Jasper + IReport + export para PDF

Pessoal existe alguma maneira de manter o formatação do relatório na exportação para PDF ?!?!? :?

pq eu mudo o tamanho e a fonte dos textos no IReport e quando visualizo em Html a formatação continua, mas quando visualizo em PDF, ele perde toda a formatação …

Valew’s

qual iReport vc usa??

eu uso o 1.2.5 e qdo exporto para pdf ele fica normal.

[]'s

to usando o 2.0.2

no meu caso, formatei todos os texto com a fonte “Calibri”, mas no arquivo PDF gerado não fica com essa fonte e acaba desajustanto o layout, cortando algumas caixas de texto …

vou testar aqui com esta fonte , ja posto o resultado … :wink:

pse :frowning:

testei aqui , é verdade qdo seta outra fonte , qdo gera o pdf ele muda pra default dele.

vou dar mais uma olhada aqui. mas não estou com boas esperanças .

lamento.

[]'s

hehe … eu também estou com poucas esperanças, já dei uma boa pesquisada sobre isso já mas não achei nada de bom :frowning: … por isso, como última esperança resolvi postar aqui no forum …

mas tranquilo, se vc ou alguém aqui do forum achar algo a respeito, posta ae :wink:

Valeww

Sei que o post é antigo, porém, como existem pessoas que ainda têm problemas com este assunto (como eu :lol: ), segue a minha contribuição:

O problema é que o IReport utiliza Java/AWT para a montagem e pré-visualização do relatório e o gerador de PDF não, o que obriga a definir uma fonte especifica para PDF. Na versão 3.7.1 do IReport estes métodos estão “deprecated” o que se faz necessário criar uma biblioteca JAR/Zip com as fontes utilizadas (e criar um xml com algumas configurações) e adicioná-las ao classpath da aplicação.

O interessante é que a versão 3.7.1 possui um utilitário para realizar esta tarefa, através do menu Ferramentas --> Opções --> iReport --> Fonts. Basta clicar em install font, selecionar a Fonte (e suas variações, tipo Negrito, Itálico, etc.) e gerar o arquivo jar/zip a ser adicionado ao classpath.

A partir deste momento, basta executar a aplicação que o relatório irá respeitar as formatações escolhidas no processo de geração do PDF.

Realmente, o post é antigo, mas preciso da ajuda do amigo [quote]mtosatti[/quote]. Vc disse que deve-se e criar um xml com algumas configurações para que as fontes funcionem… Pode passar um modelo?

Agradeço.

O que você realmente quer fazer amigo? Conte sua historia :slight_smile:

amigo, preciso que a formatação das fontes apareçam igual ao configurado no iReports.

Tenho um campo text com textos formatados em html avançado, onde no preview + pdf do iReports ele fica perfeito, mas no ambiente de produção, o pdf vem com os textos tem formatação alguma. Até mesmos os textos estáticos formatados não aparecem da forma que deve ser.

Tuas bibliotecas tão novas, já procurou saber se tem suporte a esse “html avançado”?

Mas concordo que no Preview dele mostre de uma forma e ele execute de outra… Uma dica, vc pode consultar sobre os parametros de exportação ou view do seu arquivo jasper na comunidade Jasper Soft

se vc fizer o JAR dos fontes e colocar no seu classpath, funciona

lembre-se de ativar a opção “embedded pdf” nas opções do ireport e se o campo formatado tiver tags html, ativar a opção do campo pra ler TAGS html

e se ainda nao funcionar, falar pra nós q q ta acontecendo, o erro q da e tal… :wink:

[quote=redr4gon]se vc fizer o JAR dos fontes e colocar no seu classpath, funciona

lembre-se de ativar a opção “embedded pdf” nas opções do ireport e se o campo formatado tiver tags html, ativar a opção do campo pra ler TAGS html

e se ainda nao funcionar, falar pra nós q q ta acontecendo, o erro q da e tal… ;)[/quote]

Obrigado a todos por responder.

Amigos, já tinha feito tudo isso e nada funcionou.

Simplesmente, quando o relatório é exibido via aplicação no browser, ele aparece com o texto sem formatação. Mas quando é gerado o PDF via iReports, ele aparece perfeito.

Como estou utilizando apenas a fonte Arial, fiz o jar com a fonte e suas variáveis (bold, italic, bi, etc…) e coloquei no classpath da aplicação, e ainda assim nada.

coloca ai o codigo que gera o relatorio na aplicação pra ver o jeito que vc está fazendo

A aplicação é feita em Softwell Maker (não vai me dizer q está ae o problema!!!) hehehe

fica dificil entao hein… =p

vc ja tentou usar o relatório deles mesmo? nao conheço o software mas parece q eles tem uma ferramenta propria…

http://www.softwell.com.br/2012/05/14/novas-atualizacoes-para-o-editor-de-relatorios-maker-reports/

[quote=redr4gon]fica dificil entao hein… =p

vc ja tentou usar o relatório deles mesmo? nao conheço o software mas parece q eles tem uma ferramenta propria…

http://www.softwell.com.br/2012/05/14/novas-atualizacoes-para-o-editor-de-relatorios-maker-reports/[/quote]

Tem sim, é o report builder 10. Mas tive problemas com formatação do campo text (html avançado) onde na própria documentação, está escrito;

[code]Observações:

[…]
Ao inserir um dado na tabela através de um componente Texto Longo sendo o mesmo configurado para o valor HTML Básico ou HTML avançado, o dado só poderá ser impresso em um relatório, através dos componentes Texto formatado ou Campo Texto formatado. Porém não será WYSWYG, pois estes componentes são baseados no padrão de formatação RTF e não HTML[/code]
Fonte: http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_7/pt/maker_2/relatorio/barras_ferramentas_relatorios.htm

Como tive problemas com o report builder (até incomum, pois já fiz vários relatórios por ele), decidi utilizar o iReports, mas não tinha ainda utilizado textos formatados nele.