É possível conciliar DDD com EJB3?  XML
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Autor Mensagem
Leonardo3001
GUJ Ranger

Membro desde: 04/07/2007 18:28:58
Mensagens: 975
Offline

Não é mais uma discussão sem fim sobre repositórios. Acho.

É o seguinte, atualmente estou lendo dois livros, um é o EJB 3 In Action e o outro é o Applying DDD and Patterns. E aí surgiu uma dúvida: é possível ter DDD com EJB3? O livro do EJB diz que sim, mas não explica muito. O livro do DDD é com exemplos em C#, portanto, mesmo eu não tendo lido tudo, sei que não vai falar sobre EJBs.

Pra explicar melhor, um exemplo. Imagine um site de venda de produtos muambados, tipo Mercado Livre. Lá, a oferta de um novo produto pelos vendedores pode ser feita com o seguinte código:


Tudo bastante OO.
Porém, como vendedor é um entity bean vindo remotamente, eu devo cercar o código acima pra ficar mais ou menos assim:

Achei super estranho a primeira e a última linha do código acima, porque parece meio procedural. Aí a dúvida: isso deixou de ser DDD? Se sim, existem formas de se contornar isso (além da opção de se desistir de EJB3)?

Leonardo Veríssimo
-------------------------------------------------
Objectzilla
[WWW]
Alessandro Lazarotti
Virtual Machine Man
[Avatar]

Membro desde: 21/01/2004 14:12:54
Mensagens: 719
Offline

Pq vc não usa a abstração que o repositório oferece para procurar pelo Vendedor ?
Ao contrário do que se vê, um repositório pode ser bem mais do que uma simples interface de um DAO, ele é um repositório de dados do negócio. Se os dados estão remotos, locais, em banco, em memória, não interessa... um repositório provê ele para você. A interface de seu EJB3 pode estar dentro do seu repositório ou seu repositório pode ser a própria façade (caso toda a manipulação em seus métodos seja remota).


This message was edited 1 time. Last update was at 23/04/2008 21:18:16


... Lezinho
------------------------
twitter: @lazarotti
http://alessandrolazarotti.wordpress.com/
http://jbossbrasil.org/

[Email] [MSN]
 
Índice dos Fóruns » Arquitetura de Sistemas
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.8 © JForum Team