| Autor |
Mensagem |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 06/08/2007 11:29:01
|
ViniGodoy
Moderador
![[Avatar]](/images/avatar/1921493b5362e63fbe8983f4bd54157d.png)
Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 20580
Localização: Curitiba/PR
Offline
|
Já tentei instalar o Ubuntu e o Kurumin (distros fáceis) em duas máquinas mais modestas e não consegui. Com o windows tudo funcionou bem.
Motivo? O drive de CD simplesmente não era encontrado. Procurei alguma documentação sobre como fazer isso diretamente de um disquete de boot, ou mesmo copiando o live cd para o HD (usando o Windows), mas não achei.
Ah sim, num dos micros cheguei a conseguir instalar, mas obtive a linda mensagem "Kernel Panic". Só isso, sem mais detalhes. Procurei na internet e as razões para isso são inúmeras, difíceis de diagnosticar. Por acaso descobri uma ferramenta para o diagnóstico e ele acusou um defeito numa das memórias. Mas, achar a ferramenta foi difícil e usa-la só foi possível para mim porque entendo do assunto.
Ambos os micros hoje rodam bem com o Windows, instalados a partir do CD.
Outra coisa. A ferramenta Office da Microsoft é excelente. Pelo menos eu não conheço nenhuma solução no mercado que se compare a ela. E o OpenOffice está na lista de coisas que conheço (e bem). Ela também é extremamente popular e, particularmente, não gostaria de arriscar que um trabalho meu não abrisse no Word do meu professor.
Tem também os jogos. E eu discordo que essa não seja uma boa justificativa. Eu gosto muito de produzir e jogar jogos. Tenho vários jogos pagos e muitos só tem versão para Windows. Muitas empresas (que inclusive usam OpenGL) não fazem seus jogos compatíveis com Linux.
Finalmente, há o custo da mudança. Reaprender diversas ferramentas, jogar fora softwares que já foram pagos, buscar substitutos (e torcer para que eles existam) e, em muitos casos, pagar novamente por uma versão Linux de um software que você já pagou pela versão Windows. Não é um problema para mim (exceto pelos jogos que eu já tenho e não existem no Linux), mas certamente é um custo alto para empresas e para o usuário caseiro.
Não quero com isso defender a Microsoft. Mas é preciso reconhecer que uma empresa gigante como ela tem também seus pontos fortes. Ultimamente, tenho encontrado muita informação de suporte no site da MSDN. Eu digito no Google um erro mais criptico e batata, lá está o artigo, e bem explicativo por sinal.
O Linux é um SO sensacional. Ele é estável, confiável, seguro e gratuito. Mas, na minha opinião, ainda está um pouco longe do mercado de Desktop - pelo menos, para o usuário comum.
|
|
|
 |
|
|
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 13/08/2007 20:26:18
|
renatosilva
GUJ Master
Membro desde: 16/12/2004 17:09:19
Mensagens: 1787
Offline
|
Sério?
|
|
|
 |
|
|
|
|