Aqui onde eu moro quase não há vaga na área de informática que exige curso superior

@Crocodilo

Por favor, explique o máximo possível de detalhes sobre o fato do salário de um graduado em Ciência da Computação ser um lixo.

@Man_Hobby,

Deixa eu te falar uma coisa: não existe uma “formação completa na faculdade”, logo o importante pra complementar são: estágios, projetos pessoais, voluntariado, monitorias etc… Eu sei que acabei postando muitos videos, creio que você nem assistiu, mas dê uma olhada com carinho no canal do youtube DEV NA ESTRADA, os vídeos são um pouco longos, mas são entrevistas com profissionais de T.I, vale muito apena.

Discordo, os grandes centros já estão saturados, é muita empresa, é muito profissional, nível de concorrência altíssimo. O contrario de diversas regiões do nordeste, como por exemplo Teresina-PI que tem mais de 750 mil habitantes, é uma capital e existe deficiência de tudo, logo tem espaço pra crescer, basta saber resolver problemas.

Eu já vi vários POSTs aqui no fórum o pessoal tentando definir o valor do salário pela titulação acadêmica, porém é uma analise difícil de definir no meu entender.

Falando do tema vocação, a coisa mais útil que vc @Man_Hobby pode fazer nesse momento é procurar um psicólogo voltado pra orientação para formação profissional e fazer uma coisa bem importante chamada Orientação Vocacional.

Apesar de muita gente discordar, essa orientação pode lhe servir e muito como uma forma de tentar traçar um mapa de qual formação vc pode tentar conseguir, baseado em entrevistas e questionários que esse tipo de especialista irá aplicar.

Aí, vc vai ter parâmetro, tendo como base o resultado da análise feita sobre seu comportamento e suas respostas aos métodos aplicados.

De fato, é qze impossível uma análise como essa determinar o futuro profissional de alguém, contudo, pode ajudar a tirar muitas dúvidas e dar algum direcionamento sobre estudar isso ou aquilo.

Normalmente, as escolas fornecem esse tipo de acompanhamento de graça para o público geral e algumas universidades tb tem algum espaço para esse tipo de trabalho.

Procure em sua cidade por esse tema, vá lá e seja honesto sempre durante as análises.

Isso te fará bem e o deixará mais confortável para decidir seu futuro.

Deixe pra pensar em dinheiro mais pra frente. Certamente vc terá muito tempo ainda pra ganhar e, tomara que seja o quanto vc gostaria de ganhar, conforme a carreira que vc escolher para si.

Veja aqui alguns exemplos de como isso funciona:

http://www.testevocacional.org/

1 curtida

Perfeito! Concordo plenamente. Primeiro @Man_Hobby você precisa “se entender”, só depois é que vem os outros assuntos.

Tentar levantar outros assuntos nesse momento pode confundir ainda mais.

@andrebmarinho

Por favor, cite exemplos de POSTs que foram postados aqui no GUJ que foram postados pelo pessoal que tentam definir o valor do salário pela titulação acadêmica.

Cara, você mesmo @Man_Hobby tem feito postagens levantando esse assunto:

Caso eu fale qualquer coisa, acho que é “chover no molhado”, tudo que era possível ser dito já foi dito e vários materiais de excelente qualidade já foram postado links.

Agora é com você, por fim a postagem de @Emerzoom foi brilhante, simples e direto na “alma do negocio”. Estou encerrando minha participação no post, abraço a todos.

A Faculdade não vai lhe ensinar nada !!! Vai lhe dar uma introdução meio boca, até a pos-graduação pode ser um risco , tem que ter a faculdade só pra ter o canudo , tem que fazer curso atrás de curso , o que o Guilherme Silveira fala em video é mais ou menos assim , mas mesmo assim ainda é barra, o Salario que um developer ganhar chega no maximo uns 10.000,00 reais, pelo que o mercado exige esse salário é baixo , talvez em Cargos como PMI você ganhe melhor uns 20.000,00 reais, bom atualmente eu tenho outros planos pra minha carreira , talvez eu realmente mude de área !!!

Na boa mesmo colega, para ganhar 20.000 de salário, só virando político ou prestando concurso para juiz …

Gerente ou Gestor de TI, trabalhando com PMI PMBOK, formado em Ciência da Computação e Pos-Graduado , ganha na faixa de 20.000,00 reais , Developer pelo que sei na faixa de uns 10.000,00 , pode ganhar até mais mas esse é o teto !!!. Sim Juiz ou Politico ganha o uns 20.000,00 a 30.000,00 reais , na nossa área você tem que ter inglês fluente para atuar em empresa boa , de grande renome, fora as certificações que são exigidas, o caminho é mais longo !!!

Acho que vc está meio por fora da área, pois no mercado da tecnologia da informação, qualquer senior ai está passando dos 10k de boa, e se não estiver está na hora de trocar de emprego pois está sendo desvalorizado

Vamos lá tenho um amigo meu que ganha 25.000,00 reais ele trabalha em uma empresa super conceituada, ele é developer , ele é formado em Ciência da Computação, é Pos-Graduado em Orientação a Objetos, tem 3 certificações e fala Inglês fluente, o cara é bom mesmo, mas ai vem a pergunta , porque um Gestor de TI ganha mais , porque o mercado nessa área é bem escasso, PMI&PMBOK é um investimento alto também especialização nessa área é dificil também,outra coisa área é questão de vocação , eu mesmo não tenho muita vocação para Developer e mesmo assim ainda não larguei o osso, sempre que posso estudo Java mas mesmo assim tenho minhas limitações, estou pensando piamente em mudar de área entrar em Humanas e sair de Exatas , o que me incomoda é a idade , já tenho 45 anos , e esse é o meu receio, mas nunca é tarde para buscar outras realidades, você tem que ter vocação senão é melhor partir pra outra.

Acho que depende muito da região também … Imagino que em SP ou RJ deva ser mais comum um profissional senior ganhar na faixa dos 10k-14k. No interior essa media tende a ser mais baixa, mas em compensação o custo de vida é mais baixo também. De qualquer maneira, o que eu quis colocar é que não existe almoço grátis: qualquer carreira, para chegar nessa faixa salarial vai precisar de uma boa dose de esforço e experiência. Não é exclusividade das carreiras de TI. Não adianta passar 10 anos fazendo CRUD e esperar que o salário caia do céu. Por isso que eu citei o caso dos juízes: o único segmento em que você pode ganhar bem somente tirando diploma e passando em uma prova é serviço público … e particularmente eu acredito que essa farra não vai durar muito mais tempo …

Outro detalhe é se o contrato é CLT ou PJ, para contratos PJ é mais fácil mesmo chegar nessa faixa.

Bom, temos que ter em mente o nível de especialização , eu não aceito mais vaga para PJ isso é fria , como CLT você pode negociar um bom salário :wink:

Serviço público não é só pra carreira de direito

Na área de TI tem muitas vagas, eu mesmo tenho pensado muito em me prepara e tentar alguns concursos para professor nessas federais

8 horas por dia segunda a sexta, sem depender de chefe reconhecer(puxar saco) pra crescer, apenas fazer teu trabalho e alguns cursos, questão ai de 5 anos de trabalho e um mestrado já ultrapassa os 10 mil tranquilo, além dq pra fazer mestrado/doutorado c se afasta e continua recebendo igual, com doutorado ultrapassa os 15k, sem contar todos os feriados e recessos

Além de carreiras como perito e outras com salários iniciais na casa dos 15k

Não sei mas estou numa faze que já não esto pesando tanto só o ganho mas sim a qualidade de vida associada a este

Concurso Publico tem que se preparar bem, não pode trabalhar , vai ter que estudar umas 5 horas por dia, pra ser gabarito , não é simples , não sei , a vida é uma caixa de pandora, eu mesmo estou dentro de uma caixa dessa , estou indo pra Humanas e vou deixar Exatas !!!

Te digo pois estudo em um instituto federal e conheço meus professores, nenhum deles nunca ficou sem trabalhar para se preparar, bem pelo contrário, a maior parte deles trabalhavam e estudavam, além dq a maioria diz que o trabalho somou mais para a aprovação que muito do estudo

Um era full-stack e trabalhava pra uma empresa na califórnia em home-office, outro era do TI B2W, outro trabalhava em uma empresa de sistemas no Ceará, outro em um provedor, outro era perito independente, e claro que tem aqueles que vieram direto da facul e passaram, mas trabalhavam enquanto fazia a facul, entre outros…

Mas realmente não tem nenhum deles que tenha ficado sem trabalhar dedicado só a estudar antes de passar

1 curtida

Bom, é uma luta , estudar e trabalhar é loucura , mas concurso publico sempre é bem complexo pelo nivel de concorrencia , bom como você colocou , realmente existe execeções !!! :wink: , eu tive que trabalhar e estudar pra ter estágio em alguma empresa , logo trabalhei na Secretaria de Recursos Hidricos, e digo foi barra ter conclusão de curso na minha formação de Ciência da Computação, bom como você disse temos execeções.

cara, isso é regra!

1 curtida

Sim, concordo com você , o mercado de trabalho é cruel ;( , sim é regra !!!