Erro 404 Tomcat?

Estou seguindo o livro “Use a cabeça - JSP & Servlets” para aprender java web e estou fazendo esses passos (que são mencionados no livro):

  1. Instalei o Tomcat versão 7 (zip) e criei a estrutura de diretórios recomendada no livro; uma para desenvolvimento e uma para distribuição que fica na pasta webapps do próprio Container.
  2. Uso o comando startup.bat, o tomcat inicia e consigo acessar a página sua inicial.
  3. (Aqui o Problema) acesso o endereço da aplicação: localhost:8080/Beer-v1/index.html e recebo um erro 404.

Descrição do erro:

**HTTP Status 404 - /Beer-v1/index.htm**l
type Status report
message /Beer-v1/index.html
description The requested resource is not available.
Apache Tomcat/7.0.76

Observações:

  • O próprio Tomcat tem outras aplicações dentro dele e elas consigo acessar.
  • Baixei uma aplicação da internet, colei dentro da pasta webapps e essa consegui rodar.

Está desenvolvendo o que aprende utilizando qual ferramenta? Alguma ide (eclipse, netbeans, etc)?
Se não usa nenhuma, precisará gerar o .war e, então, realizar o deploy do mesmo no tomcat.
Caso contrário, sempre terá o erro 404 - not found

Como estou seguindo o livro meticulosamente não utilizo nenhuma ide.
Mesmo para acessar um arquivo .html é preciso ter o .war?
Não duvidando do seu conhecimento, mas é que o livro não cita gerar o .war para acessar a página.

Se você quer só acessar o html, pode abrí-lo diretamente no browser, sem precisar de um servlet container como o Tomcat.
Agora, se quiser acessar algo a partir do servlet container, precisará que o mesmo realize o deploy da tua aplicação.
No caso do java, isto será possível a partir da criação de um arquivo chamado Web ARchive (destaque para o W e o AR, pois a combinação deles gerará a extensão deste arquivo, o famoso .WAR). Alguns suportam um tipo diferente de arquivos, o Enterprise ARchive, ou EAR (ainda tem uma outra extensão, o GAR).

Na realidade, todos estes tipos não passam de arquivos compactados (sim, quase um .zip ou .rar), que serão descompactados pelo servlet container e disponibilizados para acesso, caso não haja erros nas configurações ou na estrutura do mesmo.

Dá uma olhada aqui para saber como criar este war.