Custo de vida - Regiões do Brasil

Ribeirão Preto/SP

Moro de um lado da cidade e trabalho do outro lado do centro ( 7 km ) gasto uns 10 minutos de carro.

Aluguel + Condominio = 800,00 (porém existem opções bem baratas na faixa de 400/500 reais)

Almoço = 5 a 8 reais

Supermercado para 2 pessoas = 250,00/mes

Almoçar em casa e tirar um cochilo depois do almoço = Isso não tem preço.

[quote=bobmoe]Hi!

Eu moro em sampa, vim do inteior e por isso conheço bem essa história do aluguel. (…) Nada de bairro nobre em grandes centros! Por mais tentadores q pareçam algumas oportunidades, é sempre barato em relação aos q estão naqla região, portanto pegue coisa melhor em lugares mais distantes.(…) Qualidade de vida é bem subjetivo, pra mim ainda fico com os grandes centros.
[/quote]

Cara, juro que não entendi. Dá pra desenhar? hehehe

Brincadeiras a parte, não entendi mesmo. Estou trabalhando em Santo Amaro, do lado do Campo Limpo.
Não moro aqui perto nem a pau, prefiro continuar pegando fretado em Santos a morar aqui perto… só tem o trem e esse metrô da linha [color=violet]lilás[/color] que liga a casa do chapéu até o lugar algum.
Mas tem um amigo que mora lá, ele paga em um apartamento de 3 quartos o equivalente a o de um quarto na Vila Mariana - Ana Rosa - Paraíso. Só que nesses tem metrô, shopping, ônibus para qualquer lugar e não tem essa Marginal Pinheiros cheia de capivaras.

[quote=icebox]Classe média média = Bairros Zona Norte
Classe média alta = Barra/Recreio
Ricos = Lagoa/Gávea/Leblon/Orla de Ipanema/Copacabana[/quote]
Generalizou legal aí…

Morei em Copa 5 anos e nunca fui rico, hoje moro na Tijuca e não sou mais pobre do que era.

Eu prefiro o custo x benefício da Tijuca do que de Copa. Mas depende de onde vc morar na Tijuca. Estou num ótimo lugar na Tijuca, num prédio muito bom, pagando bem menos que pagava em Copa, perto de tudo. Não saio daqui tão cedo. Só sinto falta da orla…

Eu já morei em três cidades diferentes, não sei te dizer valores exatos, mas se vc sair do eixo RJ - SP, provavelmente seu custo de vida vai ser menor, mas também não espere os mesmos salários, uma coisa compensa a outra, então se for pela grana talvez não vá fazer muita diferença. Vale avaliar as outras coisas, como tranquilidade, acesso a cultura, farras, lazer, desafios profissionais, etc…

[]'s

Rodrigo C. A.

[quote=pcalcado][quote=felipecruz]Rio tá muito caro…

quer uma solucao rapida e barata… niteroi…

aluguel la é MUITO mais barato… o resto ± igual.[/quote]

Bom, eu sou niteoiense e morei lá 20 anos. Niterói já foi uma cidade muito boa, hoje é tão cinza quanto São Paulo, excluindo uma ou outra rua onde o PT não brincou de prefeitura.

O problema de niterói é qu é muito longe. Qualquer taxi bandeira 2 sai por pelo menos 60 paus, pra pendotiba onde minha familia mora quase sai a 100. Pra quem fica ate tarde no trabalho ou costuma sair de noite isso é inviável. Fora a ida de manha que demora uma boa uma hora.

Por incrivel que pareça eu gasto menos morando no Rio. Claro que isso depende de como voce vive, hoje quase tudo que faço é no Rio, então sai caro ficar em Niteroi.[/quote]

depende tambem de onde voce esta morando em Copa, porque tem partes ruins, muito ruins e algumas mais nobres. Eu moro em botafogo e pago num aluguel de 2 quartos mais do que um amigo meu que mora num apartamento mto melhor em icarai de 3 quartos…

é claro que morar em niteroi e viver no rio é mais complicado, mas so trabalhar no rio nao da tanta despesa a mais… tem frescao… é so fugir um pouco do horario de pico…

mas falando de rio… pelo que eu ja pesquisei e talvez o melhor bairro pra se morar sozinho seja o Flamengo.(na zn sul… nao pesquisei nas outras zonas)

tem bastante ap de 1 quarto, e nao sao cubiculos, com um aluguel compativel, tipo 400/600 reais… é claro q se compararmos com outras cidades ainda é caro… mas se tratando de rio… o flamengo é um excelente bairro…

Moro em SP - zona sul - Classe media

01)Prestacao do AP R$700 * 0,33 = R$231
02)Condominio R$480 * 0,33 = R$154
03)Luz R$110 * 0.33 = R$36,3
04)Telefone + ADSL R$210 * 0,33 = R$69,3
05)Diarista 1x por semana R$250 * 0,33 = R$ 82,5
06)Faculdade R$810
07)Musculacao + Natacao R$180
08)Refeicao R$13 * 44 = R$572
09)Happy hour R$20 * 4 = R$80
10)Diversao nos fds R$130 * 4 = R$520
11)Geladeira cheia R$ 400 * 0.33 = R$ 132

  1. Prefiro pagar prestacao ao inves de aluguel, sai quase o mesmo preco e divido em trez, mora eu meu irmao e meu primo. Zona sul de SP, classe média
  2. Condominio ta alto mesmo, pode se encontrar algo em torno de R$200 a R$300
  3. Sempre foi esse valor mesmo
  4. Telefone mais Speed, sai caro… cortamos, mas vale como referencia
  5. Fachineira vai toda segunda-feira, indispensavel e nao consigo achar mais barato, talvez uma empregada seja melhor, custa em trono de R$400 mas ae teriamos casa limpa todo dia
  6. Engenharia da computacao - indispensavel
  7. Academia de bairro, pequena e barato, qualquer outra pagaria em torno de R$250 a R$350 ! faco natacao 3x por semana e musculacao é livre
  8. Almoco e janto fora de segunda a sexta, da 44 refeicoes
  9. Sair com amigos no trabalho, uma vez por semana
  10. Incluso namorada, cinema, festa e etc.
  11. Comidas para final de semana, cafe da manha e etc

obs 0,33 é porque essas contas eu divido com 2 pessoas
Total R$2867

Conclusao, preferia morar no SUL, Santa Catarina por exemplo

Pessoal, alguém de Curitiba ou região p/ me dar uma noção de como é por lá ?
Estou me mudando p/ lá em Janeiro.

Atualmente moro em Cuiabá-MT.
Considero o custo de vida aqui barato.

Moro com colega de faculdade, pago R$ 350,00 de aluguel. Moro encostado na faculdade e é ± tranquilo ir apé pro trampo se for o caso.
O passe aqui é R$ 1,60 mas o transporte (como todo serviço público aqui em Cuiabá) é um lixo.
Almoço na empresa por um preço simbólico. R$ 0,60 mas a comida vcs já podem imaginar como é ! hehe

Tenho a comodidade de poder viajar praticamente todo final de semana para o interior onde meus pais e minha namorada moram. Facilidade essa que não terei tão frequentemente morando em Curitiba.

Ainda pago faculdade R$ 560,00 - Sistemas de Informação.

Entre outros gastos como ADSL R$ 80,00 e essas coisas mais básicas.

Se alguém tiver alguma opinião á respeito do custo de vida por favor, poste ae !! hehe
(Principalmente falando em bairros p/ morar - Meu trampo fica no bairro Alto da Glória)

Orla cara…eu enfatizei ORLA! Quem mora na Orla de Copacabana pobre não é. Ou então é um daqueles que moram nos poucos conjugados existentes na Orla e vendem o almoço pra comer a janta…mas é minoria.

Bem, me mudei há dois anos para Fortaleza e considero que estou num bom padrão de moradia. Moro a três quarteirões da beira-mar, num local nobre da cidade. Alugo um apto de três quartos (uma suíte) num prédio novíssimo, excelente mesmo (com academia, piscina e sauna).

Aluguel e condomínio: R$ 800,00
Energia: R$ 130,00 (dois comps com monitores de 17 24/dia, chuveiro elétrico e máq. lavar todos os dias)
Combustível: R$2,68/l (aditivada). Total no mês: 260,00 (38km/dia ±)
Ônibus: Não ando, mas, me disseram que é R$ 1,25.
Refeição: Tem o PF, por R$ 3,50 e o “por quilo”, a R$ 19,90 e suco de laranja por R$ 1,50.
E Fortaleza tem muita coisa pra se fazer. Recomendo comprar um 4x4 e sair viajando todo o litoral. Sem falar que todo dia tem um barzinho, forró ou festa para ir. E se quiser frio, tem as serras, a 100km de distância, com clima de montanha mesmo…

Eu acho o custo de vida em Salvador alto, além dos baixos salários que a maioria das empresas de TI pagam por aqui.

[quote=balarini]
Não moro aqui perto nem a pau, prefiro continuar pegando fretado em Santos a morar aqui perto… [/quote]
Eu quis dizer: Fuja dos bairros nobres! Por mais pechincha q pareça, vc perde para os imóveis do mesmo valor em bairros mais populares! :slight_smile:
Cara vc vem de santos todo dia? quanta força de vontade!!! rsrs. Eu também tive essa opção de continuar vindo trampar da minha cidade por fretado, mas eu não aguentaria todo dia correr para não perder o fretado. Fora quando pinta alguma coisa q tem q ficar até mais tarde.
A parte boa é q vc deve economizar bastante com aluguel. :slight_smile:

Caxias do Sul, RS

Sou aqui de caxias e morei por aqui praticamente quase minha vida toda, moro com meus pais hoje, mas em média eu acho que é relativamente caro de se morar por aqui.

Média das principais despesas.

Aluguel de um apto 2 quartos: ~R$ 400
Almoço (restaurantes bons, nao finos, mas bons): ~R$16/Kg
Ônibus (integracao entre algumas linhas): R$ 1,80
Taxi Lotação (para em qq lugar exceto no centro): R$ 2,20
Gasolina: ~R$2,90/L
Faculdade na área de comp.: ~R$1000,00 por cadeira
ADSL 600k: ~R$110
TV a Cabo: ~R$80
Festas em casas noturnas: ~R$30 por pessoa
Bares com show ao vivo: ~R$8

Enfim, eu considero relativamente caro viver em caxias do sul, mas é uma cidade muito boa, é a segunda maior do RS (~500k hab.), mas ainda mantém muitas características de cidades muito menores. Um dos fatores que faz com que esta cidade seja relativamente cara de se morar, deve se ao fato de ela ficar na serra gaucha. Também devemos levar em consideração que aqui, o inverno e verão são muito distintos, enquanto no inverno facilmente faz 0º, no verão temos dias com até 35º, ou seja isto exige que tenhamos um guarda-roupa mais variado, o que para alguém que vem de regioes mais quentes com certeza se tornará um custo a mais no incio. A cidade fica a 120Km de Porto Alegre, se tornando rápido ir até a capital.

Bom, basicamente é isso. Estas são as impressoes que tenho daqui.
[]'s

[quote=gustavo_marcon]Pessoal, alguém de Curitiba ou região p/ me dar uma noção de como é por lá ?
Estou me mudando p/ lá em Janeiro.

Atualmente moro em Cuiabá-MT.
Considero o custo de vida aqui barato.

Moro com colega de faculdade, pago R$ 350,00 de aluguel. Moro encostado na faculdade e é ± tranquilo ir apé pro trampo se for o caso.
O passe aqui é R$ 1,60 mas o transporte (como todo serviço público aqui em Cuiabá) é um lixo.
Almoço na empresa por um preço simbólico. R$ 0,60 mas a comida vcs já podem imaginar como é ! hehe

Tenho a comodidade de poder viajar praticamente todo final de semana para o interior onde meus pais e minha namorada moram. Facilidade essa que não terei tão frequentemente morando em Curitiba.

Ainda pago faculdade R$ 560,00 - Sistemas de Informação.

Entre outros gastos como ADSL R$ 80,00 e essas coisas mais básicas.

Se alguém tiver alguma opinião á respeito do custo de vida por favor, poste ae !! hehe
(Principalmente falando em bairros p/ morar - Meu trampo fica no bairro Alto da Glória)[/quote]

Alguém de Curitiba p/ me ajudar :?:

Ninguem ainda falou do local com maior custa de vida do Brasil? (Brasilia)

Aluguel - 700,00 (uma casa pequena num bairro mediano)
Comida - menos de 10,00 reais/kg não se come em lugar algum
busão - 3,50 (tá na média)
Supermercado - com menos de 300~400,00 por mes não tem jeito
Cinema - 16,00 reais a inteira

e por aí vai…aqui com menos de 1600 reais/mês nem tente viver…

Obs: vale lembrar que o que citei acima são situações para viver com um pouco de dignidade ok? Vc não sai da sua cidade natal por pouca coisa né? :wink:

ate mais…

Não esqueça que em Brasília sem carro não dá…

Essas variações loucas de preços acontece em todos
os lugares…
Em Santa Rosa(bairro de Niterói), vc encontra aluguéis de 300 reais(Beltrão, casa com 2 quartos, com direito a som ambiente de baile funk , pastores evangélicos enlouquecidos e uma encenação bem real de Doom no confronto entre a PM e os traficantes) a apartamentos cujo o condomínio é 2 vezes isso, e o aluguel 3…
Retrato do disparate:
Um imóvel,de 2quartos que custa 190000 reais e outro, do outro lado da rua de praticamente mesma metragem que custa 100000.A diferença?Um está no “Jardim Icaraí”, o que seria um bairro mais nobre, e o outro, em Santa Rosa, bairro intermediário.

adorei o tópico

em Uberlândia

Aluguel - em média 400 reais por mês com condomínio e iptu - 2 a 3 quartos, classe média

Onibus - 1,90 a passagem… mas como a cidade tem vários terminais, paga-se uma passagem apenas para chegar ao destino, independente dom número de coletivos que precisa pegar

Comida - 5 a 7 reais por dia se almoça muito bem por aqui

particularmente meu custo de vida aqui mensalmente nao passa de 500 reais, já que divido meu ap com outro cara … acho muito barato o custo de vida aqui…

Muito bem lembrado André…

ate mais…

Oi Marcon,
eu morei 21 anos em Curitiba, o custo de vida na cidade não é tão alto qnto parece ser em Sao Paulo ou RJ.
Vc vai trabalhar no Alto da Glória né, é um bom bairro, se puder morar nele mesmo eu recomendaria. Outros muito bons bairros e próximos ao seu trabalho é o Centro Cívico e o Alto da XV. De qq maneira o transporte público é bem razoável…
a média do aluguel de um apto de 2 quartos nesses bairros é de uns R$600,00. Se vc quiser veja nesse site opções de imoveis: www.imoveiscuritiba.com.br
Se precisar de mais sugestões de bairro é só me avisar, se quiser mandar MP td bem tb…
acredito q vc vá gostar da cidade, eu sinto saudades de lá apesar de gostar de onde estou atualmente tb (hj moro no interior de SP)

um abraço

São Leopoldo, RS

Aluguel de apt 2 quartos, com condomínio,luz, etc em bairro bom = R$400
Almoço = R$8 da pra comer bem no shopping
Taxi = pra andar na cidade nao gasta mais que R$20
Busao = R$1,80
Trem (tem trem que sai daqui e vai direto pro centro de poa) = R$1,40
Mercado = bom, ai depende muito né?
Cinema = R$8-R$10.
Balada BOA = ~R$20

Morar na terra das gaúchas = não tem preço :mrgreen:

Sei que o topico eh sobre regioes do Brasil, mas so pra dar uma ideia:

West London:

Aluguel, ap 2 quartos: £1200 a £2400
Almoco: £4 a £10
Taxi: £6 a £80
Metro, trem, onibus: £80/mes, mesmo ticket valido em qualquer um deles
Mercado: depende, mas eu gasto entre £200 e £500
Cinema: £8 a £10
Balada: £0 a £30
Banda larga (24mbps): £20/mes