GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Devo upar projetos de curso para o GitHub?


#1

Estou tendo muita dificuldade para conseguir um estágio, então pensei em upar um projeto, mas o problema é que eu desenvolvi esse projeto através do Workshop da AlgaWorks que se chama “Começando com Spring MVC”, o sistema é um CRUD completo, com bootstrap, thymeleaf, validação e um pouco de javascript e AJAX.

Isso é mal visto pelos recrutadores, devido o projeto ser semelhante ao criado no curso só que com pequenas mudanças?

Estou pensando em ideias para projetos pessoais, mas não saio do controle financeiro e controle de estoque, estou buscando algo mais original, mas até agora nada.


#2

Deve posta sim esse projeto no github.
Se me lembro , tinha um vídeo da algaworks sobre um vigilante que conseguiu ser desenvolvedor java .
Ele deu uma dica :

“poste tudo que fizer no github, mesmo que seja coisa simples,etc”

Agora se alguma empresa ira olhar o repositório, nao vou saber lhe informar.

Em todo caso informe no seu currículo o link do seu github.

outra coisa que vale a pena é informar projetos que você fez, mesmo que sejam acadêmicos, colocar também projeto open source também pode ajudar.

no meu curriculo coloquei um projeto que participei que foi a Money-API e depois fiz um projeto pessoal com MongoDBB um CRUD simples para conhecer como funcionar e até o momento só uma empresa perguntou sobre ambos .

Atualmente tive a iniciativa de traduzir a documentação da reactivex e fiz um PR para JNOSQL/Diana e tinha feito uma para o MongoDB Driver Java essa foi fechada.


#3

Deve ser postado sim, essa é uma boa prática que pouca gente adota, eu por exemplo tenho no meu gitHub diversos projetos desenvolvidos na carreira acadêmica, jogos, projeto web de um carrinho de compras, aplicativo android para calculo de notas da faculdade, em fim, tudo isso contribuí não só para seu currículo como também para a comunidade de desenvolvedores, que por sua vez tiram dúvidas através de projetos de terceiros postados no github.

É importante também que no seu currículo você coloque o link do seu gitHub, para que, caso interesse ao recrutador ver seus projetos, ele possa acessar a vontade, independente de de onde ou como foram desenvolvidos.

A quem interessar: https://github.com/jonathanmdr


#4

Obrigado pela ajuda Daniel_Dias e Jonathan_Medeiros! Vou passar a subir minhas aplicações para o GitHub, só não upei ainda pois tinha um pouco de receio devido as aplicações ficarem praticamente iguais aos de cursos.


#5

github é ferramenta de desenvolvedor. Recrutadores não usam github.

Mesmo pra desenvolvedores, só serve como ferramenta de colaboração. Pra avaliar a experiência de devs é inútil já que qualquer um pode copiar um projeto de outra pessoa.


#6

Concordo com você. È bem raro alguma empresa acessar o link do github do candidato e verificar um por um os projetos que o mesmo fez. Mas acho que é coisa muda se no seu repositório estiver com projetos open-source em que você contribuiu, como Spring,JSR, etc.


#7

Todo mundo diz que sim, mas sinceramente, nunca vi uma empresa olhando o GitHub de alguém ou dizendo que isso é essencial.

Bom, eu mesmo coloco tudo no meu, principalmente os primeiros passos com uma nova linguagem. ._.’


#8

Obrigado pessoal! Irei postar minhas aplicações, talvez seja útil quando eu precisar de algum componente ou para mostrar oque já desenvolvi.