Inkscape abre .cdr?

Opa, e ai pessoal!
Estive procurando pelo google, mas alguns dizem que abrem outros dizem que não. Queria saber se alguém sabe como abrir arquivos no formato cdr com algum gpl, se alguém souber de algum software melhor blz, mas de preferência e se for possivel como abrir no Inkscape.
Já usei o método de export em SVG, mas neste caso tenho algumas perdas.
Grato

Infelizmente não.

Se você quer se livrar do Corel, não existe solução.

Se você quer abrir o .cdr no linux a solução pode ser tentar instalar o Corel via Wine, ou instalar o Windows e então o Corel.

Não adianta emular via Wine, eu quero, como você disse, me livrar do Corel.
Também quero me livrar do Photoshop, Illustrator, Indesign, M$Office, M$Windows…
E .ai (adobe ilustrator)? Existe algum substituto gpl?

para .ai eu realmente não sei.

No caso do Photoshop o Gimp vai substituir perfeitamente na maioria das necessidades. É só se acostumar com a interface diferente.

No caso do Windows, Ubuntu neles. Na maioria dos casos vai resolver também, a não ser que tu precise de um programa que só roda em Windows, como o Corel Draw! hehe…

No caso do Office nem tenho o que dizer porque para mim que uso a 4 anos o StarOffice - OpenOffice - BrOffice já nem sei o que é MS-Office.

A 2 meses estou trabalhando num computador com Windows, depois de mais de 1 ano usando somente linux em casa e no trabalho. e digo… é estranho.

Aqui eu tenho o BrOffice e o MS-Office. Quase nem abro o Word! :slight_smile:

Estou querendo migrar do Photoshop para o Gimp, mas infelizmente não é em todo lugar que isso acontece, então preciso testar todas as extensoes que abrem no Photoshop e no Gimp para poder mandar os trabalhos para uma gráfica, etc.
O gimp até que abre alguns trabalhos .PDS (imagem em bitmap do Photoshop), mas não todos. Dá o seguinte erro:
"Mensagem Imagem do Photoshop
Error: Can´t convert PSD mode to GIMP base imagetype

Mensagem GIMP
Falha ao abrir ´arquivotal.psd´:
O Plugin não pode abrir a imagem"

No caso do .eps, o Gimp abre somente se eu salvar o eps pelo próprio gimp, mas não abre se ele for salvo pelo photoshop.

Não achei nada com referência a isso. Sabe alguma solução para isso?

Cara, todos esses formatos são proprietários… imagem é complicado, o certo seria você tentar salvar em algum formato que não inclua recursos exclusivos do programa (como é o CDR o PSD etc…)

O máximo que você pode fazer é converter essas imagens em BMP por exemplo, existem diversos programinhas que fazem isso, mas é aquilo, ela vira uma imagem estática, adeus edição…

Dêem uma sacada nisso: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=30318.0

A Paz!