Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior

@Man_Hobby,

Veja bem: gostar eu “gosto” de muitas coisas na vida (futebol, cinema, culinária, informática etc…), mas não posso dizer que sou “vocacionado” em todas essas áreas.

O que eu quero dizer é o seguinte: só quem pode dizer se é vocacionado pra área é você, só você tem essa resposta. Outra coisa os psicólogos especializados em gestão de pessoas já falam em “salário emocional”, que é uma perspectiva auto gratificação em se realizar uma atividade, ou seja a pessoa se sente feliz em realizar a atividade, como se fosse um senso de “missão pessoal”, isso justifica por exemplo um alto executivo que ganha milhares de reais trocar de trabalho por uma vida mais simples. Tem coisas que o dinheiro não compra.

A área de informática acho muito gratificante e com bastante oportunidades. Porém é uma área muito exigente e critica em muitos aspectos, uma vocação verdadeira ajuda a passar por esses percalços da profissão, enquanto outros ficam pelo caminho.

Paga bem no inicio de carreira? é difícil, mas no médio e longo prazo é possível, depende do profissional como vai se posicionar no mercado, o profissional precisa saber que esta entrando numa área que nunca vai poder parar de estudar, porém sempre haverá vagas(entenda por vagas uma ideia mais abrangente do que apenas empregado CLT) para os profissionais qualificados, criativos e empreendedores.

Outra preocupação sua é com o “nome” da faculdade, recomendo que faça uma faculdade sim, mas não se limite ao conhecimento fornecido pela faculdade. A internet é a ferramenta ideal, coloque a mão na massa sempre. Se você souber fazer bem qualquer coisa, seja lá o que for: programar, designer etc… pode ter certeza que vai ser mais reconhecido do que qualquer certificado de faculdade.

A faculdade vai lhe dar 3 coisas:

1 - Uma base teórica.
2 - Networking
3 - Titulação acadêmica

Mas pra aprender mesmo, só colocando a mão na massa. Repito o mercado não esta nem ai pra nome de faculdade, apenas quer saber se você sabe fazer.

@Man_Hobby

Só complementando minha resposta já que você esta indeciso, antes de parti pra uma faculdade que é um curso extenso e caro, tente buscar na sua cidade por um curso curta duração, desses do Senac ou Senai, apenas se for escolher algum de programação, busque um que comece por algoritmo. No curso você já vai sentir se é isso que você quer ou não. Talvez até consiga um estagio.

Muitas ou a maioria das vagas de emprego de informática não exigem curso superior?

Porque você afirma que mercado não esta nem ai pra nome de faculdade?

@Man_Hobby

Eu falei essas coisas baseados na minha vivência na área, pouco mais de 20 anos, nesse tempo já estive algumas vezes como candidato a uma vaga e em outras como recrutador, mas o que eu quero dizer é que minha opinião é apenas pra ser analisada como uma parte dentro de um contexto do mercado que é muito grande. E que você deve buscar na internet informações sobre mercado de trabalho em informática, existem muitos canais legais no youtube de uma galera que já trabalha, vou te passar alguns aqui pra você analisar.

Antes, deixa eu te falar algumas coisas:

Verdade, algumas empresas, exigem formação superior, pois entenda que a empresa também tem insegurança de disponibilizar dinheiro pra pagamento de um funcionário e contratar alguém que não corresponda as expectativas, logo tenta se cerca de alguns parâmetros pra tentar contratar certo. A empresa exige a faculdade pra tentar acertar mais, porém não se engane a empresa vai exigir portfólio ou realizar testes pra ver se realmente o cara sabe.

A faculdade não é garantia de absolutamente nada, muita gente pensa que pegando o papel do certificado só é apresentar no RH e automaticamente esta dentro da empresa, mas não é assim.

Deixa eu te contar uma experiência aqui em Maceió que pelo que acompanho é valida pra muitas empresas, Uma certa vez em um processo seletivo(por padrão a empresa exige curso superior), a assistente do diretor de T.I pegou uma pilha de currículos e informou que iria chamar os candidatos que TAL Faculdade pois é a mais famosa e com as mensalidades mais caras, logo seria a melhor e o pessoal sairia capacitado, então o diretor explicou que igual aquela pilha de currículos existiam muito mais no deposito da empresa, pois não seria tão simples assim, pois na realidade a galera tá saindo sem entender P**** nenhuma do que o mercado precisa, logo não teria como fugir do trabalho árduo de chamar um monte pra ir garimpando quem realmente sabe.

Todos são de pessoas que já estão no mercado e que abordam o tema faculdade.

1 curtida

Olá andrebmarinho

Falando de curso superior de informática, eu imaginava que uma boa instituição de ensino superior prepara os seus alunos para o mercado de trabalho.

Eu imaginava que a instituição de ensino superior que é a mais famosa e mais cara de uma região é a instituição de ensino superior que tem a melhor qualidade de ensino de informática.

Mas nesse seu exemplo de “TAL Faculdade pois é a mais famosa e com as mensalidades mais caras, logo seria a melhor e o pessoal sairia capacitado, então o diretor explicou que igual aquela pilha de currículos existiam muito mais no deposito da empresa, pois não seria tão simples assim, pois na realidade a galera tá saindo sem entender P**** nenhuma do que o mercado precisa” me deixou muito curioso.

Eu imaginava que qualquer curso tecnólogo de informática da Devry tem toda a qualidade necessária para preparar os seus alunos para o mercado de trabalho.

Se a faculdade mais famosa e mais cara de uma região não prepara para o mercado de trabalho de informática, qual faculdade prepara?

Se a faculdade mais famosa e mais cara de uma região não prepara para o mercado de trabalho de informática, como um aluno de graduação de informática será preparado para o mercado de trabalho?

Faculdade só dá base teórica. Se preparar pro mercado vai depender do seu próprio esforço.

1 curtida

No Piauí vai ser meio difícil ter algum retorno financeiro com TI.

Se sua formação for em Ciência da Computação, logo de cara lhe digo, se não falar Inglês fluentemente , você esta fora do mercado, o salario é um lixo, e as qualificação são das mais fudidas que exige, pos-graduação também é bem olhado , bom via depender do que você busca !!!Boa Sorte !!!

@pfk66

Porquê no Piauí vai ser meio difícil ter algum retorno financeiro com TI?

@Crocodilo

Por favor, explique o máximo possível de detalhes sobre o fato do salário de um graduado em Ciência da Computação ser um lixo.

@Man_Hobby,

Deixa eu te falar uma coisa: não existe uma “formação completa na faculdade”, logo o importante pra complementar são: estágios, projetos pessoais, voluntariado, monitorias etc… Eu sei que acabei postando muitos videos, creio que você nem assistiu, mas dê uma olhada com carinho no canal do youtube DEV NA ESTRADA, os vídeos são um pouco longos, mas são entrevistas com profissionais de T.I, vale muito apena.

Discordo, os grandes centros já estão saturados, é muita empresa, é muito profissional, nível de concorrência altíssimo. O contrario de diversas regiões do nordeste, como por exemplo Teresina-PI que tem mais de 750 mil habitantes, é uma capital e existe deficiência de tudo, logo tem espaço pra crescer, basta saber resolver problemas.

Eu já vi vários POSTs aqui no fórum o pessoal tentando definir o valor do salário pela titulação acadêmica, porém é uma analise difícil de definir no meu entender.

Falando do tema vocação, a coisa mais útil que vc @Man_Hobby pode fazer nesse momento é procurar um psicólogo voltado pra orientação para formação profissional e fazer uma coisa bem importante chamada Orientação Vocacional.

Apesar de muita gente discordar, essa orientação pode lhe servir e muito como uma forma de tentar traçar um mapa de qual formação vc pode tentar conseguir, baseado em entrevistas e questionários que esse tipo de especialista irá aplicar.

Aí, vc vai ter parâmetro, tendo como base o resultado da análise feita sobre seu comportamento e suas respostas aos métodos aplicados.

De fato, é qze impossível uma análise como essa determinar o futuro profissional de alguém, contudo, pode ajudar a tirar muitas dúvidas e dar algum direcionamento sobre estudar isso ou aquilo.

Normalmente, as escolas fornecem esse tipo de acompanhamento de graça para o público geral e algumas universidades tb tem algum espaço para esse tipo de trabalho.

Procure em sua cidade por esse tema, vá lá e seja honesto sempre durante as análises.

Isso te fará bem e o deixará mais confortável para decidir seu futuro.

Deixe pra pensar em dinheiro mais pra frente. Certamente vc terá muito tempo ainda pra ganhar e, tomara que seja o quanto vc gostaria de ganhar, conforme a carreira que vc escolher para si.

Veja aqui alguns exemplos de como isso funciona:

http://www.testevocacional.org/

1 curtida

Perfeito! Concordo plenamente. Primeiro @Man_Hobby você precisa “se entender”, só depois é que vem os outros assuntos.

Tentar levantar outros assuntos nesse momento pode confundir ainda mais.

@andrebmarinho

Por favor, cite exemplos de POSTs que foram postados aqui no GUJ que foram postados pelo pessoal que tentam definir o valor do salário pela titulação acadêmica.

Cara, você mesmo @Man_Hobby tem feito postagens levantando esse assunto:

Caso eu fale qualquer coisa, acho que é “chover no molhado”, tudo que era possível ser dito já foi dito e vários materiais de excelente qualidade já foram postado links.

Agora é com você, por fim a postagem de @Emerzoom foi brilhante, simples e direto na “alma do negocio”. Estou encerrando minha participação no post, abraço a todos.

A Faculdade não vai lhe ensinar nada !!! Vai lhe dar uma introdução meio boca, até a pos-graduação pode ser um risco , tem que ter a faculdade só pra ter o canudo , tem que fazer curso atrás de curso , o que o Guilherme Silveira fala em video é mais ou menos assim , mas mesmo assim ainda é barra, o Salario que um developer ganhar chega no maximo uns 10.000,00 reais, pelo que o mercado exige esse salário é baixo , talvez em Cargos como PMI você ganhe melhor uns 20.000,00 reais, bom atualmente eu tenho outros planos pra minha carreira , talvez eu realmente mude de área !!!

Na boa mesmo colega, para ganhar 20.000 de salário, só virando político ou prestando concurso para juiz …

Gerente ou Gestor de TI, trabalhando com PMI PMBOK, formado em Ciência da Computação e Pos-Graduado , ganha na faixa de 20.000,00 reais , Developer pelo que sei na faixa de uns 10.000,00 , pode ganhar até mais mas esse é o teto !!!. Sim Juiz ou Politico ganha o uns 20.000,00 a 30.000,00 reais , na nossa área você tem que ter inglês fluente para atuar em empresa boa , de grande renome, fora as certificações que são exigidas, o caminho é mais longo !!!

Acho que vc está meio por fora da área, pois no mercado da tecnologia da informação, qualquer senior ai está passando dos 10k de boa, e se não estiver está na hora de trocar de emprego pois está sendo desvalorizado

Vamos lá tenho um amigo meu que ganha 25.000,00 reais ele trabalha em uma empresa super conceituada, ele é developer , ele é formado em Ciência da Computação, é Pos-Graduado em Orientação a Objetos, tem 3 certificações e fala Inglês fluente, o cara é bom mesmo, mas ai vem a pergunta , porque um Gestor de TI ganha mais , porque o mercado nessa área é bem escasso, PMI&PMBOK é um investimento alto também especialização nessa área é dificil também,outra coisa área é questão de vocação , eu mesmo não tenho muita vocação para Developer e mesmo assim ainda não larguei o osso, sempre que posso estudo Java mas mesmo assim tenho minhas limitações, estou pensando piamente em mudar de área entrar em Humanas e sair de Exatas , o que me incomoda é a idade , já tenho 45 anos , e esse é o meu receio, mas nunca é tarde para buscar outras realidades, você tem que ter vocação senão é melhor partir pra outra.