Receber e enviar dados de um servidor via celular (j2me)

Eu sei que esse assunto já foi tratado e retratado aqui, já procurei muito mesmo dentro do forum, talvez falta de habilidade no uso do ‘buscar’, mas meu problema é os seguinte:
gostaria de saber o que será necessário (exemplos ajudam) para fazer uma aplicação para celular que:

Através de uma conexão com internet (o celular acessa a internet sem problemas) eu possa:
Acessar um servidor (banco de dados) e captar textos (apenas strings, nada de figuras ou sons) e poder enviar textos para outras pessoas cadastradas nesse servidor.

Resumindo: um sistema de menssagens enviadas do celular para um servidor. Menssagens que poderiam ser vizualizadas do celular.

Minha dificuldade não é contruir código, mas sim saber o que vou precisar para:
criar um servidor assim, (servlets, JSP, Tomcat… oq? dicas)
fazer com que meu midlet acesse esses dados.

desculpem-me repetir tópicos…mas realmente procurei… =/

obrigado a atenção de todos que leram a isso… xD

Bem cara,

O que você vai precisar é de um servidor web (por exemplo tomcat), e escrever um servlet que receba os parametros da pesquisa, realize a pesquisa e retorne o resultado no response. Fazendo isto o resto fica fácil, na aplicação em Java ME, você utiliza o objeto HttpConnection (procure que você acha), mandando realizar uma conexão para a url da servlet, com formato de url para passar os parametros (ex: “http://www.abcabc.com.br?parametro1=abc&parametro2=cde”), com este objeto é fácil receber a resposta do servidor, e o resto você se vira. rs

Flw,
Renan

Pow… muito agradecido.

e possivel enivar parametros por URL enconde POST ou GET para uma pagina em php por exemplo usando o cel?

Para isso, você deve utilizar WebServices.

Fernando

[quote=heber.metacodigo]e possivel enivar parametros por URL enconde POST ou GET para uma pagina em php por exemplo usando o cel?
[/quote]

Respondendo a sua pergunta, já que o Fernando te sugeriu algo horrível.

Sim, é possível com PHP tranquilamente. Até diria que se você sabe PHP, ao invés de usar Servlet, use PHP que será muito mais fácil e rápido de desenvolver o que precisa.

[quote=Fernando Generoso da Rosa]Para isso, você deve utilizar WebServices.

Fernando[/quote]

Ta loco, não precisa nada de WebServices, uma vez que o cara terá um servidor (exemplo tomcat) o celular passar a url para uma página em php (utilizando HttpConnection) e o servidor encarrega de executar o código no PHP, sejá conversar com o Banco, etc etal…

Qual seria a forma mais segura de utilizar “j2me” para se conectar a um servidor externo (aplicação que conecta-se a base de dados)?

Não seria via socket e sim pela web mesmo.

Um Webservice é mais seguro que utilizar-se de get’s/post’s para comunicação?

Negativo. Uma coisa nada tem a ver com outra. Seu comentário já demonstra que está confundindo as coisas, pois se o próprio Webservice se baseia em post/get, como vc quer comparar ele a este método de envio ?
Webservice é uma forma de integrar aplicações. Get/Post é como esta informação é representada, é como ela flui entre as partes. E dentro do Get/Post vc pode entrar mais ainda e dizer como os dados estão representados (PLAIN,BASE64, CODIFICADO,etc…).

Quer segurança ? Use SSL. Ele é independente de tecnologia. Se sites de comércio eletrônico usam, vc deveria confiar tb. É o melhor que tem.

A maioria confia nele, embora já está provado que é possível ser burlado, que é possível forjar um cadeado para ser exibido no navegador,etc, mas para a maioria das aplicações ele é suficiente.

Como vivemos rodeados de newbies/wannabes em hackerismo, pode ficar tranquilo que ninguém vai ter interesse em tentar ou conseguir quebrar teu SSL, a não ser que o que você transmite vale MUITO mesmo.