AOP vs Annotations  XML
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Autor Mensagem
gilliard_santos
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 02/09/2004 12:35:28
Mensagens: 236
Localização: Campo Grande, MS
Offline

Olá pessoal, estou pesquisando (novamente) sobre AOP, e depois de rodar pelo GUJ e pela net percebi que a maioria dos tópicos é da época que eu andei pesquisando da primeira vez (2004) e acabei não usando na prática.
Estava procurando pelo fórum e encontrei essa resposta do cv nesse tópico http://www.guj.com.br/posts/list/3327.java

cv wrote:Acho que o mais importante, Richardson, é conhecer os conceitos do AOP, e entender como aplicá-los para resolver a maior quantidade possível de problemas - o que não é nada fácil depois que vc passa do básico (logging, caching, etc).


A minha dúvida é exatamente com relação a isso, sobre onde usar AOP fora logging e controle de acesso. E outra, muitas das "tarefinhas" que antes eu poderia usar aspecto para através da assinatura, ou de um registro no banco/xml eu interceptar um método, agora posso usar anotações... e ver, se estiver anotado, faz isso ou aquilo. E esse meu interceptador fica num lugar só, e não espalhado por toda parte do meu código, o que aparentemente igualaria a vantagem do aspecto

Eu queria saber de quem usa aspecto, ou de quem sabe mais do que eu (leia-se qualquer um ), no que ele está sendo usado, fora os exemplos básicos de logging e controle de acesso.

É isso aí pessoal, obrigado.

http://gilliard.eti.br
[WWW]
mister__m
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 18/03/2005 16:13:17
Mensagens: 736
Offline

gilliard_santos wrote:A minha dúvida é exatamente com relação a isso, sobre onde usar AOP fora logging e controle de acesso.


Exemplos novos: injeções de dependência, remotabilidade transparente, transacionalidade e injeção de interfaces/classes de apoio dos frameworks em POJOs/JavaBeans.

gilliard_santos wrote:E outra, muitas das "tarefinhas" que antes eu poderia usar aspecto para através da assinatura, ou de um registro no banco/xml eu interceptar um método, agora posso usar anotações... e ver, se estiver anotado, faz isso ou aquilo. E esse meu interceptador fica num lugar só, e não espalhado por toda parte do meu código, o que aparentemente igualaria a vantagem do aspecto


Sua afirmação é meio destorcida. As anotações servem pra identificar os pointcuts. Os aspectos continuam sendo necessários para implementar a funcionalidade que você quer ou interceptar um método.

Michael Nascimento Santos, aka Mister M

Summa Technologies do Brasil - http://www.summa-tech.com/
genesis: Uma nova forma de desenvolver aplicações - https://genesis.dev.java.net/
ThinNB: Suporte a Thinlet no NetBeans - https://thinnb.dev.java.net/
Líder da JSR-310 - Date and Time API
Expert Group Member das JSRs 207 (PD4J), 250 (Common Annotations), 270 (Java 2 SE 6.0), 296 (Swing Framework) e 303 (Bean Validation)
SouJava: Fortalecendo a comunidade Java brasileira - https://soujava.dev.java.net/ https://www.soujava.org.br/
JSR Community @ java.net - http://community.java.net/jsr
Blogs - http://blog.michaelnascimento.com.br/ http://today.java.net/pub/au/80
Twitter - @mr__m
[WWW]
gilliard_santos
JavaGuru
[Avatar]

Membro desde: 02/09/2004 12:35:28
Mensagens: 236
Localização: Campo Grande, MS
Offline

mister__m wrote:
Sua afirmação é meio destorcida. As anotações servem pra identificar os pointcuts. Os aspectos continuam sendo necessários para implementar a funcionalidade que você quer ou interceptar um método.


Sim, concordo, acabei sendo simplista demais ao tentar expressar o que eu queria, mas o importante é que mesmo assim você entendeu
realmente eu estava me referindo aos pointcuts, mas para casos mais gerais, aquilo que era feito em aspecto pode ser feito em "Java puro" de uma forma muito mais simples hoje em dia.

Mas agora sobre as dicas que voce passou a injeção de dependencia, transação e injeção de interfaces eu já conhecia, agora a romatabilidade transparente realmente eu não lembrava, apesar de já ter lido algo a respeito há algum tempo, me fugiu da memória esse exemplo, e talvez seja o que mais vai ser útil para mim....

Valeu mister__m!

http://gilliard.eti.br
[WWW]
 
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team