Base de dados CEP Brasil

Desculpen o meu portunhol!

Estou precisando uma base de daods de CEP do Brasil, preferivelmente en formato ACCESS ou MySQL.

O conteudo minino deve ser. UF, MUNICIPIO, BAIRRO, LOGRADOURO, CEP, mais seria muito avaliada a incusoe de Meso o Micro Regiones.

Tamen, preferivlemente, a base deve ter os campos latitude e longitude.

alguen ten idea onde posso procurar ise tipo de base de dados CEP?

Ja sei que iste topico foi tratado neste foro fai ja algun tempo, mais nao cheguei a conslusao nemuma, pois os ‘links’ para download que alguns ofreceron, esta quebrados, probavelmente por o longo tempo transcurrido, pois eran topicos antigos.

Muito obrigado pela sua ayuda e a sua comprensao por iste horrivel portunhol!!!

Dica antes de postar um tópico utilize a busca :smiley:
http://www.guj.com.br/posts/list/9172.java#48196

Prezado amigo marcoscruz:

Antes de postar iste topico utilizei a busca, mais nao encontrei neuma resposta definitiva. Tamen tinha visto o topico que voçe tuvo a amabilidade de indicar, mais infelizmente, ise topico termina sin resposta utei.

O que se indica nese topico e comprar a base de dados de correios, mais iso e totalmente iviavel (ten muitos topicos onde se fala exatamente de iso), pelo preçp, que é absurdamente caro, pelas limitaçoes que impoen a os usuarios, por os sitema de ‘licenciamento’, etc. etc.

A cuestoe é conseguir uma base de dados CEP Brasil o mais actualizada posivel con os campos intereados, no minimo:
UF, MUNICIPIO, BAIRRO, LOGRADOURO, CEP, mais seria muito avaliada a incusoe de Meso o Micro Regiones.

E tamen, se for posivel, as latitudes e longitudes.

A base de dados nao debe estar encriptada e deve permitir o uso total sem limitacoes.

Voçè conhoce algo di iso, amigo marcoscruz?

Muito obrigado pela sua ajuda.

Torero

Até onde eu sei, o único orgão do governo que pode lhe fornecer essas informações de forma lícita são os nossos Correios através da compra da base deles, se você não quer ou não pode pagar, não vai poder usar.

Não fechar contrato com os correios pra prestação desse serviço e ser descoberto vai gerar uma multa muito maior do que o que não foi pago para os Correios.

Obrigado pela sua opiniao, amigo Mauricio, mais acho que os CEP nao son un patrimonio exclusivo de correios.

Calqueira pessoa pode fabricar uma base de dados con os CEP do Brasil e iso nunca podera ser considerado ilegal, nem dar origem a uma multa.

Ninguen pode obligar a uma pesso a firmar un contrato con correios para ter acceso a uma base de dados de CP Brasil. Ourta coisa, diferente, seria si eu comprara uma licencia de correios e a desbloqueara ou desencriptara, para sua manipulaçao o para sua venda posterior, en ises caso, sim. correios poderia reclamar, mais correios nao podera reclamar NADA pelo fato de que uma pesso fabrique e venda a sua propia base de dados, ou pelo fato que outra pesso a compre e utilize.

Nao se trata de enganhar nem de defraudar a correios nem a ninguen, so de comprar onde seja melhor e mais barato. Só iso. E eu quero comprar uma base de dados CEP Brasil, livre e sem limitacoes, e o mais actulizada posivel. Sei que ai algumas no mercado, mais nao consegui encontrar.

En tudo caso, obvrigado pela sua opinion, ainda que nao compartida.

Torero

Acho que você não entendeu bem as minhas colocações.

O CEP é um patrimônio da empresa de Correios e Telégrafos do Brasil, ele foi criado por ela em 1971 -> http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_estrutura.cfm

Ninguém está autorizado a revender essas informações além dos próprios correios (mesmo que hajam pessoas que revendam) e se uma aplicação for desenvolvida fazendo o uso de uma dessas bases de dados piratas e for denunciada a empresa que desenvolveu vai ser devidamente processada por estar fazendo uso indevido de material dos Correios.

Entenda que eu estou fazendo apenas um aviso porque anunciar ou publicar informações sobre como praticar atos contra a lei (como pirataria e apropriação indevida, que são os problemas nesse caso específico) são terminantemente proibidas no GUJ.

Então, se você procura por informações sobre meios ilícitos de se obter esses dados, o GUJ não é o lugar pra se fazer isso.

Prezado Mauridio:

Acho que voçé tamen nao entendeu as minhas colocacoes.

Correios criou o sistema CEP, mais nao é dono dos CEP, nem pode impedir que alguma pessoa crie una base de dados propia con os CEP, do mesmo jeito que a companhia de telefones nao pode impedir que alguen forme a sua propia base de dados conos telefones. Nem os numeros dos telefones son da compnhia tlefonica, nem os numeros do CEP son de correios.

Eu nau estoyu tentando comprar ilicitamente uma base de dados de Correios, só estou intentando contatar con alguma pesso ou empresa eu tenha sua propia base de ddos do CEP e quera venderlha. Nao estou utilizando este site para ‘pirateria’ nem para nada ilicito o ilegal. Alem demias, en iste site hay varios topicos casi exactamente con o mesmo conteudo (pessoas que, como eu, precisaban uma base de dados de CEP Brasil, para seu uso particular ou profisional), con muitas respostas, aida que, infelizmente, pouco uteis, erradas ou desactualizadas, motivo pelo cual aperturei este topico (despois de buscar e descobrir que neum tinha a resposta adecuada).

En tudo caso, amigo Mauricio, eu respeito muito todas as opinioes, e a sua en particular, ainda que nao poda concordar con ela. ¿Poderia voçe dar uma referencia legal na que se desprenda que é prohibido criar uma base de dados de CEP no Brasil? (tamen ouvo neste site muitas dicusioes sobre a ‘licitude moral’ e a conveniencia de que Correios ‘privatice’ e limite o uso de algo que deberia facilitar de graça…, mais eu nao vou participar dissa discusoe.

boa noite, amigo Mauricio.

[quote=torero]Prezado Mauridio:

Acho que voçé tamen nao entendeu as minhas colocacoes.

Correios criou o sistema CEP, mais nao é dono dos CEP, nem pode impedir que alguma pessoa crie una base de dados propia con os CEP, do mesmo jeito que a companhia de telefones nao pode impedir que alguen forme a sua propia base de dados conos telefones. Nem os numeros dos telefones son da compnhia tlefonica, nem os numeros do CEP son de correios.
[/quote]

Ai que vc se engana. O dados relativos ao cep são protegidos por lei e apenas os Correios tem o poder de os fornecer , mediante contrato, a terceiros. Não é legal alguem compilar um banco de dados de CEP.
O mesmo se aplica aos numeros de telefone.
Estas são informações que estão relacionadas com informações particulares de individuos e portanto estão sujeitas a leis relativas à protecção de privacidade.

Amigo sergiotaborda:

Obrigado pela sua resposta, mais eu acho que nao sou eu quem esta enganhado. Tal veis e voçé o que esta enganhado. Neuma lei no mundo pode declarar que os dados do CEP do Brasil ou de calquer outro pais do mundo pertenecen a Correios do Brasil. (falo DADOS, nao ‘base de dados’, que son duas coisas muito diferentes: o que esta protegido por lei son as bases de dados, sua estrutura, nao os dados mesmo) .

Os dados, sejan telefones, CEP, geocodigos, latitudes, longitudes, frelatorios de municipios ou bairros, etc. sao de dominio publico, livre, nao pertenecen a Correios. A base de dados do CEP criada por Correios é o que pertenece a Correios, e por tanto seria ilegal copiar, desbloquear, desencriptar, manipular, etc.

En tudo caso, nao era a minha intençao polemizar sobre a legalidade, licitud, ilegalidade ou ilicitud de bases de dados CEP (nao quero comprar uma base de dados de Correios, sino uma bae criada por outra pessoa ou empresa). Acho que a maior parte dos usuarios de iste site son tecnicos, programadores, informaticos, nao advogados especialistas en bases de dados, novas tecnolgias, propiedade intelectual, etc. Para polemizar respeito a legalidade o ilegalidade de comprar uma base de dados CEP que nao tenha sido criada por correios, ai outros foros mais especificos, de conteudo legal.

O que eu tento é conseguir uma base CEP do Brasil, con os dados ditos no post inicial, nao criada por correios. Vamos deijar aparte a discusao sobre a sua legalidade ou ilegalidade, que poderia ser muito mais compleja do apartante: imaginen, so a efectos dialecticos, porque eu acho que nao e así, que efectivamente, ouvese uma ley brasileira que reserva a ‘propieade’ dos dados CEP para correios e prohibise a outras pessoas ou empresas utilizar os CEP e criar bases de dados. Bom, ainda que iso fra así (que acho que nao é…) , as leis braisleiras aplicanse a Brasil, nao fora do Brasil, por ejemplo en Ecuador o en colombia, o en França o Italia. Eses paises tenhen as suas propias leis, e tal veis isas leis son muito mais liberales e livres que as leis brasileiras. Entao… ¿que pasaría si algen en Italia cria a sua base de dados CEP? ¿vai Correios do Brasil reclamar alguma coisa a Italia?.

Mais…, insisto: a minha intencao nao é polemizar sobre questoes legais. Só tento conseguir uma base de dados CEP Brasil. ¿alguen sabe como conseguirla , fora Correios?

Cordiais saudaçoes a todos.

Torero

Acho que o que ele quer é o seguinte:

Suponha que você tenha no seu BD uma tabela onde cada tupla corresponde a um CEP, onde a PK seja o CEP e os demais campos sejam o logradouro, o bairro e a FK da cidade, por exemplo. Tal tabela faz parte do seu banco de dados e é alimentada normalmente quando você cadastra um cliente, um funcionário, ou qualquer coisa que tenha um CEP.

Daí vem a questão: Só o fato de você ter uma tabela de CEPs faz com que você esteja infringindo a lei? (Acredito que não, pois tal lei, além de inaplicável, não faz sentido).

Daí vem o negócio: O amigo aí precisa destes dados, por qualquer motivo. Ele queria saber se alguém já não tem eles de antemão de forma que ele não precise reinventar a roda e já possa alimentar o sistema dele com dados reais e atualizados.

Essas foram as 5 mensagens com o maior número de erros ortográficos que já vi. Nem se tentasse conseguiria.

A primerias palavras diste topico foron: Desculpen o meu portunhol!

o relevante, neste caso, nao son os erros ortográficos (voçè pode escrever sem erros ortgraficos en italiano, espanhol, inglese? eu si…) mais o topico mesmo: BASE DADOS CEP BRASIL.

Ficaria muito obrigado se voçè podese aportar algo positivo a iste topico! BASES DE DADOS CEP BRASIL (para falar de erros ortograficos ai outros foros…)

Torero

[quote=sergiotaborda][quote=torero]Prezado Mauridio:

Acho que voçé tamen nao entendeu as minhas colocacoes.

Correios criou o sistema CEP, mais nao é dono dos CEP, nem pode impedir que alguma pessoa crie una base de dados propia con os CEP, do mesmo jeito que a companhia de telefones nao pode impedir que alguen forme a sua propia base de dados conos telefones. Nem os numeros dos telefones son da compnhia tlefonica, nem os numeros do CEP son de correios.
[/quote]

Ai que vc se engana. O dados relativos ao cep são protegidos por lei e apenas os Correios tem o poder de os fornecer , mediante contrato, a terceiros. Não é legal alguem compilar um banco de dados de CEP.
O mesmo se aplica aos numeros de telefone.
Estas são informações que estão relacionadas com informações particulares de individuos e portanto estão sujeitas a leis relativas à protecção de privacidade.[/quote]

Eu tambem acho que nao funciona assim.

Quer dizer que se eu criar um sistema e sair pelo Brasil cadastrando os CEP’s (claro é um exemplo ninguem seria louco de fazer isso) eu posso ser processado pelo uso dos números?
Posso estar redondamente enganado, mas nao acredito que isso seja verdade. Ja vi varias empresas com bases de dados dos CEP’s sem ter contrato com os Correios e olha que essas empresas não são pequenas para estarem se arriscando a não pagar e levar uma multa.

Claro, pegar a base dos correios sem pagar e usar isso sim é ilegal.

Se não me engano o próprio IBGE tem uma base.

]['s

Certo amigo fabrio-patricio!

Correios é o dono da base de dados dos CEP, da sua estrutura, e por tanto, sería ilegal a suca copia, manipulaçao, desbloqueio, etc. sem a correspondente licença, MAIS Correios de jeito neum é o dono dos DADOS MESMO, e por iso que calqueira pessoa pode criar a sua propria base de dados sem ni tan siquer pedir permisao a Correios.

Olha un exemplo: o GOOGLE ten a base de dados completa, completisima dos CEP, nao so do Brasil mais do mundo enteiro… Ate hoje e nao ouvi que Correios do Brasil o de outro pais van reclamar alguma coisa a GOOGLE…, entao ¿por qué correos me vai reclamar a mi o a outra pessoa por ter a nosa prorpia base de dados dos CEP?

Poren, eu na prtendia aperturar un topico juridico mais un topico ‘informatico’: Onde posdo conseguir a base de dados dos CEP fora Correios? Ninguen en? Ninguen quer vender?

Torero

Eu li a area de CEP no site dos Correios e tambem nao achei nada que diga que e ilegal fazer uma base de CEP por conta propria. Eu nao acho que seria ilegal eu sair por ai anotando os nomes das ruas e CEPs que tem nas placas de Sao Paulo, por exemplo. Seria uma loucura, mas acho que nao seria ilegal.

Agora, pra usar o DNE que e um servico deles, tem que pagar. Qualquer outra forma de aquisicao, que nao seja atraves dos Correios, sob um contrato bem descrito no site, e ilegal.

Homem, pelo amor de deus!

Você não pode comprar uma base de CEPs se não for aos Correios. É óbvio que você pode ir pegando os ceps nos correios e copiar os dados pra a sua base de dados próprias, mas você não pode vender essas informações, só os correios podem vender as informações do CEP pra qualquer outra empresa.

Você acha que se alguém pudesse vender esses dados, não já haveriam milhares de pessoas fazendo isso não?

O Google vende as informações de CEP aqui no Brasil ou de zip codes pelo resto do mundo?

Obrigado outra veis, caro Mauricio.

EU posso comprar uma, dois e tres bases de dados CEP fora Correios, é de fato, ja comprei, de jeito 100% legal, e sen necesidae de ir pegando os mais de 700.000 registros que a dita base de dados ten.

E tamen poso vender isa base de dados, porque e liberada e livre (legalmente) asi como calquera outra base de dados derivada que eu ossa criar, como de fato voy fazer, incrementando o seu valor a traves de vinculaçoes con outro tipo de dados.

A sua pregunta: Você acha que se alguém pudesse vender esses dados, não já haveriam milhares de pessoas fazendo isso não?

A minha resposta: Nao digo que milhares, mais doceas e doceas de pessoas vendendo ise tipo de base de dados CEP si que ai, no Brasil e tamen fora en outros paises (o Correios do Brasil nao e a unica entidade que ten os dados CEP…, felizmente…).

O Google nao vende os CEP, os regala… (podense ter os dados mais nao se poden vender? uhmmm… é si eu pego os 700.000 CEP de google, crio a minha base de dados)

A questoe de iste topico nao era sobre a legalidade ou ilegalidade das bases de dados CEP criadas por outras pessoas ou empresas fora Correios (voçé acha que isas bases de dados son ilegales, mais nao contribuiu con neuma referencia juridica que podas ervir de base ou justificativa da sua posicao…). A questoe era ONDE conseguirla, e por sorte, ja descubin, e ja comprei…

En calqueira caso, muito obrigado a tudos voçés pelas suas contribuçoes, ainda que algumas de elas ficaron ‘fora do topico’, cujo objeto era ‘informatico’ e nao ‘juridico’.

E tamen desejo reiterar as minhas disculpas pelo meu portunhol e pelos erros ortográficos das minhas mensagens.

torero

OLA TD BEM???
EU ESTOU PROCURANDO EXATAMENTE A MESMA COISA QUE VC
ENTAO GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ JA ENCONTROU E SE PODE ME ENVIAR!!!
DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO

JULIANA :smiley:

torero,

Pra que seria a base? Pra calcular o preço da remessa em alguma loja virtual?

Se for não precisaria da base que dizem que é bem grande. Basta dar uma olhada como fizeram para o OSCommerce:

Esse sistema tem vários módulos para essa finalizadade, mas que não usam a base do correio. É feito por um cálculo.

Abraço,

[quote=andrepestana]torero,

Pra que seria a base? Pra calcular o preço da remessa em alguma loja virtual?

Se for não precisaria da base que dizem que é bem grande. Basta dar uma olhada como fizeram para o OSCommerce:

Esse sistema tem vários módulos para essa finalizadade, mas que não usam a base do correio. É feito por um cálculo.

Abraço,[/quote]

Você chegou seis meses atrasado neste tópico, ele é de fevereiro. :slight_smile: