). Ele escreve requisitos, responde pergutnas e avalia o que e produzido.
Dai para a frente, tudo e projeto.
Trunk, o que um analsita faz exatamente para voce que um programador nao faz? O que capacita este analista a fazer isso?
|
Phillip Calçado "Shoes"
http://fragmental.tw/
http://blog.fragmental.com.br/
"It is unfortunate that much of what is called 'object-oriented programming today is simply old style programming with fancier constructs." - Alan Kay |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 28/07/2005 22:09:46
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
pcalcado wrote: Dez anos depois, as cosias mudaram. Muitas empresas simplesmente ignoram a divisao ee stao voltando para uma versao do metodo nike (lembra disso, linhares?) "Just do It", so que eles exigem que voce faça um pouco diferente: documente e especifique como um doido, depois programe. O que o cliente quer e o de menos.
Pois é, sabe que esse ainda é o pior problema que eu tenho pra explicar XP, todo mundo sempre diz que XP prega "faça e pronto" (como o pessoal falou lá no Java-BR). Mas a galera tá começando a entender, já consegui converter um pessoal daqui da universidade a trabalhar com testes unitários e as coisas estão indo bem melhor do que eu imaginava, até mesmo pra mim
Só falta convencer os professores que seria ótimo a cadeira de "Análise e projeto de sistemas" ser feita com XP ou pelo menos falasse tanto de XP quanto eles falam de RUP
This message was edited 1 time. Last update was at 28/07/2005 22:10:24
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 01:36:20
|
tRuNkSnEt
JavaGuru
Membro desde: 16/08/2003 03:16:25
Mensagens: 245
Offline
|
Ta bom, eu sou um lunatico mesmo . Pelo menos tem alguns que embora acanhados seguem a mesma ideia.
smota wrote: Vamos recapitular ... ninguém disse que não existe analista que presta, existe (posso ser só eu que nunca vi um)!
Acho que descobri o porque!!
Eu pensei porque esses caras acham isso tão atrasado. Me lembrei de alguns fatos e fui fazer uma garimpagem. Acessei o site do mec (www.mec.gob.br) para saber quantos cursos oficializados de sistema de informação existem. Ate hoje foram devolvidos 28 universidades. Tirando as que usam o nome mas que na verdade é administração não passa muito de 15. Algumas que eu acessei os dados comprovei que nem chegaram a formar turmas.
Está explicado porque programador acaba tendo de fazer tudo mesmo!
Ai veio outro estalo e lembrei de uma reportagem feita pelo programa Fantastico um tempo atraz. Estavam eles falando mais uma vez sobre o desemprego e estavam eles mostrando uma parede em São Paulo onde é afixado vagas de emprego. Logo pela manha fica um monte de gente nessa parede verificando as vagas. Por sorte do destino pegaram um cara que estava tentado logo uma vaga de analista. Acompanharam o cara e talvez por estar sendo acompanhado por uma camera o contratante acabou cedendo uma chance para o individuo. Coisa em, ai frusta mesmo ... olha onde voces vão procurar analistas .
Ai, ja ouvi uma coisa que acho meio ficção que agora até faz um certo sentindo levando em conta o que o amigo rodrigousp disse.
Em relação ao que é proposta la fora gasta mais ou menos dois anos para chegar no brasil. Se for verdade ta explicado tambem! (leia o ultimo tipo do rodrigo).
AHHHhhhh, Mauricio Linhares .....
Musiquinha do Detonaltas para voce:
(...)É a dúvida entre o que é realmente bom e o que é realmente ruim
Porque o certo pra você pode não fazer o mesmo efeito em mim
E se tratando de habitantes do mesmo planeta isso pode ser fatal
É a escolha entre seguir com o bem sem saber direito o que é o mal
Chega desse assunto!! \0/ <0> .
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 02:43:21
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
tRuNkSnEt wrote:
AHHHhhhh, Mauricio Linhares .....
Musiquinha do Detonaltas para voce:
(...)É a dúvida entre o que é realmente bom e o que é realmente ruim
Porque o certo pra você pode não fazer o mesmo efeito em mim
E se tratando de habitantes do mesmo planeta isso pode ser fatal
É a escolha entre seguir com o bem sem saber direito o que é o mal
Detonautas? Blergh!
Mas dê uma olhada em XP e métodos ágeis, os livros são pequenos, se não ajudar também não atrapalha
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 03:45:12
|
zirocool
JavaEvangelist
![[Avatar]](/images/avatar/28659414dab9eca0219dd592b8136434.jpg)
Membro desde: 06/11/2004 17:00:05
Mensagens: 472
Localização: Candelária - RS
Offline
|
bejeto wrote:
lgr wrote:E discordo q programador deveria ser "estagiário". Este tem seu valor...
Discordo!
Se ele tem produtividade igual a qualquer um, é porque ele é um bom programador.
Então, na teoria, ele terá facilidade de conseguir emprego, pois é um bom profissional, só precisa achar alguem que queira pagar o valor dele ao invés de contratar outro estagiário e lhe ensinar tudo de novo.
O problema é que hoje em dia o estagiário serve basicamente de bode espiatório, o contrato pode ser desfeito a qualquer instante, não precisa ter carteira assinada, quando demitido, o empresário não precisa pagar fundo de garantia, e mais uma série de coisas...
|
"Não decore passos, aprenda o caminho." (Klaus Vianna)
http://twitter.com/misaelbr |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 08:27:55
|
Thiago Senna
GUJ Master
![[Avatar]](/images/avatar/78719f11fa2df9917de3110133506521.jpg)
Membro desde: 11/02/2005 08:08:02
Mensagens: 1595
Offline
|
trunkset wrote:Lembre-se que muita das vezes o cliente nem sabe mecher com computador direito,
Bom, se este gerente for tão brasileiro como eu e qualquer um aqui, ele vai aprender a mecher na raça, assim como muitos outros milhões de brasileiros!
trunkset wrote: O que eu quiz pregar é que precisamos nos unir (um gerente cuidaria bem disso), e analises bem feitas com uma equipe de programação unida vai proporcionar muito mais aos seus clientes.
Sim, no país de Alice no Páis das Maravilhas isso é perfeitamente possível!
Trunks, o fato é q isso varia muito de equipe para equipe. Se isso fosse real, e se as pessoas realmente trabalhassem em equipe, não haveriam tantos softwares ruins por ai!
Eu digo isso pq trabalhei em uma equipe, e tem algum pedaços de software desenvolvidos por alguns integrantes que eu fico resolvendo bugs nestes códigos até hoje. Enquanto alguns programadores fizeram um bom serviço, um outro foi lá e fez de qualquer jeito.
Por isso Trunks, é que eu concordo plenamente com o que foi escrito no artigo. É melhor 1 programador bom, do que 3 medianos.
Eu ainda vou além, sou mais 4 programadores bons, do que 6 programadores bons e 1 médio! (a não ser que este programador mediano fosse esforçado e autocrítico!!!)
Trunkset wrote:
Esse é o seu diferencial. Buscamos ser diferentes, a mesmisse seus concorrentes também pode fazer!!
humm.. é de programadores assim que eu gostaria de trabalhar! É exatamente estes que o autor do artigo se referiu como o programdor bom. E este tipo de perfil que para ele vale mais a pena do que 3 programadores medianos!
Trunkset wrote:Quantos aqui não fazem a mesma coisa que voce?? Quantos aqui programam java??
Humm... Programar em java, qualquer um programa, mas poucos programam que nem eu! Apesar de inexperiente, sou sempre autocrítico, e estou sempre de pouco em pouco tentando fazer melho o que faço!
Se todos os programadores fossem iguais, não precisariamos mais de programadores, bastaria um idiota que ficasse dando control C + control V para ficar copiando código de um lado para outro!
Abraços!
Thiago Senna
This message was edited 2 times. Last update was at 29/07/2005 08:37:30
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:05:40
|
bejeto
HelloWorld
Membro desde: 19/07/2005 16:48:28
Mensagens: 10
Localização: Vila Velha - ES - Brasil
Offline
|
uma coisa é certa...
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos
|
Roberto Marconi
EAI, Novell eXtend Composer + AppServer, Java, XML, Hibernate, WebServices, JSP |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:10:02
|
saoj
JWizard
![[Avatar]](/images/avatar/2e7ceec8361275c4e31fee5fe422740b.png)
Membro desde: 09/03/2004 23:34:46
Mensagens: 2573
Localização: Chicago, EUA
Offline
|
O artigo de otimos x bons eu achei meio sem sentido. É chover no molhado discutir isso...
Já o artigo do Phillip é realmente muito interessante !!!
Money, Moral, Burnout
Dos três eu achei Burnout o mais difícil de resolver.
Mas um problema mais foda ainda, que o cara não fala é:
Freedom: Poder fazer as coisas da sua maneira, sem ter um gerente centralizador e pentelho no seu ouvido a cada nova linha de código que vc escreve.
This message was edited 1 time. Last update was at 29/07/2005 09:10:35
|
Sergio A Oliveira Jr. - saoj
ExperiMENTA:
Mentawai = http://www.mentaframwork.org - Full-stack Java Web Framework com Configuracão Programática
MentaLog = http://mentalog.soliveirajr.com - Non-intrusive, fast, garbage-less, colored and straightforward logging
MentaBean = http://mentabean.soliveirajr.com - Tiny ORM with SQL Builder
MentaRegex = http://mentaregex.soliveirajr.com - Perl-style regex for Java.
MentaContainer = http://mentacontainer.soliveirajr.com - Straightforward IoC, DI e Auto-Wiring
Space4J = http://www.space4j.org - Banco-de-dados de Objetos em Memória
Options-Lib = https://github.com/saoj/options-lib - Ruby classes para ter acesso as opcoes do Yahoo Finance
Selleto = http://www.selleto.com.br
Flipinion = http://www.flipinion.com
Kawai = http://www.kawaiwiki.org
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:14:38
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
bejeto wrote:uma coisa é certa...
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos
Nem sempre, "Trazer novas pessoas pra um projeto atrasado, só faz com que ele atrase mais ainda".
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:16:23
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
saoj wrote:Freedom: Poder fazer as coisas da sua maneira, sem ter um gerente centralizador e pentelho no seu ouvido a cada nova linha de código que vc escreve.
Se cada um fizer "à sua maneira", não estão trabalhando em grupo.
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:31:25
|
saoj
JWizard
![[Avatar]](/images/avatar/2e7ceec8361275c4e31fee5fe422740b.png)
Membro desde: 09/03/2004 23:34:46
Mensagens: 2573
Localização: Chicago, EUA
Offline
|
Mauricio wrote:
Se cada um fizer "à sua maneira", não estão trabalhando em grupo.
Cada pessoa do grupo pode fazer a sua parte a sua maneira. Não que não devam discutir sadiamente as questões, mas eu decido como eu vou fazer a minha parte.
Se as minhas decisões não estão de acordo com a filosofia ou metodologia da empresa, então algo está errado. Melhor arranjar outro emprego...
This message was edited 1 time. Last update was at 29/07/2005 09:32:06
|
Sergio A Oliveira Jr. - saoj
ExperiMENTA:
Mentawai = http://www.mentaframwork.org - Full-stack Java Web Framework com Configuracão Programática
MentaLog = http://mentalog.soliveirajr.com - Non-intrusive, fast, garbage-less, colored and straightforward logging
MentaBean = http://mentabean.soliveirajr.com - Tiny ORM with SQL Builder
MentaRegex = http://mentaregex.soliveirajr.com - Perl-style regex for Java.
MentaContainer = http://mentacontainer.soliveirajr.com - Straightforward IoC, DI e Auto-Wiring
Space4J = http://www.space4j.org - Banco-de-dados de Objetos em Memória
Options-Lib = https://github.com/saoj/options-lib - Ruby classes para ter acesso as opcoes do Yahoo Finance
Selleto = http://www.selleto.com.br
Flipinion = http://www.flipinion.com
Kawai = http://www.kawaiwiki.org
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 09:35:34
|
Mauricio Linhares
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/97af07a14cacba681feacf3012730892.jpg)
Membro desde: 09/01/2005 23:28:22
Mensagens: 3717
Localização: João Pessoa, Paraíba - Brasil
Offline
|
saoj wrote:Se as minhas decisões não estão de acordo com a filosofia ou metodologia da empresa, então algo está errado. Melhor arranjar outro emprego...
Aí sim
Mas eu ainda acho que existem muitas coisas que devem ser acordadas, como ferramentas de build, servidores de deployment, controles de versão, padrão de documentação, não acho que isso deva ficar a cargo de cada um não.
Por isso que eu gosto do Maven, já padroniza um bocado
|
Meu blog sobre desenvolvimento | My Last.fm | @mauriciojr
Screencast de Introdução a linguagem Objective-C |
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 29/07/2005 10:07:11
|
Fabricio Cozer Martins
GUJ Ranger
![[Avatar]](/images/avatar/2ecd2bd94734e5dd392d8678bc64cdab.jpg)
Membro desde: 08/05/2004 10:22:03
Mensagens: 935
Localização: Salvador/Brasil
Offline
|
Tudo pode ser feito a maneira que o programador se sinta a vontade.
Acho errado impor usar uma ferramenta para build específica sendo q o cara pode produzir o mesmo resultado com a sua própria.
O correto em uma empresa grande, é se padronizar, para ser mais fácil dar manutenção.
Cada um fazer a sua maneira pode ser bem complicado se não houver acordos. Isso cheira a macorronada com churrasco.
|
Fabrício Cozer Martins
Analista de Sistemas
Bacharel em Ciência da Computação da UFBa
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.4
Sun Certified Web Component Developer for J2EE 1.4 |
|
|
 |
|
|