Catracas de Acesso e Relógios de Ponto

Pessoal,

Esse tópico não é para perguntar, mas para informar. A cerca de 3 meses vasculhei toda a net em busca de informações para criar uma API de interface do nosso sistema com catracas de acesso e não vi absolutamente nada em Java. Como terminamos nossa API de acesso às catracas da Dimep, criei esse tópico para colocar o link do nosso blog:

http://blog.riopro.com.br/2007/01/09/desafiados-pela-catraca-de-acesso/

Ainda não tem toda a descrição, mas tem algumas dicas legais e fica a informação guardada para próximas buscas.

abraços,

otávio

Mano, tu fez uma api para manipular catracas dimep? Poxa bixu, manda pra mim por favorrrrrrrrrr, to precisando muito. Agradeço de coração se vc me fizer esse favor. Vlw.

Muito bom.
Hoje em dia está bem mais fácil.
Me lembro quando eu desenvolvia sistemas de controle de acesso para praticamente todos os fabricantes (DIMEP, RODBEL, ETC) sem usar API de fabricante nenhum.

O segredo era ter o protocolo dos fabricantes e fazer isso via comunicação serial ou TCP/IP.
Este segundo tipo era uma novidade, mas supria a limitação física da comunicação serial: o comprimento dos cabos.
Mas fizemos apenas um protótipo de comunicação TCP/IP que não deu muito certo.

Mas o esquema é esse, se vc tiver o protocolo do fabricante vc consegue se comunicar com qualquer catraca via comunicação serial.

okara, o que é preciso saber para realizar a conexao via serial a uma catraca da dimep?? Existe alguma informação q nao seja possivel descobrir sem a informação da empresa?? :slight_smile:

A conexão serial em si não é nenhum segredo.

Apenas fazer a ligação física (computador - relógio).
E usar alguma API ou JNI (C++) para fazer isso via JAVA.

Agora para comunicar com a Catraca, só com protocolo mesmo.
Mas pelo menos na época em que eu trabalhava nessa área, os fabricantes tinham muito interesse em fazer parcerias com as empresas desenvolvedoras de softwares, pois eram muito mais clientes (que utilizavam os softwares) que poderiam usar suas catracas.
Elas forneciam os procotocolos e davam suporte no caso de uma eventual necessidade.

Mas como hoje muitos desses fabricantes fabricam seus próprios softwares, não sei se eles tem essa boa vontade hoje.

Eu baixei aqui um Serial Sniffer, para mapear a comunicacao da catraca com o Computador. Pq eu tenho em maos um programa q faz essa comunicacao, ele eh feito em VB, e eu nao tenho codigo, so o programa compilado. Sera q eu mapeando a comunicacao entre eles eu nao consigo as informações necessarias para construir uma API de comunicacao em java??

Pelo que me lembro nesses protocolos, as informações eram transmitidas em ASCII, ou seja, texto puro.
Me lembro que o o programa era mais ou menos assim:

  • Faz conexao com a catraca.
  • Fica perguntando para a catraca se tinha dados (marcação) através de um loop.
  • Se tinha dados a catraca mandava.
  • Fazia validação dos dados (acesso a banco, etc)
  • Mandava um retorno (ex: liberado, barrado).

O problema, que tinha ínumeras funções e comandos e tinhas uns macetes
Mas vc pode tentar…

Pois eh, eu imagino q seja facil assim tambem. Seria problema apenas se a catraca mandase dados encriptados, pq basicamente o q eu preciso eh receber o numero do cartao que eh pasado nela, ai o meu sistema ira fazer a validacao do cartao, e liberar o acesso, ou nao. Acho q nao deve ser complicado.

mizael,

desculpe, não posso mandar pois temos um acordo de confidencialidade que tem uma multa bem carinha. Por mim deixava open source, pois não tenho objetivo em manter essa api (digo, várias pessoas poderiam transforma-las em algo bem mais poderoso).

dá pra fazer por sniffer sim, mas vai demorar um tempinho. Como o okara falou, tem alguns detalhes, mas dá pra conseguir pegar o padrão. De qualquer maneira, fazer um acordo com a dimep não tem nenhum grande drama, é só a questão contratual, mas isso tem que ser aceito, infelizmente…

Otavio, e esse contrato custa alguma coisa? como eu consigo contatar eles?? To precisando muito disso, agradeço qualquer informação. E se caso eu conseguir o contrato, vc disponibilizaria a api para mim? Vlw amigo, aguardo uma resposta.

okara e otavio.

Eu dei um sniffer na comunicacao da catraca e percebi varias coisas.
Uma é que ela fica enviando constantes mensagens para o sistema, e o sistema responde. Me parece como se tivese verificando se a comunicacao esta ok. Ate ae tudo bem. Agora uma duvida q me surgiu foi em relacao a liberacao da catraca. Eu sniffei a catraca entrando e saindo. Bom, a unica coisa q muda na mensagem eh a mensagem de saida e entrada q o sistema envia(“bem vindo” E “tenha um bom dia”). A minha duvida eh: a liberacao da catraca nao difere se eh pra entrada ou saida? Tipo, se eu libero ela, ela rolara pros dois lados??? O controle de entra e sai tem q ser feito via software? Como identifica se a pessoa ta entrando ou saindo?? Agradeço desde já galera ^^.

Mizael, não quero ser chato, mas responder as tuas perguntas é explicar como a catraca funciona (e não é difícil). De qualquer maneira, o contrato com eles é gratuito. Só que a multa contratual é alta. Só isso. Isso quer dizer: “passar a API”, nem pensar, só com autorização por escrito deles. O contato sobre isso foi feito diretamente com a equipe de vendas do RJ, que entrou em contato com SP.

Ola amigos, acredito que este nao é o melhor lugar para postar, mas estou para comprar controles de acesso com relógio de ponto com biometria.

Por favor gostaria que me indicassem qual modelo é melhor e porque. Me preocupo com segunça e faciulidade dos dados, acessibilidade tecnologia entre demias coisas.

Opções: Henry, Dimep , Trix Madis e Topdata

Se puderem estar comentando sobre cada marca e qual é melhor e porque agradeceria,

Abraços

aero_vendas,
você conhece os controles de acesso da Wolpac?

Acredito que esses equipamentos atendem as suas necessidades.

Entre em contato com eles: (11) 4674-1777.
No site deles tem toda a linha de produtos e suas especificações técnicas: www.wolpac.com.br.

Acho que vale a pena você conhecer.

Abcs

Ah,
eles também tem um relógio de ponto que atende a nova portaria 1510 do MTE.

Amigos,
Como estão de catracas?
Estou a fazer um sistema de controle de entrada de um restaurante com uma catraca DIMEP.
Gostaria de saber o Feed Back de vocês.
A linguagem que escolhi foi php e java.
PHP para as consultas e relatórios, java para comunicação da catraca e leitor ao sistema.
Vocês utilizam quais linguagens?