Novell pode ser barrada de vender Linux por acordo com Microsoft  XML
Índice dos Fóruns » Notícias
Autor Mensagem
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Alguém acreditava numa versão do "MIcrosoft Linux"? Se acreditava, pode ficar até sem o Suse!
Por causa da parceria Novell-Microsoft, a Free Software Foundation está ameaçando proibir a Novell de "vender" Linux. Notícia completa em:

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/02/05/ult3949u919.jhtm

O mais interessante que a FSF não concorda com a regra de patentes da Microsoft mas detém boa parte do direito intelectual do kernel do Linux. Onde cada um tem razão nisso?

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
pm
JavaEvangelist

Membro desde: 28/01/2005 12:42:15
Mensagens: 438
Offline

Acho que a estrategia da M$ esta dando resultados..... rachando a comunidade.....

E tambem não vejo problemas da Novel vender o suse ou no acordo com a M$.....

o linux em si é o kernel.....e "oficialmente" não é qq um ki mete a mão no kernel..... caso a Novel enfie codigo proprietario no linux.....isso "teoricamente" afetaria apenas o Suse....caso a M$ mova algum processo de patentes.....

O que mata a M$ é sua reputação, mas imaginem se a M$ apoia-se projetos OpenSource, ou o linux, isso seria bom ou ruim..? Alias, nda impede que logo logo apareça uma distribuicao da M$.... o que impede isso ?
peczenyj
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 26/03/2006 23:25:37
Mensagens: 3191
Localização: Rio de Janeiro
Offline

Eu não duvido que saia uma versão de NIX pela microsoft.

Entretanto duvido q seja para concorrer com os linux desktops, provavelmente seria uma solução 'corporativa', talvez uma versão de BSD modificada para tal. Mas acho q seria um caso extremo.

http://pacman.blog.br

'Não importa quanto alguém se dedique à tarefa. Ninguém consegue fazer a água da cascata cair para cima.'
[WWW]
Sergio Lopes
Moderador
[Avatar]

Membro desde: 17/11/2003 00:22:10
Mensagens: 1368
Localização: São Paulo - SP
Offline

Essa noticia foi totalmente deturpada. É impossivel a FSF proibir alguem de vender o Linux (até porque o que é Linux? de quem é o Linux?)

O boato apareceu depois que um reporter mal informado interpretou mal um comentario de alguem da FSF sobre a GPLv3. A GPLv3 deverá incluir uma clausula que proiba acordos exclusivos de protecao de patentes, como o da Novell-MS. A questao é: ou o acordo vale pra todo mundo ou nao vale pra ninguem.

Olhem mais aqui: http://br-linux.org/linux/licencas-livres-nao-sao-revogaveis-assim

Sérgio Lopes - twitter: @sergio_caelum - blog pessoal: sergiolopes.org
Curso Java | Apostilas Java | Arquitetura Java | Curso Rails
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Eu ainda acho o que alguns na internet também acham: que a Microsoft fez esse acordo com a Novell tanto para tentar barrar o possível avanço do Linux no desktop quanto abocanhar uma parcela de servidores Linux. No desktop, tentarão tornar as aplicações baseadas no Windows em compatíveis com Linux( de preferência o Linux deles) e que as aplicações que só rodam no Linux, rodem no Windows normalmente. Nos servidores, tem algumas empresas que colocam Linux nos servidores porque acham que com Linux sairá mais barato que comprar licenças do Windows( acham porque não fazem um estudo detalhado, não vendo as reais necessidades, e acabam comprando RedHat ou SuSe pois são Linux). Com um Linux da Microsoft, garantindo compatibilidade, aplicações que antes já rodavam em Windows e não em Linux, e vice-versa, poderão ser migradas "sem maiores problemas", colocando assim um SO com "melhor" custo-benefício que outros no mercado.

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
roadhouse
JavaBaby

Membro desde: 26/01/2007 15:24:31
Mensagens: 99
Offline

mais um caso de FUD o repórter simplesmente deturpou completamente o que foi dito, o que a FSF pretende é mudar a GPL3 para que esse tipo de acordo não seja possível nela...

Mas eu ainda não sei se isso á uma boa atitude da FSF ou coisa birra.

Não alimente os trolls.
[MSN] [ICQ]
Sombriks
Java Ninja
[Avatar]

Membro desde: 14/04/2005 16:36:03
Mensagens: 250
Localização: Fortaleza, CE
Offline

uhauhauhauha, e a "novella" continua...

mais uma vez, a M$ mostra a que veio e e coloca mais um parceiro comercial numa furada!

Linux user #391803.
http://counter.li.org/
ramilani12
GUJ Master
[Avatar]

Membro desde: 11/03/2005 01:23:30
Mensagens: 1944
Localização: Curitiba-PR
Offline

Acho que Microsoft não colocou ninguem em uma roubada .

O que é "combinado não sai caro" , ambos assinaram o contrato!

my delicious|follow me|linkedin
[Email] [ICQ]
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Eu acho que essa questão da GPLv3, proibir ou não a Novell, evitar tais tipos de contrato etc, é birra da FSF só porque a Microsoft decidiu enfrentar a "frente linux" com uma parceria que poderia ser boa para ambos os lados. Não vi ninguém fazer um estardalhaço com o RedHat, Mandriva e outras empresas que também se utilizam do Linux para fazer seu negócio. Para eles, o Tio Bill deve ser o demônio encarnado. Fala sério.

Até!

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
otaviofcs
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 21/12/2006 18:01:54
Mensagens: 511
Localização: Rio de Janeiro
Offline

maquiavelbona wrote:O mais interessante que a FSF não concorda com a regra de patentes da Microsoft mas detém boa parte do direito intelectual do kernel do Linux. Onde cada um tem razão nisso?


Isso é um dos artifícios mais interessantes criados pela FSF. Para garantir que o código será sempre livre, ela patenteia e deixa público ao invés de deixar sem patente e alguém registrar em seu lugar....

Para conhecer mais sobre isso:

http://en.wikipedia.org/wiki/Copyleft

visite o blog da Riopro em:
http://blog.riopro.com.br

Aumente a capacidade de inovação na sua empresa usando o Zest:
http://zest.com.br

Conheça também:
http://votebolsa.com.br
[WWW]
otaviofcs
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 21/12/2006 18:01:54
Mensagens: 511
Localização: Rio de Janeiro
Offline

Sombriks wrote:mais uma vez, a M$ mostra a que veio e e coloca mais um parceiro comercial numa furada!


É problema do malandrix que assina o contrato como falaram...

Mas vale a pergunta, quem mata mais empresas: a capa da Revista Exame ou as parcerias da MS? Acho que a Exame tá ganhando por pouco ainda....

visite o blog da Riopro em:
http://blog.riopro.com.br

Aumente a capacidade de inovação na sua empresa usando o Zest:
http://zest.com.br

Conheça também:
http://votebolsa.com.br
[WWW]
otaviofcs
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 21/12/2006 18:01:54
Mensagens: 511
Localização: Rio de Janeiro
Offline

maquiavelbona wrote:tem algumas empresas que colocam Linux nos servidores porque acham que com Linux sairá mais barato que comprar licenças do Windows


Erro clássico de pensamento, né? A compra de SO deveria ser baseada em estabilidade e escalabilidade e nesse quesito os nix não deixam ninguém na mão.... Muitas vezes (na maioria eu diria), sai mais barato, mas a motivação tem que ser confiabilidade....

visite o blog da Riopro em:
http://blog.riopro.com.br

Aumente a capacidade de inovação na sua empresa usando o Zest:
http://zest.com.br

Conheça também:
http://votebolsa.com.br
[WWW]
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Ela pode ter a boa intenção, mas por ser "livre", seria meio ilógico "impedir" uma empresa de utilizar o que eles dizem que é livre só porque a outra é uma empresa "capitalista do mal"( ponham muitas aspas nisso).

Nem vou estar mais vivo e essa picuinha ainda vai rolar.

Até!

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
otaviofcs
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 21/12/2006 18:01:54
Mensagens: 511
Localização: Rio de Janeiro
Offline

maquiavelbona wrote:Ela pode ter a boa intenção, mas por ser "livre", seria meio ilógico "impedir" uma empresa de utilizar o que eles dizem que é livre só porque a outra é uma empresa "capitalista do mal"( ponham muitas aspas nisso).


Não é nada pessoal com a MS. a bem da verdade a FSF surgiu para fazer frente ao UNIX, que sempre foi proprietário. E mais, o gpl3 surgiu em grande parte por conta do Tivo que se apossou (não é exatamente isso) de parte do código fonte aberto para fazer seu equipamento.

Pense o seguinte: se eles escrevessem em código fechado, além de não ter o que reclamar, (porque ninguém reclama do código fechado da MS, não é mesmo?) você não teria menos uma fonte de estudo ?

visite o blog da Riopro em:
http://blog.riopro.com.br

Aumente a capacidade de inovação na sua empresa usando o Zest:
http://zest.com.br

Conheça também:
http://votebolsa.com.br
[WWW]
maquiavelbona
JWizard
[Avatar]

Membro desde: 29/06/2006 09:06:51
Mensagens: 2447
Localização: São Paulo - SP
Offline

Mas porque não tem uma confusão dessa com a IBM, Sun, Oracle etc que se utilizam também? Porque quando a Microsoft decidiu entrar junto com a Novell, ameaçaram barrar a venda?
O problema não é o código ser aberto ou fechado e sim fazerem politicagem com algo "livre".

Até!

----------------------------------------------------------------
"Within a few years a simple and inexpensive device, readily carried about, will enable one to receive on land or sea the principal news, to hear a speech, a lecture, a song or play of a musical instrument, conveyed from any other region of the globe. "
Nikola Tesla - A means for furthering Peace (1905)

"Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind."
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft (1781)
 
Índice dos Fóruns » Notícias
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team