Como saber o nome do usuario logado no windows?

Pessoal, estou desenvolvendo um projeto em JPS aqui na empresa, onde deve verificar o nome do usuário logado no windows e ver em uma tabela se ele tem acesso a esse link, porém não sei como pegar o nome do usuário logado no windows. Será que alguém poderia me ajudar. Já existe outros projetos aqui feitos em ASP que funcionam desta forma.
:?:

Acho que um simples System.getProperty(“user.name”); deve resolver nesse caso, mas vc pode tambem usar JAAS ou outros mecanismos de autenticacao mais elaborados :slight_smile:

Não entedi: “System.getProperty(“user.name”);” será executado no servidor, certo?! Então, ele sempre vai pegar o nome do usuario logado no servidor e não de quem fez a requisição.

até mais.

Nossa… q blooper! Eu nao reparei que o Leonardo estava falando de JSP :?

Bom, nesse caso, uma olhada nos headers que o IE manda pro servidor pode ajudar… se eu me lembro bem, o Internet Explorer manda essa informacao num header HTTP quando o servidor está na rede local.

Mas, se mesmo assim isso nao funcionar, tem o inferno da autenticacao NTLM. Se essa for a sua opcao, cara, boa sorte, e paciencia, muita paciencia… :smiley: :roll:

Acho que esse esquema de pegar o nome do usuario logado não é uma boa ideia. É muito facil burlar isso. Pelo que sei até o “System.getProperty(“user.name”);” pega o valor da variavel de ambiente chamada “USERNAME” e creio que outros modos (um ActiveX por exemplo) para se fazer isso tambem vão pegar o valor dessa variavel. Acontece que um usuario mal intencionado pode simplesmente mudar o valor dessa variavel digitando num console:

set USERNAME=Administrador

Pronto, complicou a vida do seu sistema. Na minha opiniao uma pagina de login não é nenhuma tortura para os usuarios. Quanto a autenticacao NTLM não conheço, mas se um spammer do forum não recomenda…

até mais…

Ei, eu posso até ser um spammer aqui no GUJ e ter um status razoável aqui nos fóruns (bom, eu faço o que eu posso :D), mas isso não quer dizer que eu não possa estar completamente errado!

As vezes tem um jeito hiper-ultra-mega-fácil de usar auth NTLM em J2EE e eu nao tou sabendo, ué :wink:

[quote=“cv”]
As vezes tem um jeito hiper-ultra-mega-fácil de usar auth NTLM em J2EE e eu nao tou sabendo, ué ;)[/quote]

Pô… eu sei… :smiley: mas sempre presto atenção no que os mais experientes dizem. :wink:

Tipo, recomendações de apis, ides, essas coisas… foi assim que comecei a programar em java e tambem a usar eclipse. Enfim, ninguem está 100% certo 100% das vezes. Mas vale prestar atenção no que os outros dizem… não só os spammers do forum como vc mas tambem na galera que tá chegando e diz coisas interessantes.

Ainda sobre o problema de autenticação, se vc não quer que o usuario se preocupe em logar todas as vezes que for acessar o sistema, tente usar cookies para guardar as informações do usuario assim como é feito aqui no forum.

É isso… :smiley:

Até mais.