Iframe e a posição do conteúdo a ser exibido

Boa tarde, estou montando um site para min, e estou testando alguns códigos e algumas coisas, e então fiquei com uma dúvida, será possível definir a posição do conteúdo a ser exibido no Iframe sem ter de mexer no scrolling? desde já agradeço a vocês que com certeza tem me ajudado demais.

ps: já rodei a internet procurando sobre e nada…

Pergunta: por que está usando iframe? Existem N tecnologias mais modernas e melhores que isso. Essa solução é bem ultrapassada já (eu sei, ainda existe, é uma opção, bla bla bla). Mas, desde que o ajax surgiu, iframe tornou-se uma dor de cabeça desnecessária.

ajax? nunca nem vi, vou pesquisar sobre

Considerando que você não está brincando, segue um bom tutorial.
Porém, eu sugiro utilizar algo como jquery que vai demandar aprender a sintaxe, mas,facilitará o teu trabalho a longo prazo.

Não estava brincando, acabei de ver uns tutoriais, inclusive o que você me mandou, mas não vejo como posso substituir o Iframe ainda…

A ideia do iframe, até onde entendo (e trabalhei 1 ano e meio com isso) é a de carregar conteúdo dentro de um html já existente, certo? O ajax faz a mesma coisa, com a vantagem de permitir requisições assíncronas, você pode carregar apenas parte de uma tela, atualizar elementos distintos, de acordo com uma série de situações e eventos.
Em geral, estas propriedades são superiores ao que o iframe oferece, tendo em vista que você quebra a necessidade de recarregar todo o conteúdo do iframe, por exemplo. Mas, é uma questão de escolha.

sim, mas o site seria externo, eu queria deixar um botão no meu site, que quando apertasse, ele mostraria um iframe, com a data do Por do Sol, sei que é meio sem sentido, mas é um site para min testar meus conhecimentos, na verdade não sei se seria possível fazer isso com ajax, sei que ele consegue incorporar sites internos, mas não sei se consegue com externos

Você ainda está com essa parada do por do sol?
Sério, por que não vai pelo caminho adequado, afinal, se é “apenas um site para testar os conhecimentos”, você deve praticar o que já aprendeu, não? Senão, entendo eu, não se trata de testar e sim de se obrigar a aprender mais.
E, se é para aprender mais, vá de ajax, jquery, angular, vuejs, etc.
Agora, se é apenas por hobby, então vai com fé no que você realmente quer.

vou seguir isto, obrigado