Projeto Final de Curso - PFC

E aí galera ? Procurei algo parecido aki no forum mas não achei…

Vô começar o meu projeto da facul agora e os professores conseguem ser mais idiotas q eu, eu acho q se perguntar eles nem sabem oq é persistencia, hehe… bom eu tbm não sei, mas eu to lá pra aprender né…heheh

Então, eu tenho um amigo em outra facul q cursa publicidade e está desenvolvendo uma marca de camisetas (de verdade) e eu sugeri a ele q eu fizesse uma loja virtual para a marca de camisetas dele, assim tbm já a aproveitaria para o meu PFC…

Eu to querendo em fazer um site nos moldes do Submarino, Americanas, ETC e gostaria q me dessem sugestões doq usar (JSF, Ajax, Struts, e tudo mais) pq eu não tenho mta noção não… a única coisa q aprendi naqele lixo foi fazer um HelloWorldJava… e se possível sugestões pro próprio site !

Agradeço a atenção.

Abraços

bom pra comeco persistencia a grosso modo,é vc ficar olhando para algo,qual é o sua experiencia em java,tu so sabe o “hello world”,ou tem conhecimento de alguns frameWorks qual seu nivel de conhecimeneto em java???,c for so o basico aconselho,estudar bastante o conseito de heranca,polimorfismo e os frameworks mais necessarios para inico seria hibernate,struts(deduso q tenha conhecimento em jsp,tomcat e tudos +),bom pra inico acho q isso ta legal,analisa primeiro,nao pensa em linhad codigo,faz o projeto em papel primeiro,e qnd for colocar a mao na massa , as duvidas vao comecando ai vc vai postando blz? mais me responda qual o seu nivel conhecimento em java,e os frameworks ???

Além das dúvidas do amigo acima, me surgiu mais uma: quanto tempo você tem pra APRENDER e fazer tudo isso?

Se falta pouco tempo, embora não seja impossível, vai ser difícil fazer algo decente.

Abraços.

thickbarney ,

Se você sabe realmente só o HelloWorld, além de estudar bastante heranca, polimorfismo estude também sobre JSP e Servlet, antes de tentar começar a mecher com algum framework web (Struts II, VRaptor, Mentawai).
Na realidade, eu aconselharia a você a quem sabe fazer com JSP + Servlet, para entender o funcionamento, e em uma próxima oportunidade, utilizar um Framework Web.

Boa sorte.

Primeiramente, obrigado pela força…

Eu tenho até o semestre q vem pra entregar o projeto, estou fazendo a documentação dele agora, diagramas de sequencia, casos de uso, essas coisas assim… na verdade nem comecei, vou começar nesse findi, hehehe…

Minha noção não é totalmente básica, tenho uma noçãozinha de conexao com db e swing, e talvez até outras coisas q eu nem sei o nome… comprei aqele livro java como programa do deitel e to começando a ler tbm… to lendo umas coisas sobre hibernate agora, na minha opinião não parece tão dificil, mas tbm não é simples…

To colocando esse link aki q é de um programinha q eu to desenvolvendo aki no trampo para gerar relatórios e essas coisas mais… se vcs puderem dar uma olhada e dizer em q nível q eu tô…
http://rapidshare.com/files/63405007/SisQualidade.zip

Quando a web, tenho pouca noção de servlets e praticamente nenhuma de JSP, JSF, ou qqer coisa relacionada a WEB… O design do site, como eu sou uma bosta nisso, vai ser esse meu amigo qem vai fazer…

Acho q é isso aí !

Vlw pela força galera !

Abraços

pega o livro head first java e estuda/revisa o básico. isso vc termina em poucos tempo.

pega o livro head first servlets & jsp e estuda boa parte dele, desde a introdução aos servlets e uso do jsp.

a série do head first é boa e tem uma leitura agradável.

certo, agora você vai precisar do Eclipse WTP (entra no site do eclipse.org e busca por projects, o WTP é o Eclipse + Plugins do Web Development Tools, tudo que tu vai precisar pra desenvolvimento web).

baixa uma versão do Tomcat que vai ser teu container web.

pra parte do banco de dados eu recomendaria usar a persistência com JPA Toplink, da Oracle. São apenas 2 arquivos que tu deixa na pasta lib do projeto e que faz tudo que vai ser preciso. Você vai usar Annotatin pra mapear suas classes e o JPA faz o resto: cria as tabelas sozinho e faz todos os relacionamentos no bd. Você realmente abstrai a lógica relacional. eu costumo usar o MySQL, basta pegar o conector jdbc do Mysql e incluir a referencia dele na configuração do JPA. Na internet tu acha uns tutoriais legais de JPA, é fácil.

cara, acho que é isso. quando eu fiz a disciplina de web no meu curso eu fiz um projeto web de gerenciamento de bugs em uns 4 meses (incluindo o tempo de estudo das tecnologias). e ainda deu pra usar muita coisa de ajax.

se precisar de mais ajuda eu posto uns links de tutoriais e slides sobre essa muvuca toda hehe.

boa sorte

[quote=getName()]se precisar de mais ajuda eu posto uns links de tutoriais e slides sobre essa muvuca toda hehe.

boa sorte[/quote]

getName() se vc puder colocar uns tuto ai eu gostaria velho !
vlw
vo butá pá torá agora, to fazendo o uml do baguio pra entregar semana q vem

e ae pessoar, tudo blz ??

to revivendo o topico aki pois agora é pra valer…

to atrasadao já e to colocando aqui oq eu já tenho pronto…

gostaria de vcs dessem uma olhada e postassem as idéias…por favor…

obrigado pela ajuda !!

abraços

dando um reup…

Coisa bizarra:

vc tenque ver se este tema é aceitavel no seu curso… pois na maioria dos cursos de ciencia da computação por exemplo não aceitão estas coisas… como CRUDs e softwares parecidos não são muito bem vindos em CC por serem basicos demais para um “cientista” la geralmente querem algo que envolva IA, compiladores, SO e coisas mais avançadas do que CRUDs… mas se for cursos de nivel tecnologico ou cursos como BSI ou sistemas de informação, bacharelado em informatica… etc… cursos que não sejam como: ciencia da computação, engenharia da computação e matematica computacional… este tipo de PFC é bem aceito…

esse tema já foi aceito pelos professores, o curso é de sistemas de informação…

o meu problema agora só é desenvolver ele até o prazo…

Eu to escrevendo o meu sobre os frameworks baseado utilizados em Java nao sei se é muita coisa mais to tentando