Nfe - Nota Fiscal Eletronica

[quote=dcbasso]Voces pegaram os certificos tipo “teste” ou oficial da empresa?
To vendo as classes, vou ver aqu para fazer rodar na minha maquina!!

Abracos[/quote]
Pra testes de assinatura eu comecei usando um certificado criado por mim mesmo =D
Mas quando consegui conectar ao web service, passei a usar o certificado emitido por uma AC.
Senão não consigo acesso ao serviço.

Com o código aí de cima, você pode fazer o acesso aos web services, desde que use um certificado cadastrado no ambiente de homologação da SEFAZ do estado desejado.

Att.

Tiago Paulino

Divinópolis MG 26 de Setembro de 2008. 15h26 Sexta Feira.

Ola senhores,

Este é meu 1º post no forum.

Estou embarcando ou melhor, embarcado ja, nessa nota fiscal eletronica.
Programo em clipper, migrei para o Vfp por definição do patrão aqui na empresa.

E agora, decidi bancar o que deveria ter feito o qe tenho vontade ha mto tempo, aprender java por minha conta e risco e seguir nela.

Estou lendo os post’s tudo ainda é novidade pra mim, porem, uma pergunta que iria fazer ja me foi respondida.

Se em java eu poderia trabalhar com a tal nota fiscal eletronica, pois, Visual Foxpro 9, pelo que li, não consegue fazer Fazer a Assinatura Digital, e nao estabelece conexao com webservices.

Prometo tentar ler todos os topicos antes de perguntar, vou ler os tutoriais, e vou aprender java.
No entanto, peço paciencia aos usuarios do grupo para comigo.

De imediato desejo sorte a todos,
E espero muito do forum, porem, sei que depende mais de mim.

Abraços e me veram com frequencia por aqui.

Meu, seguinte… sim eh funcional… da pra fazer… naum eh facil, hehehe… mas da pra fazer… tem muitos caras que ja estaum rodando a NFE em JAVA!

Bem vindo ao forum e bons estudos… espero que goste da Linguagem!!!

Valeu dcbasso…

Se dá pra fazer, então, faremos…

Vou com tudo…

Abraços e obrigado pelas boas vindas.

Se precisar manda MP, qualquer coisa falamos por MSN, naum sou mto pro ainda no JAVA, mas ja tenho algum tempo de exp com a linguagem!!

Abracoss

ola Cleiton, ja ta add no msn
aqui na empresa a gente trabalha com Clarion, se tornaria inviavel desenvolver a Nf-e nessa linguagem, creio que seja o mesmo caso do VFP

precisando estamos ae
abraço

Pessoal, quanto ao certificado…

Não temos como consumir os webservices, mesmo como TESTE sem termos um certificado válido? Ou seja, para ambiente de testes tb temos que comprar um certificado?

Obrigado e desculpem se a pergunta for muito óbvia.

Carlos Inglez

dcbasso, esse certificado que vc passou através do link http://nf-eletronica.com/blog?dl_id=7 dah pra usar para teste?
vc tem a senha desse certificado?

Bom dia

Para completar a solução do f-shmitt, poderiam criar uma lib somente para conexão.
Passando para a chamada dos web services a uri que desejam, assim farão este a chamada do web service uma unica vez.

Outra dica, no caso do sertificado do servidor, como o padrao de todos os sertificados tem como raiz o ipc brasil, uma vez gerando o truststore da raiz do certificado de qualquer ambiente do brasil, não será necessário estar atualizando sempre que houver mudanças no servidor.

Espero ter contribuido…

Qualquer duvida estamos ai

Boa vm, aqui fiz exatamente isso, sempre baixo o truststore e salvo uma úniva vez… e uso ele para as conexões…

quanto aos certificados de teste, não consegui acessar nenhum webservice com eles…

ba, agora vi que la no início do topic escrevi certificados com S… e acho q o vm tbm :lol:

“portugues bem digado ninguém corrége”

Não fui eu deve ter sido outro com mesmo id…

hehe

Sou pessimo em portugues, prefiro ingles…

Bom, voltando ao assunto de NF-e, como estao todos ? Se precisarem de ajuda, talvez possa ajudar.

[ ]s,

O meu ta indo, ta apuradão mas ta saindo… o fernando ta me dando uma boa ajuda…

Mas agora parei no seguinte, instalei os certificados da receita em meu micro, mas agora não sei mais o que fazer… hehehe

[quote=roassunca]dcbasso, esse certificado que vc passou através do link http://nf-eletronica.com/blog?dl_id=7 dah pra usar para teste?
vc tem a senha desse certificado?
[/quote]

Po cara, desculpa a demora… Então acabei não usando ele, peguei um certificado para mim na receita mesmo… é mais fácil!! hehe, mas temo blog do pessoal, dá uma acessada lá!
http://nf-eletronica.com/blog/

ABRACOS, DECULPA A DEMORA!

DUVIDA… pessoal tenho o certificado da empresa instaldo, mas quando tento acessar

https://www.sefazvirtual.fazenda.gov.br/NFeStatusServico/NFeStatusServico.asmx

o servidor deles alega que tem erro no meu certificado…

MEnsagem:

[code]The page requires a valid SSL client certificate
Your client certificate is untrusted or invalid. A Secure Sockets Layer (SSL)client certificate is used for identifying you as a valid user of the resource.

Please try the following:

Contact the site administrator to establish client certificate permissions.
If you already have a valid client certificate, use your Web browser’s security features to ensure that your client certificate is installed properly. (Some Web browsers refer to client certificates as browser or personal certificates.)
Change your client certificate and click the Refresh button, if appropriate.
HTTP Error 403.16 - Forbidden: Client certificate is ill-formed or is not trusted by the Web server.
Internet Information Services (IIS)


Technical Information (for support personnel)

Go to Microsoft Product Support Services and perform a title search for the words HTTP and 403.
Open IIS Help, which is accessible in IIS Manager (inetmgr), and search for topics titled About Certificates, Using Certificate Trust Lists, Enabling Client Certificates, and About Custom Error Messages.
[/code]

Eu fiz o mesmo com o servidor do RS, e deu certo, acessou normal… que sera que esta acontecendo?

ABRACOSSS

Achei o erro… naum tinha que os enderecos de homologacao

hom.******

valeu

dcbasso, bom dia!

Em que pé do projeto vc se encontra? Estou tentando desenvolver uma rotina internamente. Já conseguiu fazer a assinatura e envio?

Obrigado e abs

Então, a principio está tudo OK. Eu recebo o XML pronto eu preciso apenas enviar, porém estou com dificildades para tal.

Eu já consigo consultar o STATUS DO SERVICO, porém só isso. O NFE RECEPCAO da um erro: “Rejeicao: Falha no Esquema XML”, apesar de antes eu validar com ferramentas que o governo dispoe e os XSD.

Agora eu to com duvida pq o seguinte… as minhas classes que enviam e retornam uma mensagem para o sistema, utilizando pois parametros para enviar o xml para a receita: String dadosXML, String cabecalho…

Segue codigo:

package br.inf.portalfiscal.nfe.main;

import java.rmi.RemoteException;

import javax.xml.rpc.ServiceException;

import br.inf.portalfiscal.nfe.service.nferecepcao.NfeRecepcao;
import br.inf.portalfiscal.nfe.service.nferecepcao.NfeRecepcaoLocator;
import br.inf.portalfiscal.nfe.service.nferecepcao.NfeRecepcaoSoap_PortType;

[code]public class Recepcao {

private InstalarCertificado ic = new InstalarCertificado();
private String nfeCabecMsg = "";
private String nfeDadosMsg = "";

public Recepcao(String nfeCabecMsg, String nfeDadosMsg){
	this.nfeCabecMsg = nfeCabecMsg;
	this.nfeDadosMsg = nfeDadosMsg;
}

public void consumirServico(){
	try {
		NfeRecepcao servico = new NfeRecepcaoLocator();
		NfeRecepcaoSoap_PortType recepcao = servico.getNfeRecepcaoSoap();
		
		System.out.println(recepcao.nfeRecepcaoLote(nfeCabecMsg, nfeDadosMsg)); //envia e retorna mensagem da receita no console
		
	} catch (ServiceException e) {
		// TODO Auto-generated catch block
		e.printStackTrace();
	} catch (RemoteException e) {
		// TODO Auto-generated catch block
		e.printStackTrace();
	}
	
}

}
[/code]

Mas a minha complicação é o seguinte, eu tenho o XML já, queria apenas enviar o arquivo XML para receita. Eu até tentei monta um public static void main passando umas String identicas a do xml de teste, mas mesmo assim não ficou legal, da aquele erro citado acima!

Dai não sei o que é que ta faltando no XML, ele validou antes e na hora de enviar da erro…

Eu estou passando o parametro nfeCabecMsg isso: “<?xml version=\"1.0\" encoding=\"UTF-8\" standalone=\"no\"?>”;

e o corpo… eu vou tirar uns nomes aqui e etc para poder postar, mas sera que naum tem jeito de soh enviar um arquivo XML…

*Usei o AXIS 1.4 para geracao das classes de envio NFE.

Meu amigo, é exatamente a minha situação. Estou perdido porque já tenho os XML montados a partir de outra ferramenta. O que preciso fazer é assinar (já consegui, com os exemplos aqui do fórum mesmo) e enviar.

Não gostaria de ter que gerar tudo de novo…

Está mais complicado do que eu pensei…