Profissional de TI é o mais estressado

O que a experiência indicava, uma pesquisa comprovou: os profissionais de tecnologia da informação sofrem mais com estresse do que os especialistas de qualquer outra atividade.

Nada menos que 97% dos profissionais de TI consideram seu trabalho diário estressante. Quatro em cada grupo de cinco sentem-se estressados mesmo antes de entrar no trabalho, se antecipando a mais um dia de reclamações e pressão dos chefes.

O levantamento, realizado pela SWNS a pedido da empresa de treinamento online irlandesa SkillSoft, envolveu mais de 3 000 pessoas de várias profissões. Os médicos ficaram em segundo lugar em trabalho estressante, seguidos pelos engenheiros, vendedores e professores.

A pesquisa revela ainda que 37% das pessoas entrevistadas encontram dificuldade em cumprir prazos, enquanto outros 31% se estressam em ter de fazer o trabalho de outro colega. Desmotivados, 28% disseram não ter satisfação no emprego e que gostariam de ir trabalhar em outro lugar. Um terço gostaria de ser seu próprio patrão e ter controle total sobre suas obrigações. Veja a seguir alguns rankings do levantamento.

AS 10 ATIVIDADES MAIS ESTRESSANTES

  1. TI
  2. Medicina
  3. Engenharia
  4. Vendas e marketing
  5. Educação
  6. Finanças
  7. Recursos humanos
  8. Operações
  9. Produção
  10. Religião

AS 10 MAIORES FONTES DE ESTRESSE

  1. Carga de trabalho
  2. Sentir-se subestimado
  3. Prazos
  4. Tipo de trabalho
  5. Fazer o trabalho de outro
  6. Insatisfação
  7. Falta de controle sobre as atividades do dia
  8. Trabalhar durante muitas horas
  9. Frustração com o ambiente
  10. Metas

AS 10 MAIORES FONTES DE IRRITAÇÃO

  1. Ver o colega fazendo corpo mole
  2. Mudanças de idéia dos chefes
  3. Falta de apoio da chefia
  4. Pressão
  5. Sentir-se explorado
  6. Ser interrompido pelo colega
  7. Ser interrompido pelo chefe
  8. Ser intimidado pelo chefe
  9. Falta de apoio dos colegas
  10. Ser intimidado pelos colegas

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052006/29052006-4.shl

Um Alternativa que o pessoal está usando para combater o estress…

Nem levem a sério, pessoal…

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,OI1028674-EI294,00.html

finalmente achei alguém que concorda comigo!

1º TI e 3º Engenharia…
Quando vc junta os dois então…

acho que a maior parte dos atingidos pelo stress é basicamente por culpa propira, por esquentar demais a cabeça com tudo :smiley:

Uma musiquinha pra descontrair :smiley:
http://www.lyricsondemand.com/onehitwonders/dontworrybehappylyrics.html

Meu pai sempre dizia:
“A vida é dura pra quem é mole.”
Quem acha a área de TI estressante vai trabalhar de cortador de cana (quem viu a reportagem do Fantástico sabe o que estou falando)

não era exatamente disto que eu tava falando mas serve como exemplo :smiley:

os caras só se f*** …
e não tem nenhum caso de stress, pelo menos que eu tenha ficado sabendo :D, entre os cortadores de cana :smiley:

[corridigo errinho básico]
achoquetenhoalgumproblemacomaminhabarradeespaços :smiley:
[/corridigo errinho básico]

As coisas não são bem assim. Estress não está intrinsecamente ligada a nossa área, ele é o resultado de uma série de fatores que afetam você, como ambiente de trabalho ruim ou maluquices do seu chefe. Diferente de cortar cana, não há como tornar o corte de cana uma tarefa leve e prazeroza.

Então não se trata apenas de “quer moleza? caga na mão e aperta!”. Há alternativas pra isso - trocar de emprego é uma, mas você pode dá azar do próximo ser igual ou pior. O jeito pode ser se esforçar para melhorar o seu ambiente de trabalho, isso inclui o modo de se relacionar com as pessoas, as ferramentas que você trabalha etc. Ter um bom canal aberto com o seu chefe é importante nessas horas.

É claro que estou brincando… :lol:

Não bem assim mesmo.
Temos que lutar sempre por melhorescondições de trabalho.
Mas sempre temos que ter em mente que existem pessoas piores do que nós.

Bem, se o salário fosse diretamente proporcional ao stress, os profissionais de TI estariam ganhando mais que médicos! :smiley:

Eu acho que controlador de tráfico aéreo é mais estressante…

[quote=urubatan]acho que a maior parte dos atingidos pelo stress é basicamente por culpa propira, por esquentar demais a cabeça com tudo :smiley:

Uma musiquinha pra descontrair :smiley:
http://www.lyricsondemand.com/onehitwonders/dontworrybehappylyrics.html[/quote]

Exato. A maioria das pessoas ficam estressadas “porque querem”.

As pessoas não percebem que perder o controle só faz o seu dia/vida pior, não ajuda nem um pouco em seu trabalho e não adianta nada em nenhum sentido.

Quando vejo que estou ficando nervoso com alguma coisa simplesmente repito meu Om várias vezes: Don’t worry, be happy. Comigo funciona =)

Depende, se ele usar um software desenvolvido por um cientista/analista de sistemas, obviamente ele vai exigir alta usabilidade que isso interfere no trabalho do profissional de TI, ou seja, o pessoal quer comodidade e isso quem facilita são os TI-workers