Programação de jogos com java.  XML
Índice dos Fóruns » Java Avançado
Autor Mensagem
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 20580
Localização: Curitiba/PR
Offline

Alguém se interessa pelo tema?

Eu me interesso. Nesse site você pode baixar o livro Killer Gaming Programming em java de graça e o melhor: não é pirataria.

O site é do próprio autor e tem até capítulos lá que não estão presentes no livro! Eu comprei o livro e com ele já consegui fazer um jogo estilo Arkanoid, com direito a tela cheia, música de fundo, efeitos sonoros, etc.

http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

A performance do Java me surpreendeu. Ele possui escrita direta na tela, double buffering, acesso a recursos de aceleração gráfica, API para manipulação de diversos formatos de audio, etc.

Mais alguém aí tem alguma experiência nessa área?
[WWW]
ramilani12
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 11/03/2005 01:23:30
Mensagens: 1944
Localização: Curitiba-PR
Offline

Boa dica!

Preciso construir um jogo Space Invader hhehe!
Quem sabe esse livro me auxilia!

Estou tendo experiencia agora em JME e SuperWaba..
Ja ate fiz um joguinho bobo de adivinhar número...

my delicious|follow me|linkedin
[Email] [ICQ]
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 20580
Localização: Curitiba/PR
Offline

Então você vai gostar ainda mais desse site!
http://www.cokeandcode.com/spaceinvaderstutorial

E é em java!
[WWW]
ramilani12
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 11/03/2005 01:23:30
Mensagens: 1944
Localização: Curitiba-PR
Offline

Valeu cara vou dar uma olhada!

my delicious|follow me|linkedin
[Email] [ICQ]
andreiribas
JavaEvangelist
[Avatar]

Membro desde: 30/04/2006 10:43:13
Mensagens: 478
Localização: Curitiba - PR
Offline

eu também ja fiz meus joguinhos em Java.

JPONG http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=512

JSpaceInvaders http://www.unidev.com.br/centroprojeto.asp?id=500

SCJP 6.0
OCE JSP and Servlet Developer, JEE 6
[MSN]
lordi
JavaBaby
[Avatar]

Membro desde: 21/11/2006 18:57:10
Mensagens: 76
Offline

o meu irmão fez no TCC dele um jogo em Xith3D http://xith.org/, em conjunto com o TCC de um amigo que fez um em jMe (ou jMonkey) http://jmonkeyengine.com/

jMe dá de 10000000 no Xith mas ambas são boas para aquela primeira experiência.

A propósito, jME possui melhores recursos de interface

[]'s

Renato E. Silva

Raciocinar é uma arte e não uma ciência - Wos, Raciocínio Automático, 1984
A Primeira Lei da Profecia:
Quando um cientista famoso, mas de idade avançada, afirma que algo é possível, ele está quase indubtavelmente certo. Quando ele afirma que algo é impossível, ele muito provavelmente está errado.
A Segunda Lei:
A única maneira de descobrir os limites do possível é se aventurar um pouco no impossível.
A Terceira Lei:
Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica. - Arthur C. Clarke
andrebrunelli
Entusiasta Java

Membro desde: 12/11/2007 17:40:38
Mensagens: 16
Offline

algum de vocês já usaram monkeyWorld3d? parece uma ferramenta mais intuitiva pra desenvolver gráficos usando a api jMonkeyEngine. o que podem me dizer sobre?
edvilson
Thread.start()
[Avatar]

Membro desde: 12/04/2011 09:35:21
Mensagens: 30
Offline

Estou desenvolvendo o jogo Tetris em java Alguem poderia me dar umas dicas de algum livro mas especifico que possa me auxiliar no desenvolviemnto da parte grafica do game?
[MSN]
gambazinho
Java Ninja
[Avatar]
Membro desde: 15/09/2010 10:27:22
Mensagens: 254
Offline

Pessoal,

o java é uma boa linguagem para desenvolvimento de jogos 3D/2D? Aliás, são feitos jogos 3D em java? falo isso porque também tive de desenvolver um jogo na faculdade, só que fiz em allegro... e sinceramente eu vi que depende-se tanto do design que até desanimei...

This message was edited 1 time. Last update was at 30/05/2011 18:22:12

anderson.brasil
Thread.start()
[Avatar]

Membro desde: 07/06/2008 07:40:46
Mensagens: 28
Localização: Brasília
Offline

Com certeza me interesso . Gosto muito de jogos, mas ainda não parei efetivamente para pesquisar. Então vai minha pergunta: começo usando alguma engine, para desktop, mesmo sabendo que "não há" mercado, ou vou direto para jogos J2ME?

Até que ponto posso me dedicar a uma engine específica?
Alguém conhece alguma empresa no DF que desenvolve jogos em java?

Obrigado.

Anderson de Sousa Brasil
Oracle Certified Associate, Java SE
[Email] [WWW]
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 20580
Localização: Curitiba/PR
Offline

Depois de muito estudar jogos desktop em Java, cheguei a conclusão que é uma péssima idéia faze-los. Use outras linguagens melhores, como C++ ou C#. Jogos em Java, sejam 3D ou 2D são raras exceções. Você só vai usar java mesmo se for desenvolver para um nicho, como o Android.

A única empresa de jogos do DF que ouvi falar foi a Dynamic Light Studios, que faz o Legend Alive:





http://www.legend-alive.com/

Mas duvido que tenham usado Java. O mais provável é o C# com a Unity, ou o próprio C++.


Mas devem ter empresas trabalhando com jogos em Android por aí. Eu não apostaria minhas fichas em J2ME hoje em dia.


Para o colega do tetris que ressuscitou o tópico de 2008. Leia os tutoriais do Ponto V (links na minha assinatura) ou o livro e o tutorial indicado no início do tópico!

This message was edited 4 times. Last update was at 30/05/2011 20:09:00


@ViniGodoy - Lattes

Tem dúvidas de Java? Poste no fórum! Não respondo dúvidas de java via MP!

Ponto V! - Desenvolvimento de Jogos Profissional - @Pontov - Facebook
Projeto Towel - Swing de uma forma inteligente (Novo lar do ObjectTableModel e do Auto-Filtro).

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
[WWW]
gambazinho
Java Ninja
[Avatar]
Membro desde: 15/09/2010 10:27:22
Mensagens: 254
Offline

putz! nem me toquei que sua dica era de 2006 affs! sem comentários...
JavaTeenager

This message was edited 2 times. Last update was at 07/06/2011 02:17:21

Valder Olmo Corrêa
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 29/12/2007 17:22:53
Mensagens: 213
Localização: São Paulo
Offline

Olá, pessoal, desculpem-me por ressuscitar esse tópico, mas é que também me envolvi nesse negócio de programar jogos em Java.
Poxa vida, Vini, eu que colocava minhas fichas em jogos desenvolvidos em Java, agora leio esse seu último post e fico perplexo !
Bem, depois de estudar os conceitos básicos e alguns avançados em Java, comecei a estudar desenvolvimento de jogos em Java.
Minha intenção é utilizar as técnicas de programação de jogos para programar simulações em física (sou profeesor de física!).
Deu uma pesquisada aqui no fórum e baixei o Killer Gaming Programing in java, mas confesso que fiquei bastante confuso com o livro, não me dou muito bem com o Inglês técnico, apesar de me comunicar bem em Inglês.
Resolvi então comprar um livro em Portugês de jogos em Java, comprei o Programação de Games com Java, editora Cengage Learning, autor Jonathan S. Harbour e confesso que gostei da didática do livro. a obra começa com o bem básico mesmo, o que eu quero! No capítulo 3 o autor já coloca o código de um joguinho bem simples baseado no jogo Asteroids, do Atari. Escrevi o código inteiro, ele deve rodar em uma applet, mas não obtive sucesso, há muitos erros, NullExceptionPointer e outros erros que não consigo resolver por causa de inexperiência com as técnicas de programação de jogos.
Se alguém pudesse me ajudar, ficaria muito grato.
Bem, o jogo é composto de 5 classes: BaseVectorShape (que é a classe mãe), Asteroid (que controla os asteroides), Bullet (que controla as balas), Ship (que controla a nave), e Asteroids (que é a applet que roda o jogo no navegador).

Os códigos das classes estão logo abaixo:

Classe BaseVectorShape:



Classe Ship:



Classe Asteroid:



Classe Bullet:



E a classe Asteroids




Quando executo a applet, após criar o devido arquivo HTML, aparece um problema, quendo clico para ver a mensagem aparece a seguinte mensagem:



Daí resolvi rodar a aplicação dentro do Eclipse para ver o que dava, pois o Eclipse aponta melhor os erros. Rodei como um aplicativo Applet. A Applet é inicializada, é aberta uma tela preta pequena dizendo que a applet foi iniciada, mas aparece os erros abaixo:



Quando posiciono o ponteiro do mouse na tela da Applet e simpesmente teclo enter, aparecem os erros a seguir:



[WWW]
Valder Olmo Corrêa
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 29/12/2007 17:22:53
Mensagens: 213
Localização: São Paulo
Offline

Notem que não são muitos os erros, apenas em 4 ou 5 linhas, parece. E após eu teclar enter na tela da Applet aparece um erro a mais, o da linha 422.
Alguém aí, por favor, poderia me ajudar ?
Grato !
Se precisarem de uma ajudinha com Física, estarei à disposição


[WWW]
ViniGodoy
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 11/12/2006 08:22:01
Mensagens: 20580
Localização: Curitiba/PR
Offline

Você está dando new em todas as bullets? Caso contrário, o if da linha 271 deveria ser:




Seria uma ótima idéia criar uma classe para representar os Vetores matemáticos (ou copiar a que já tem no Ponto V!). Assim vc evita ficar mexendo diretamente no x e no y. A classe encapsula o conceito da "flecha", o que facilita muito o pensamento e estimula os alunos a pensarem vetorialmente (eles tem uma tendência de xunxar movimentação no x e no y).


Eu sou professor de física para jogos. Uma das desvantagens do Java é que não tem sobrecarga de operadores. Aí vc não vai ter sintaxe natural como:


O C#, além de ter o XNA (que é bem mais completo que o Java para várias coisas, e ainda permite rodar o jogo no X-Box), tem sobrecarga.


@ViniGodoy - Lattes

Tem dúvidas de Java? Poste no fórum! Não respondo dúvidas de java via MP!

Ponto V! - Desenvolvimento de Jogos Profissional - @Pontov - Facebook
Projeto Towel - Swing de uma forma inteligente (Novo lar do ObjectTableModel e do Auto-Filtro).

Ei... você está usando DefaultTableModel no seu projeto??
Não faça isso! Veja: http://www.guj.com.br/posts/list/15/199067.java#1001295
[WWW]
 
Índice dos Fóruns » Java Avançado
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team