GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Passos para executar rotina de extorno


#1

Pessoal estou desenvolvendo um sistema e gostaria de saber quais são os passos para fazer um extorno de uma venda...
Tipo....
Tenho vendas feitas... algumas parceladas...
Como fazer a rotina de extorno..onde ele deve operar?
Ou melhor... qual é a "idéia" lógica de um extorno ou estorno...?


#2

A "idéia lógica" é simples, o estorno é o CTRL-Z de algum lançamento financeiro indevido. :smiley:
Mas veja bem, não basta apagar este lançamento, precisa: (1) corrigir qualquer situação que tenha sido afetada por este lançamento. (2) manter tudo isso em algum histórico.

Por exemplo: se o banco te cobra uma taxa a mais ela aparece no extrato e sua conta é debitada. Na hora que você reclamar, esse valor não vai simplesmente sumir do extrato mas vai aparecer um outro lançamento "ESTORNO DA TAXA XXXX" e o saldo é creditado de novo.

No seu caso, não sei do que se trata um estorno de venda (talvez seja estorno de alguma parcela paga a mais, ou um cancelamento de pedido que está sendo chamado de estorno... etc....) a melhor pessoa para responder isso é o especialista no negócio, ou seja, seu cliente! Não tenha receio de pedir que ele explique detalhadamente como deve funcionar essa operação do ponto de vista do negócio, a partir daí terá uma idéia mais clara de como implementar.


#3

Mas também não tem as regras para serem aplicadas ao ECF?
E se o extorno for de um pagamento feito por TEF?


#4

Oi,

Se o cancelamento for feito por pagamento TEF, deverá ser solicitado para a empresa que fornece o TEF uma API de comunicação entre a automação x tef.

Tchauzin!


#5

Então isso vai depender ser a empresa fornece ou não uma API de comunicação e então consultar a sua documentação, correto?
Geralmente esses equipamentos de TEF PIN/PAD são "emprestados" das operadoras de cartão, então seria para as operadoras ou fabricantes dos equipamentos que deveriamos pedir a API?

Obrigado!


#6

Oi,

Errado.
As operadoras de cartão apenas fazem a certificação do sistema desenvolvido pela empresa de TEF.

Para sua frente de caixa ou automação comercial comunicar com o sistema TEF é necessário um padrão de comunicação (Socket, Arquivo etc..) e quem deverá fornecer essa documentação é a empresa de TEF.

Ficando: Operadora de cartão fornece uma API para a empresa de TEF desenvolver seu aplicativo e a empresa de TEF fornece para a automação uma API para comunicação entre eles.

Tchauzin!


#7

Certo, então cabe ao fabricante, que tenha o equipamento homologado pela operadora, fornecer a API de comunicação com o TEF.

Foi bastante esclarecedor, muito obrigado!


#8

Oi,

Exatamente isso. Se você entrar em contato direto com a operador, o máximo que ela irá fazer é indicar uma empresa de TEF. Provavelmente a que se deu melhor na certificação.

Alguém está procurando uma empresa de TEF?

Tchauzin!


#9

Perfeito!
Muito obrigado pelo esclarecimento Lina, por enquanto não necessito de indicações.

Obrigado de novo ^^


#10

Ou para diminuir um pouco a complexidade, a rotina de estorno pode emitir uma ordem para que alguém faça a devolução dos valores manualmente.
Acho essa saída perfeitamente válida...


#11

Mas considerando que a pessoa fez a compra no cartão de débito, ou pior, de crédito o extorno pela operadora seriaa única opção, creio.
Eu como cliente não aceitaria receber em dinheiro.


#12

Então...se digamos .....eu fizer um estorno de uma venda a vista....... eu nao apagaria ela...deixaria como está e adicionaria mais uma venda no sistema, mas como um extorno, ou seja...retornaria os produtos para o estoque . Quanto aos relatórios, apareceria a venda feita e o estorno da mesma. e nos totais de vendas, em vez de somar, diminuiria o valor do estorno....
Seria isso, a idéia?


#13

Está correto, mas veja bem: essa é UMA maneira de fazer... discutindo com as pessoas que conhecem o negócio é que você vai descobrir se é a melhor para eles ou não.

É, eu tinha esquecido o cartão de crédito... realmente vai dar confusão se for devolvido em dinheiro.
Mas se for pagamento com débito um depósito na conta do cliente já resolve (na minha opinião)


#14

Quem lê toda essa conversa de API até pensa que essas comunicaçãoes com instituições financeiras são super modernas e práticas :twisted:


#15

Mas é possível que existam taxas tanto pro cliente quanto para o vendedor.
Então creio que Debito + deposito !+ extorno. Deve existir uma operação específica chamada extorno, talvez identificada pelo NSU¹, algo do tipo.

¹NSU é um código gerado a cada compra pelo cartão de crédito.


#16

Oi,

Para fazer um estorno de cartão venda com cartão (via TEF) é necessário a Data da transação original, Número do documento (DOC ou NSU) e o valor da compra (Parcial ou Completo). No caso da Cielo (Vulgo Visanet) é necessário a coleta do cartão..

Tchauzin!


#17

Oi,

Escovando Bits com as API's rsrs..

Em relação a documentação Automação x TEF, geralmente é por troca de arquivos (Horrível) e via socket mesmo...

Tchauzin!


#18

Ouch... agora entendo porque toda aquela chatice do "servidor não responde", TEF que não funciona... já fiquei num posto as 2 da madrugada por que meu master card não funcionava de jeito nenhum (servidor não respondia)... fui pra casa buscar um visa.


#19

Oi,

Isso vai do TEF e de qual modulo foi utilizado. Se for esse Discado, é um lixo.. rs

Tchauzin!


#20

bom...quanto ao estorno de uma venda a vista está ok...obrigado pelas respostas....
Mas.....como sempre ............há um porém... se for uma venda a prazo....
como ficaria um estorno? no caso se já foi paga alguma parcela...seguindo a situação

...Um cliente vai na loja e compra um lápis, uma borracha e uma caneta...(A caneta revestida de ouro pra poder parcelar kkkk) ...
Então o vendedor registra como uma venda a prazo..de digamos...R$ 1500,00 e deu uma entrada de 500,00 + 2 vezes 500...
sabendo que a entrada já foi paga...e sabendo também que restam duas parcelas de 500,00....
Então daqui uns dois dias aparece o cliente querendo devolver o lápis...(Que custa 500,00...também revestido de ouro)...
Como eu faria para fazer um estorno com uma entrada(parcela) já paga? Qual seria a idéia?