NetBeans ou Eclipse

Bom dia galera…

É o seguinte: Estou começando a programar em java há poucos mêses e tô com uma dúvida. Qual IDE devo utilizar, NetBeans ou Eclipse. Me parece que à maioria dos profissionais em java utilizam o Eclipse, estou certo.
Quais seriam suas vantagens em relação ao seu concorrente NetBeans e onde eu poderei encontrar o seu Download de uma versão atual e estável.

Hem pessoal, mais uma coisinha. Como devo fazer pra realizar a sua instalação de maneira correta, ou seu processo de instalação é como qualquer outro programa, tipo: Next --> Next–> Final

Bom, você cutucou um vespeiro…hehehe…Como você provavelmente vai ouvir coisas favoráveis(e contra) os dois, recomendo que instale ambos e de uma olhada.
Você encontra eles em
www.eclipse.org
www.netbeans.org
Ou entra no google e digita o nome de cada um, vai ser a primeira opção.

[]´s

Bom, existe uma diferença muito grande entre os dois.

Em resumo, o Netbeans é uma ferramenta mantida pela Sun que tem várias funcionalidades integradas.

Já o Eclipse é uma plataforma mantida pela comunidade (aqui a diferença é que a Eclipse Software Foundation é muito menos dependente da IBM do que o NetBeans da Sun). A idéia básica do Eclipse é ser uma plataforma com funcionalidades básicas para que os mantenedores possam vender seus produtos baseados nela.

Mas isso não tira a qualidade de plugins grátis do eclipse. Mas a diferença é que o NetBeans é muito mais rico em funcionalidades do que o Eclipse se você comparar a distribuição padrão dos dois.

Outra coisa que você precisa levar em conta é que o Eclipse é muito mais customizável em termos de compilador (você pode configurar o compilador para acusar erros até se um método não tiver javadoc!) e de projeto. Já o NetBeans usa o Ant para gerenciar o projeto e isso é uma vantagem enorme caso você precise modificar algo no projeto e não tenha o NetBeans instalado na máquina ou tiver outra IDE que suporte o Ant (ou até preguiça de abrir o NetBeans para mudar uma linhazinha de código). Você pode usar o Ant no eclipse também, mas não é tão trivial como no NetBeans, que já gera todo o arquivo do Ant pra você.

Um último ponto que eu vejo é como os dois IDEs tratam as configurações. O NetBeans é muito mais fácil de usar quando você precisa da configuração básica, enquanto que o Eclipse é fácil de usar se você precisa de uma configuração mais avançada, mas se precisar de algo simples ele pode se tornar muito complicado de usar. Por isso muitos iniciantes e professores usam o NetBeans para estudar e dar aulas.

Existem diversos outros pontos para comparar os dois. Mas como você está iniciando na linguagem eu creio que esses que mostrei serão suficientes pra você fazer uma escolha por agora.

Uma dica que eu dou a você é: não mude de IDE só porque não encontrou a funcionalidade que deseja. Alguns exemplos disso são o editor do NetBeans (ele era fraquíssimo antes e hoje é um excelente editor) e o Web Tools do Eclipse (era extremamente fraco no começo e hoje já é uma boa escolha).

Qual é o melhor? Isso é muito subjetivo, os dois IDEs possuem propósitos diferentes e são excelentes. Sugiro que você use os dois e, conforme for avançando na linguagem Java, escolha o que mais se sentiu confortável para trabalhar.