Futuro: Web ou Mobile?

Olha não sou um grande conhecedor no assunto, mas acredito que a tendência é Progressive Web App . Até mesmo para atualizar não precisa baixar nenhuma atualização e também pode nem ter a necessidade de se submeter a apple store e a google play. Então acredito que se o seu aplicativo não tem a necessidade de ser nativo, manda ele pra web.

Todo mundo que deu opinião são pessoas que trabalham com desenvolvimento Mobile?

Minha opinião é que aplicações WEB não vão acabar, por causas das corporações. Mas acho que a briga vai ser boa.
Acredito em html, css e javascript, junto com o java.

@wladyband eu trabalho com web, mas todos sistemas são acessados via tabblets e celulares, via browser. Então os sistemas são responsivos.

@guilhermebhte, existe uma grande diferença entre um sistema web que é responsivo e uma aplicação Mobile, nunca uma aplicação web responsivo vai substituir uma aplicação Mobile, vai depender do que o cliente quer, se for algo simples pode até rolar, caso contrário, não rola.

Eu seu @wladyband. Mas eu também não disse que vai substituir.

Mas aqui na empresa, os clientes trabalham somente via web, podendo se quiser acessar em tablets ou celulares, via browser. Então por isto o sistema é responsivo.

Como disse acessam via browser dos dispositivos.

Tudo bem, levando em consideração as opiniões que foram faladas, eu em especial acho que a opinião de quem trabalha diretamente e somente com desenvolvimento de aplicações Mobile teria mais peso, isso não é uma indireta para você, eu me refiro ao questionamento do autor da postagem em relação as outras respostas que foram dadas.

Não entendi.

Mas acho que ele perguntou em geral e não somente para desenvolvedores para aplicativos.

Sim, eu concordo que ele perguntou em geral e não somente para desenvolvedores para aplicativos, mas o que estou dizendo é que acredito que a resposta de quem trabalha somente com desenvolvimento Mobile teria mais peso, é comum de haverem essas respostas de desenvolvedores Web.

1 curtida

Android ainda tem que baixar atualização? :sweat_smile:

kkk como não uso Android não sei se atualmente ele já vem configurado com Atualização Automática de aplicativos, mas até um tempo atrás era necessário fazer essa configuração manualmente. Mais acho que ainda é assim pqe os celulares com Android vem com uma caralhada de aplicativos e se você for deixar com atualização automática pode consumir bateria pra caramba. Então acredito que ainda tem que ir na google play e baixar a atualização assim como na apple store.

Porque está debochando do Android? É tão ruim ter um celular Android?

O certo seria como no iOS, desativar download/atualização automática quando a bateria chega a 20% e o aparelho entra em modo de conservação de energia.

Pra desenvolvedores web deve ser horrível já que performance do JavaScript é uma tristeza no Android. Uma app JS chega a ser 3x mais rápido num iPhone vs. Android top de linha. Obviamente a maioria dos Android por ai não é top de linha, então a situação real é ainda mais dramática. Não havendo uma previsão de mudança nesse cenário é R.I.P. Web. :dizzy_face:

hahaha, nossa mano, eu não sabia que era assim! :stuck_out_tongue:

Eu compreendo deva ser do jeito que você falou.
Programador Web tem que usar as ferramentas e tecnologias de Web para criação das aplicações Web, se for desenvolver uma aplicação Android é muito mais fácil utilizar Java pra programar, essa é a minha recomendação, existem programadores que decidem criar um app usando uma plataforma hibrida pelo motivo de não precisar muito da utilização dos dispositivos do Android, eu ainda não sei até que ponto isso seria vantagem a utilização de plataformas hibridas.

Comentei sobre essa postagem com colegas que trabalham ativamente com desenvolvimento em Mobile, e o que me informaram é que o mercado hoje tem visto que há mais vantagens em desenvolver em plataformas nativas, é claro existem opiniões e opiniões, mas ao meu ver, existem países com mais maturidade em relação a importância da tecnologia em um modo geral, e tecnologias de desenvolvimento Mobile ainda é, infelizmente, algo novo aqui no Brasil.

Já trabalhei como programador terceirizado no órgão do estado, e lá existe um setor somente para programadores Mobile, podemos constatar que se você é programador Web não dá para ser um bom programador Mobile e vise e versa, cada macaco no seu galho.

Não quero ofender ninguém, só estou expondo meu ponto de vista.

Cara trabalho com Mobile há algum tempo (Android e IOS) nativamente, recomendo, pois nenhuma plataforma híbrida irá prover os recursos que o nativo oferece, além do suporte, atualmente estou entrando no ramo web também, aprofundando em SPA, dá pra fazer webapps bacanas e dependendo do segmento e da função do app é preferível, mas se for algo mais complexo (ex: comércio, agro, indústria…) é melhor ir pro nativo sem dúvidas.

1 curtida

Pra quem desenvolve WEB tem a opção de usar React-native que tem uma performance bem próxima ao nativo usando javascript, com o beneficio de reaproveitar boa parte do seu código da web para o APP principalmente se você usa Redux para manter a logica do frontend. Fora isso você consegue compilar para IOS e Android com poucas mudanças de um pra outro. Creio que seja uma opção mais interessante para o futuro que aplicações usando WebView (Cordova e afins) ou puramente nativas pois se você precisa de um site e APP o custo sai caro puramente com nativo. Tem grandes empresas e aplicações usando isso como Facebook, Airbnb, Instagram, Walmart entre outros. (https://facebook.github.io/react-native/showcase.html).

Ai tem um review legal da Walmart: https://medium.com/walmartlabs/react-native-at-walmartlabs-cdd140589560

O facebook destrui a web, agora seu framework vai salvar o futuro.

Seria muita ironia… :slight_smile:

Só observo essas tecnologias alternativas da moda que vem e vão, com equipes de entusiastas fazendo e desfazendo trabalhos.

2 curtidas

Concordo plenamente!

Inclusive as empresas estão perdidas em meio a tantas opções, querendo que o setor responsável saiba tudo…

E no fim o que vale são os fundamentos…

1 curtida