Em que linguagem of Facebook.com é feito?

Oi. Não consegui achar muita coisa a respeito, mas queria saber isso. Ele é muito mais rápido que o MySpace.com e, na minha opinião, é muito mais fácil de mexer também.

Abraço.

Eu chuto PHP + AJAX da vida…

Cara, eu iria de Java e mais alguma coisa…
É muito bem feito.

O Facebook, assim como quase todo site grande, nao eh feito numa coisa soh. Tem coisas em PHP, C, Java e meia tonelada de Perl segurando tudo no lugar.

Hmm…
Não sabia disso não.
Não é muito complicado segurar tudo isso não, cv?

Esses sites fazem realmente uma mistureba de tecnologias, mas existem algumas linguagens que dominam o cenário em cada site. No caso do Facebook é principalmente PHP. Eles são um site Web 2.0 baseado em PHP principalmente. O que não quer dizer que eles não utilizem Java, C++, etc. E sempre com toneladas de Javascript.

Só um outro exemplo: a infra-estrutura da Google é baseada em C++, mas muitas aplicações lá são em Java, Python, etc.

[quote=jdefarge]Esses sites fazem realmente uma mistureba de tecnologias, mas existem algumas linguagens que dominam o cenário em cada site. No caso do Facebook é principalmente PHP. Eles são um site Web 2.0 baseado em PHP principalmente. O que não quer dizer que eles não utilizem Java, C++, etc. E sempre com toneladas de Javascript.

Só um outro exemplo: a infra-estrutura da Google é baseada em C++, mas muitas aplicações lá são em Java, Python, etc.[/quote]

Pois é cara, já me falaram que a base do Google é C++. Eu não consigo imaginar isso… Aí soube que o sistema de busca era em Python, Gmail em Java (diz que). Uma confusão organizada.

Abraço.

[i]Confesso que nunca tinha entrado nesse site…

Mais pelo que vi acredito que tenha várias linguagens…
Eu chuto que entre elas tem Java e PHP[/i]

Eu acho o facebook bemmmm mais lento que o myspace. Mas eh um site legal.
Como disseram eu acredito que tem um monte de linguagens.

//Daniel

Daniel,

Nossa cara. Aqui, pra entrar no ‘perfil’ de alguém é tenebroso no myspace :confused:

Quem sabe arquiteturas de outras grandes aplicacoes nao nos deixem algumas dicas sobre como o facebook foi montado.

:arrow: http://highscalability.com/links/weblink/24

[Editado]
Curiosidade sobre o MySpace, que foi citado a cima, ele foi desenvolvido em cima de plataforma microsoft. Basicamente: ASP.NET 2.0, Windows, IIS, SQL Server.
:arrow: http://highscalability.com/myspace-architecture
[/Editado]

[quote=mrblack]Quem sabe arquiteturas de outras grandes aplicacoes nao nos deixem algumas dicas sobre como o facebook foi montado.

:arrow: http://highscalability.com/links/weblink/24

[Editado]
Curiosidade sobre o MySpace, que foi citado a cima, ele foi desenvolvido em cima de plataforma microsoft. Basicamente: ASP.NET 2.0, Windows, IIS, SQL Server.
:arrow: http://highscalability.com/myspace-architecture
[/Editado][/quote]

É… tem aqueles vídeos de RoR vs X llinguagem, que são muito cômicos.
Vale dar uma olhada: http://br.youtube.com/watch?v=kU-4D51FY98

Concerteza esse link responderá:

Estes sistemas mais complexos (web aplicativos) em geral são feitos em camadas. No caso do sistema de busca da Google, a interface Web não deve ser nem 10% do todo e, também, apenas esse sistema de interface com o usuário precisa rodar exclusivamente num servidor web, por isso o restante não sofre as limitações das linguagens interpretadas como PHP, .NET, JSP, Python, etc. Sem falar que, sendo a nuvem de servidores dessas grandes empresas toda dedicada, eles têm total liberdade para desenvolver o seu backend em qualquer linguagem, conforme a necessidade do projeto. Tentar imaginar “em que linguagem foi feito” é menos construtivo para a gente que gosta de estudar essa área do que tentar imaginar “em que linguagem cada camada DEVERIA ser desenvolvida”. Senão a gente sempre corre o risco de pegar “o feito” como regra, o que não faz nem um pouco bem pra criatividade e pesquisa. =]

Falou e disse tudo. Às vezes eu tenho a impressão de que o pessoal pensa que pra fazer um sistema desses o cara abre um projeto no Eclipse, faz o deploy em um host qualquer e depois é só comprar mais servidor e banda, e nunca mais se mexe na aplicação …