O que a experiência indicava, uma pesquisa comprovou: os profissionais de tecnologia da informação sofrem mais com estresse do que os especialistas de qualquer outra atividade.
Nada menos que 97% dos profissionais de TI consideram seu trabalho diário estressante. Quatro em cada grupo de cinco sentem-se estressados mesmo antes de entrar no trabalho, se antecipando a mais um dia de reclamações e pressão dos chefes.
O levantamento, realizado pela SWNS a pedido da empresa de treinamento online irlandesa SkillSoft, envolveu mais de 3 000 pessoas de várias profissões. Os médicos ficaram em segundo lugar em trabalho estressante, seguidos pelos engenheiros, vendedores e professores.
A pesquisa revela ainda que 37% das pessoas entrevistadas encontram dificuldade em cumprir prazos, enquanto outros 31% se estressam em ter de fazer o trabalho de outro colega. Desmotivados, 28% disseram não ter satisfação no emprego e que gostariam de ir trabalhar em outro lugar. Um terço gostaria de ser seu próprio patrão e ter controle total sobre suas obrigações. Veja a seguir alguns rankings do levantamento.
Meu pai sempre dizia:
“A vida é dura pra quem é mole.”
Quem acha a área de TI estressante vai trabalhar de cortador de cana (quem viu a reportagem do Fantástico sabe o que estou falando)
As coisas não são bem assim. Estress não está intrinsecamente ligada a nossa área, ele é o resultado de uma série de fatores que afetam você, como ambiente de trabalho ruim ou maluquices do seu chefe. Diferente de cortar cana, não há como tornar o corte de cana uma tarefa leve e prazeroza.
Então não se trata apenas de “quer moleza? caga na mão e aperta!”. Há alternativas pra isso - trocar de emprego é uma, mas você pode dá azar do próximo ser igual ou pior. O jeito pode ser se esforçar para melhorar o seu ambiente de trabalho, isso inclui o modo de se relacionar com as pessoas, as ferramentas que você trabalha etc. Ter um bom canal aberto com o seu chefe é importante nessas horas.
Não bem assim mesmo.
Temos que lutar sempre por melhorescondições de trabalho.
Mas sempre temos que ter em mente que existem pessoas piores do que nós.
Depende, se ele usar um software desenvolvido por um cientista/analista de sistemas, obviamente ele vai exigir alta usabilidade que isso interfere no trabalho do profissional de TI, ou seja, o pessoal quer comodidade e isso quem facilita são os TI-workers