Leitura de codigo de barra em imagem

Opa
ai galera to precisando de uma ajudinha ae
to criando um projeto pro meu TCC e quero pega
uma imagem com codigo de barra exemplo uma conta de telefone
e extrai o codigo de barra dela … tipo informações caso o usuario
queira fazer um pagemento via Web.
Tem alguma metodo, função que faça essa leitura?
ficarei mto grato com a ajuda
Att
André Luiz

Como é um TCC, você tem de definir e simplificar muito seu problema antes de tentar fazer qualquer coisa, já que o problema, se não for simplificado antes, é muito difícil de resolver. Primeiro, imagino que você quer capturar a imagem com uma câmera, em vez de usar um laser leitor de código de barras, não?

Sim minha ideia era essa
o usuario anexa uma imagem no caso
uma conta scaneada … ele nao vai precisar usar um leitor de codigo
pq no meu tcc vai ser como se fosse um gerianciador de contas
entao queria aproveita e viabiliza essa parte …
com a conta anexa eu ia conseguir extrair as informações do codigo de barra, passando
o valor para uma string no caso, assim o usuario podendo ate fazer um pagamento online sem que ele precise digita
aquele imenso codigo.
Grato

“Uma conta escaneada”? Então já começou a ficar complicado. Uma parte que não é muito trivial é “onde está o código de barras”?

O que ajuda, no seu caso da conta escaneada, é que o código de barras (2 de 5 intercalado) é fácil de interpretar. Além disso, você provavelmente não terá de fazer muito esforço para inverter ou rotacionar a figura até achar o código na posição correta. Mesmo assim, o código pode estar um pouco “torto” ou com alguma parte dele faltando.

André, só que no mundo real, muito mais comum que o cara scanear a conta dele, é ele usar um leitor de código de barras, que é baratinho.

pow galera valeu, ajudou muito vou da uma olhada no codigo
e começa a tratar essa imagem
obrigado
Att.
André Luiz

De fato, nunca vi ninguém que lesse um código de barras usando um scanner. Normalmente é aquele aparelhinho que costuma custar barato, e que é específico para ler boletos.

É verdade. O tempo que você gastaria p/ ligar o scanner, abrir o gerenciador dele, colocar a folha, escanear, ver se está ok, salvar a imagem daria p/ digitar o número do código de barras algumas vezes. Não estou dizendo que seu trabalho não possa/deva ser feito, mas se eu estivesse na banca eu questionaria a utilidade disso e sinceramente, acho que seria difícil vc tentar convencer alguém que isso é realmente útil. Pelo ponto de vista acadêmico é muito legal, pq vc vai ter q estudar várias coisas e o trabalho não é trivial como um sistema p/ controle de uma padaria, mas mesmo assim acho que seria legal vc conversar com seu orientador para ver o que ele fala sobre a utilidade.

[]'s

Entretanto, é muito comum você usar a câmera de um celular, para ler um código de barras 2D (como o QRCode). Entretanto, o processamento necessário é bem grande e normalmente tais programas são feitos em C.

Caros,

Sei que este assunto é antigo, mas não necessariamente o usuário precise de um Scanner, pois o boleto pode estar em PDF ou em Imagem feita por um print por exemplo.
O sistema seria interessante para os usuários que costumam pagar suas contar pela internet, pois não precisariam digitar o código de barras.

Também estou tentando uma forma de fazer isso.

Hoje em dia, como as câmeras dos celulares melhoraram muito, voltou a ideia de bater uma foto do código de barras e pagar a conta. Tanto é que alguns bancos têm aplicativos que permitem fazer exatamente isso.

Quanto à ideia do PDF: normalmente em um boleto PDF que foi gerado a partir de uma página HTML ou um gerador de relatório tipo iReport existe, de maneira simples, o número já pronto para copy & paste. O problema, como você deve estar pensando, é se o PDF é resultado de um escaneamento simples, ou e for uma imagem simples, como um PNG ou JPEG; nesse caso, aplica-se a ideia do processamento de imagens.

A parte mais difícil é achar onde está o código de barras na imagem. Uma vez feito isso, decodificar o código de barras é relativamente simples, já que o código 2 de 5 intercalado é bastante simples (procure a sua definição na Internet e vai ver que é realmente muito, muito simples). O código que você vai obter é semelhante ao código de pagamento de contas de luz e água e outras concessionárias públicas - só não tem os 4 dígitos de verificação .
Entretanto, se vai escanear um boleto de pagamento qualquer, vai descobrir que os dígitos não estão nessa ordem e sim em uma outra, por favor consulte a documentação da Febraban - existem vários dígitos de verificação que o usuário deve digitar e que não estão no próprio código de barras, devendo ser gerados por um programa.