O que estou fazendo errado?

Não importa o quanto tenho estudado, continuo não entendendo principalmente muito da lógica na programação, acabei de terminar o básico de java do curso em video com gustavo guanabara, fiz o teste e percebi que mesmo estudando ainda não consigo entender, e isso está me desanimando muito, pois á terminei a faculdade e não entendo ainda. Seis conceitos, ja fiz algumas coisas , mas quando se trata de mto da lógica eu não consigo. Vejo tutoriais e aulas online e percebo que eles começam a colocar códigos e não entendo porque estão ali, sem contar que não sou muito bom aprendendo online, queria ter um tutor mais próximo. Não sei se estou fazendo algo errado ou se não devo tentar mais nessa área, mesmo gostando e querendo insistir. O que acham?

Olá @Al_Silva,

Na minha opinião esse sentimento é bem comum, quando entramos no mercado de trabalho e nos deparamos com a quantidade de informação, tecnologias, padrões, entre muitas outras coisas que a área exige, acabamos desmotivados, e com uma sensação de que não temos a capacidade de aprender e atuar na área. Isso também acontece muito pois acabamos pegando tutorias e livros que acabam abordando tópicos mais avançados juntamente com tópicos mais básicos o que acaba causando essa confusão e desmotivação, visto que essa mistura não é interessante para pessoas que estão começando.

Não sou dos mais experientes aqui do fórum , mesmo tendo trabalhado 7 anos com programação, e muito destes em empresas multinacionais com clientes no exterior, ainda tenho essa mesma sensação descrita por você , embora cada ano que passa acabamos percebendo que não faz sentido se apegar a isso, pois cada vez mais, tópicos mais avançados vão surgir e você vai acabar tendo que ler, reler, praticar, ler novamente até fixar o conhecimento.

Caso queira uma dica, diria que é muito importante entender qual área você possui maior afinidade, e tentar focar no que realmente faz sentido para você. Tente trabalhar com tecnologias mais novas porém que estão sendo adotas pelas empresas, assim você terá uma curva de aprendizado menor além de não precisar trabalhar com softwares legados que requerem conhecimentos em tecnologias antigas que na minha opinião não valem o tempo investido, fora o sofrimento que existe ao ter que trabalhar com algo que exige maior esforço para ter o mesmo resultado quando usado novas tenologias (outra coisa importante é que tecnologias emergentes possuem menor quantidades de profissionais o que facilitaria para você)

Lembre-se que a palavra chave é insistir, não se preocupe com o fim. Conforme suas palavras, você gosta da área, se preocupe em aprender e se divertir fazendo isso, essa é a melhor forma de conseguir colher frutos no futuro.

Abraços

1 curtida

A nossa área não é fácil, por isso que muitos desistem antes de “começar”. Fica na área quem gosta mesmo, porque quem gosta corre atrás e se esforça, que é o que você está fazendo. No começo é muito difícil entender as coisas mesmo, principalmente lógica de programação, algorítmos, estrutura de dados, e orientação a objetos. Mas essa é a base da ciencia da computação. Muitos, mas muitos mesmo, não sabem até hoje essa base, mesmo depois de 15 anos de experiência, pois é muito complexa e nem sempre estamos usando no dia-a-dia os conceitos.

A melhor forma de aprender a programar, é programando. Não tem como fugir disso! Você precisa praticar bastante pra entender a logica com o tempo e ir fixando as coisas. Da mesma forma quando vc quer aprender a jogar um jogo de computador, vc tem que praticar e praticar pra poder melhorar, nao adianta só ficar lendo oq os outros falam.

Te entendo perfeitamente. No começo também me perguntava “por que esse código está aqui e o que significa?”, mas depois as coisas vão clareando e você começa a entender a moral do negócio. Acredito que a grande gama de frameworks que alguns cursos online utilizam esteja te confundindo. Aconselho que comece no bruto, linguagem de programação pura, sem nenhuma parafernália de frameworks (foque numa linguagem de programação específica). Depois que entender realmente como a linguagem funciona e sua sintaxe, parta para tópicos mais avançados (Orientação a Objetos, comunicação com banco de dados, utilização de frameworks, etc).

E quando surgir alguma dúvida do tipo “o que diabos esse trecho de código significa?”, não hesite em perguntar aqui no GUJ ou algum outro fórum. Ter dúvidas e fazer questionamentos faz parte do aprendizado.

2 curtidas

sim, preciso praticar muito mais, parece que sei POO por exemplo, mas a lógica eu não entendo, principalmete em exercícios que preciso saber o resultado dos códigos

sim eu vou focar, to aprendendo java, e quero ficar bom nele, eu ja cheguei a fazer até por exemplo um sisteminha de conta bancária, com classes e tudo. Mas ainda tenho muita dificuldade em ler um código por exemplo e saber o que será o resultado, nessas provas que pedem isso, me confundo muito com símbolos etc

Primeiro gostaria de dizer pra você não desistir, a área de T.I tem muitas oportunidades.

Mas gostaria de deixar minha impressão, duas coisas que você falou que me chamou atenção:

Imagino que sua faculdade deve ser de 3 ou 4 anos, você falou que vem estudando depois de concluir a faculdade você não informa o tempo, mas acho que mais 6 meses ou mais. Então com esse tempo todo de estudo chegou a falar que “fazer até por exemplo um sisteminha”, olha desculpa a franqueza, mas sistema de exemplo que você falou era pra você ter construído no primeiro ano de faculdade, e nos demais anos você construiu o que?

Penso que você tem todo o potencial pra fazer sucesso na área, apenas precisa reavaliar seu comportamento, não desista e siga em frente.

Pare e medite nesses dois videos:


1 curtida

Sim eu vou sim, na verdade meu curso de Análise é de 2 anos e meio. E sim infelizmente pelo meno em algumas materias, era o maximo que faziamos, criar sisteminhas, eu refiz a materia de java, e terminei e tudo que vimos foi conceitos de POO (herança, sobrecarga, polimorfismo etc) e criando alguns sistemas como conta bancária, locadora, e agora no final começamos a ver BD, mas nao deu tempo pois as aulas acabaram. Não colocando a culpa nas aulas, acho mesmo é que encontro muita dificuldade em estudar e principalmente o que estudar, pois a área tem muitas coisas. Vou ver os vídeos, muito obrigado pelas dicas

1 curtida